terça-feira, maio 01, 2012

Quantos kilos pesa o seu sonho?



Quem assistiu a minha peça Esta Noite É Verão no Inferno, se lembra de um trecho em que a personagem principal diz:

ODETE: Todo mundo precisa de um sonho. Mas a vida é a predadora dos sonhos.
(...)
ODETE: O sonho da gente está lá, na relva, se alimentando. (Como alguém  à espreita) E a vida está à espreita, por trás dos arbustos.
(...)
ODETE: Aí, quando o nosso sonho já se alimentou bastante e está bem gordo, (De pé, mas como se rastejasse) a vida vai rastejando em direção ao nosso sonho. E rastejando, e rastejando e rastejando, vai rastejando cada vez mais rápido...
(...)

ODETE: O nosso sonho ainda tenta fugir. Mas a vida sempre alcança o nosso sonho. Ela o pega pelo pescoço e, depois, leva o coitado pra um lugar afastado e, então, (Histérica) começa a devorá-lo, arrancando cabeça, pernas, e reduzindo o nosso sonho a um monte de ossos e restos de carne ensangüentada.
(...)
ODETE: Acho que a vida prefere os sonhos gordos e fortes. O Waldir sempre dizia: ‘Não alimente muito os seus sonhos.’ A vida sempre fica esperando os sonhos ficarem gordos. (Triste) Mas, às vezes, a desilusão é tão apressada!

Eu acredito plenamente nas palavras da Odete. Aliás, fui eu que coloquei isso na boca daquela personagem fantástica! Eu realmente acredito que devemos limitar nossos sonhos para que eles não virem utopia.
Aí vc me pergunta: o que diabos esta foto tem a ver com isso?
Uma vez, o jornalista Sérgio Cabral, ex-integrante do saudoso Pasquim e pai do atual governador do Rio de Janeiro, tentou explicar o jeito relaxado do carioca, dizendo que a sequência de montanhas que existe na cidade, faz com que nossa imaginação queira sempre ir além, esteja sempre imaginando como estará do outro lado. Nossa mente está sempre tentando ultrapassar os limites impostos pela natureza.
Acho que todo carioca é mesmo um transgressor e um sonhador.
Esta foto foi tirada, outro dia, da Vista Chinesa e mostra a sequência de montanhas da Urca até a região oceânica de Niterói.
Como limitar sua imaginação diante das nuances destas montanhas que se projetam ao infinito? Como limitar o seu sonho diante disto? Há alguma dieta para os sonhos diante de tal beleza?
Nesta manhã de feriado, chove muito no Rio e parece que o frio finalmente chegou. Dia propício para esquecer o regime e sonhar gordo.
Como a maioria dos cariocas, estou entocado dentro de casa, ouvindo uma boa música, relaxando e sonhando com dias ensolarados e alegres. Principalmente para todos os trabalhadores deste país.
Escolhi esta foto porque ela tem a ver com o meu estado de espírito hoje.
Feliz Dia do Trabalho!

2 Comments:

Anonymous Neuton Pires said...

Julio meu brother..., quando for ao Rio novamente..., com certeza vou querer conhecer a prainha... belas fotos,

Um abraço

Neuton Pires
www.bacucucomfarinha.blogspot.com

quarta-feira, maio 16, 2012 12:16:00 PM  
Blogger Ana Coeli Ribeiro said...

Meu Deus que foto e lugar é esse? Parece irreal!Como não sonhar em um lugar assim? Além do que possamos sonhar. Um sonho azul...!
Lindo texto, bem sabes viver!!É sempre um prazer e um "sonho" vir aqui.
Muita Luz e bjs
Ana

quarta-feira, maio 16, 2012 10:06:00 PM  

Postar um comentário

<< Home