sábado, abril 21, 2012

Para Onde Está Indo Esta Moto, Meu Deus?!!!!!!


Em 1975, minha irmã - dez anos mais velha que eu - apareceu lá em casa com uma foto em que ela estava na garupa da moto daquele que seria seu futuro marido. Os dois se preparavam para "mergulhar" na descida para a Prainha, vindos de Grumari. Como nas fotos acima. E o título deste post retrata o meu pensamento ao ver aquela foto.

Muita coisa mudou na minha vida e na da minha irmã de 1975 para cá. Mas a Prainha não mudou absolutamente nada.
Parece incrível, mas a Prainha está situada na zona oeste da segunda maior cidade do país e uma das maiores da América Latina.Vou repetir: a Prainha está dentro do perímetro urbano do Rio de Janeiro.
No inicio dos anos 70, havia uma lenda de que no local havia existido um leprosário, por isso, a praia devia ser evitada, por estar contaminada. Quase ninguém ia mesmo pra aquelas bandas devido ao acesso muito difícil. Então, Prainha e Grumari eram praia praticamente dominadas pelos surfistas. Aliás, a praia é considerada uma das melhores para a prática do esporte no país.
Ainda nos anos 70, estrelas da musica, artistas globais e celebridades começaram a frequentar as areias da praia, pequena em extensão, mas enorme em termos de beleza. Conta-se que muitas desses famosos chegaram a fazer nudismo. Caetano Veloso era um dos mais assíduos e há uma lenda de que ele compôs Menino do Rio ali.

O acesso complicado, a distância e a pouca oferta de estacionamento, não encouraja muitos cariocas a irem até lá. Além do mais, os ônibus são proibidos e nos dias de calor, o número de carros é controlado. Por outro lado, a região e preservada pelo governo federal, o que a torna uma mistura de mata, areia e mar.

O Parque Natural da Prainha, criado anos atrás, tem ajudado a preservar esse recanto belíssimo. As construtoras sempre estiveram de olho no local, houve até a ameaça de se construir um resort. Mas felizmente foi apenas ameaça e hoje ninguem mora na Prainha. A não ser...

...quem sempre morou e já adquiriu o direito de morar em suas matas.

Paraíso dos naturebas e ecologistas, o local é tão politicamente correto, que o traçado da única rua da área foi modificado para se proteger uma pedra no caminho. Drumond deve ter se banhado por ali.

Logo depois da Prainha, na direção ao Centro, o quadro muda completamente. E o bairro do Recreio dos Bandeirantes nos lembra a necessidade de se preservar a Prainha.
O Recreio tem o privilégio de ter três praias: Macumba, Pontal e Recreio. Ali, a expansão imobiliária esta sempre a espreita. Mas ainda há muita beleza para ser vista.

O Morro do Pontal e ligado ao continente apenas por uma fina faixa de areia que desaparece nas grandes marés.

Mas quando a maré está baixa, o povo faz UNI DUNI TÊ para escolher em qual lado do mar irá cair.

As três praias do Recreio também são preferidas pelos surfistas e nos finais de semana, as águas ficam coalhadas deles.
Assim como os surfistas, a especulação imobiliária também se faz cada vez mais presente. Infelizmente. O resultado disso são trânsito difícil, sujeira, barulho, multidões e desordem.
Por isso, muitos preferem ir mais um pouco além e "mergulhar" na Prainha.
E lá vão eles...


Marcadores:

2 Comments:

Blogger Ana Coeli Ribeiro said...

Nossa! Que fotos lindas, deu até vontade de pegar carona nessa moto e mergulhar no imenso azul.Você tem o mérito de nos levar a conhecer e ver o "Belo" onde normalmente passam despercebidos, isto é uma coisa muito bonita.Bem, jamais iria saber dessa praia tao linda no Rio.
Amigo Julio, Quero te falar que fico imensamente agradecida pelos sus comentários tão especiais e inteligentes no meu blog,me isentiva sempre!
Muita luz nesta semana!
Ah, também sinto tua "sinceridade " no que escreves, então somos os dois a chocar, não é?
bjs

domingo, abril 22, 2012 4:13:00 PM  
Blogger Ana Coeli Ribeiro said...

Ola amigo, passei para saber das novidades e ficar um tempo contemplando belas fotos.
Uma semana cheia de luz
Beijo!
Ana

segunda-feira, abril 30, 2012 5:35:00 PM  

Postar um comentário

<< Home