sábado, julho 28, 2012

Lençóis Maranhenses

O encanto das dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses (junho de 2011).

Os passeios às lagoas são feitos de 4x4 ou buggy e são meio período. Faça o possível para ir na parte da tarde, por ser mais bonito, melhor para fotografar e menos desgastante. Nesses passeios você anda muito na areia, por vezes, fofa. Tudo bem que caminhar após o almoço é difícil, mas considere que apesar de você começar já com o sol a pino, à medida que você for se cansando, o sol vai baixando e o calor vai ficando mais e mais suportável. Pela manhã, acontece justamente o contrário. Você se cansa na mesma medida em que o sol e o calor aumentam. Além do mais, à tarde você pode pegar o por do sol que, se São Pedro colaborar, será inesquecível.
Não dá para fazer as duas lagoas no mesmo passeio, pelo fato de que cada uma fica em um lado do parque. Para fazer isso você teria que visitar uma delas pela manhã e volto a dizer, não vale a pena.
Faça o possível para ir para Barreirinhas (seja de avião, carro, van ou ônibus) pela manhã. Quanto mais cedo melhor. Aí, você chega a tempo de almoçar e visitar uma das lagoas.
Não preciso dizer que protetor solar, água e boné são essenciais. Não há lugares para se comprar comidinhas ou bebidas. Evite tênis, use as velhas havianas para as partes mais quentes das dunas, mas o bom mesmo é sentir aquela areia gostosa. Cuidado com sua câmera, pois a areia é tão destrutiva quanto a água.

Vida desgraçada na Lagoa da Esmeralda (junho de 2011).

Visitando a Lagoa Bonita, você deve conhecer outras lagoas pelo meio do Caminho, como a da Preguiça e a do Clone, onde foi gravada a novela.
Visitando a Lagoa Azul, você deve conhecer a Lagoa Esmeralda, a Lagoa da Paz e a Lagoa do Peixe (onde há mesmo peixes, que morrem quando a lagoa seca, mas eles deixam ovos para que outros nasçam quando elas voltarem a encher).
A Nanci fez este passeio pela manhã e não gostou tanto quanto a Lagoa Bonita. Eu já achei esse o melhor. 
Se você for na época certa - entre junho a agosto, o visual que estará diante dos seus olhos vai, por vezes deixar você sem respiração.
No final de agosto, normalmente, as lagoas começam lentamente a secar. Em dezembro já estarão praticamente sem água. A partir de fevereiro, em um ano normal, as chuvas voltam e elas começam a encher. O processo é lento. O período de chuvas vai de fevereiro até o final de maio ou iníco de junho. Em junho de 2011, eu as peguei no auge da beleza, após um período de chuvas mais intenso do que de costume. E os dias estavam...bem, as fotos dizem tudo.
Não me lembro com qual receptivo fiz o passeio das lagoas, mas eles foram bem legais. Não foi muito corrido, todas as lagoas foram mostradas e o guia fez algo essencial: foi por um caminho e voltou por outro. Às vezes, pode ser mais cansativo, mas você conhece a região de outro ângulo e visita mais lagoas. Exija isso.
É muito arriscado visitar as lagoas, a partir de Barreirinhas, sem guia. É fácílimo se perder por lá.
As águas das lagoas geralmente são quentes e é difícil conseguir deixá-las.
Na alta temporada (julho), pode haver muvuca. Volto a lembrar que junho costuma ser o mês ideal para você visitar os Lençóis. A temporada das chuvas já passou e as lagoas devem estar cheias, enquanto o tempo estará firme.
Seja como for, não deixe de fazer duas coisas: primeiro pisar na areia úmida nos arredores das lagoas. É bem diferente do que fazer isso na praia.
Não deixe também de se isolar um pouco do grupo, até mesmo da(s) pessoa(s) com quem você esteja. Fique um tempo sozinho(a) e faça algo que talvez você nunca tenha feito: ouvir o silêncio. Os Lençóis Maranhenses são ótimos para isso. Faça isso o tempo que for necessário e sua alma irá agradecer.

Mergulhe aqui para voltar para São Luis.
Mergulhe aqui para ir para Atins.
Ou aqui para voltar para o início.



1 Comments:

Blogger Klimiuc said...

Tentando contato com as empresas do voo entre são luis e barreirinhas: ou a empresa nao faz mais o voo (em manutenção, como disseram) ou o telefone nao atende ou nao existe mais o telefone. Será que a crise pegou os caras e não há mais voos desses pequenos monomotores?

quinta-feira, março 31, 2016 7:24:00 PM  

Postar um comentário

<< Home