sábado, julho 28, 2012

Santo Amaro - Lençóis de seda

Lagoa entre Santo Amaro e a Queimada dos Britos. Cuidado para não ficar com caimbra no maxilar.
Agora, sim, eu posso revelar o segundo motivo pelo qual você deve deixar Santo Amaro para o fim da sua aventura nos Lençóis. Porque conhecendo esse lugar primeiro, as lagoas que você conhece a partir de Barreirinhas ou Atins, irão parecer medíocres.
É bom deixar o melhor para o final.
A região de Santo Amaro é feita de superlativos. As maiores Lagoas e as maiores dunas estão por ali. É tudo de uma beleza extraordinária.
Primeiramente, como chegar lá. Vindo de São Luis ou de Barreirinhas, você terá que pegar um ônibus ou uma van até o município de Sangue e de lá pegar uma toyota para Santo Amaro. A travessia dura duas horas, dependendo das condições da estrada de terra.
Esses contatos que vou passar podem ajudá-lo não só a levá-lo a Santo Amaro, quanto resgatá-lo de lá também: Denilson, 8808-9091 / 9148-8904 / 3271-6426 / 3369-1080, denilson_viagens@hotmail.com
- Joaninha, 3246-9112 / 8853-7094 / 8832-7108 / 3238-4256
- Tatá, 3253-3335
Estes contatos também podem ajudá-lo, caso você queira fazer Santo Amaro primeiro.
Mas o ideal mesmo é quando você reservar a pousada em Santo Amaro, já pedir para que eles agitem tudo.
O acesso é muito difícil para este município de 13.821 habitantes (dados IBGE 2010). É uma aventura bem off road.
Dicas de pousadas? Bem, essa é uma das mais conhecidas:
Pousada Água Doce, R. Osvaldo Cruz, 14, 3369-1105 http://www.pousadaaguadoce.com.br
Mais também tem a:
Pousada Bellas Águas, R. Osvaldo Cruz, 35, 3369-1176 / 8145-7512 / 8873-1022, http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/maranhao/santo-amaro/pousada/pousada-bellas-aguas/ reservabellasaguas@gmail.com
Não espere luxo. Santo Amaro é um lugarejo bem humilde e em questão de hospedagem o máximo que você irá encontrar é o básico mesmo.
Opções para comer são poucas e rudes, escolha uma pousada que ofereça refeição.
Lagoa da Betânia e suas águas muito azuis, cercada por batalhões de dunas.

O primeiro passeio a ser feito é para a Lagoa da Betânia. Aliás, os passeios podem ser contratados pela pousada mesmo.
Depois de mais de uma hora sacolejante, numa estrada de terra, passando por outras lagoas e rios, chega-se a esta lagoa que ótima para se tomar um banho. Águas quentes e não muito profundas.
Se você quiser, o passeio segue até o Espigão, uma outra lagoa escondida entre outro exército de dunas, atrás de Betânia. A Lagoa do Espigão é maior e muito mais profunda - chega a medir 35 metros. Suas águas são escuras, mas mornas. O banho ali não é tão gostoso, mas merece pelo menos um mergulho.
Dá para ir e voltar da Betânia a pé, passando por pequenas lagoas.
Mas a estrela maior de Santo Amaro é a Lagoa da Gaivota. Dizem que é a maior de todos os Lençóis.
Realmente é enorme e serpenteia, com suas águas esverdeadas, as dunas até perder de vista. Geralmente é ali que os turistas se reúnem para assistir o por do sol.
Para ir a Gaivota, não é preciso guia. Dá para ir a pé. Mas, dependendo de onde for sua pousada, pode ser um tanto cansativo.

Queimada dos Britos. Perdido nos meio dos Lençóis.
Se você achar que Santo Amaro é o fim do Maranhão, fique sabendo que existem lugares com acesso ainda mais difícil. São lugarejos perdidos no meio dos Lençóis, onde seu povo, não fosse pelo telefone celular, sempre a postos, daria a impressão de que vivem no século XIX.
Um desses lugares é a Queimada dos Britos. Um conjunto de casinhas de madeira, muito humildes, passagem obrigatória dos aventureiros que costumam cruzar o parque a pé. Sim, acompanhado de um guia você pode atravessar os Lençóis. Os trajetos mais conhecidos são Barreirinhas-Santo Amaro, que me parece que dura uns dois dias, e também Santo Amaro-Atins (3 dias de caminhada). Vai encarar? A pousada onde você ficar hospedado pode lhe indicar guias especializados nesses passeios.
Seja qual for o roteiro que você fizer, será obrigado a dar uma parada na Queimada. Muitos até pernoitam em redes (não há camas. Nem luz, nem internet e o fogão é de lenha). O povo dali vive primordialmente da pesca e, mais recentemente, explorando o ecoturismo. Dá para almoçar ali. Os pratos não são baratinhos, mas dão para umas três pessoas. Não espere nada sofisticado. Eles servem o que tem, geralmente, galinha caipira ou carne de sol ou peixe.
Mas a Queimada tem um trunfo: ali perto ficam as Lagoas Emendadas, uma sequência incrível de lagoas de vários tamanhos, cores e formatos, que se emendam umas nas outras até perder de vista.
Sem dúvidas o lugar mais bonito de todo os Lençóis.
Não foi à toa que o diretor Andrucha Waddington e sua equipe, escolheram filmar Casas de Areia (2005) ali. E eles iam comer aonde? Na Queimada dos Britos, é claro! Até hoje está lá o livro com o nome do diretor e das atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, além de fotos do elenco no local.
Não muito longe dali, mais junto ao mar, está outra lagoa belíssima, Cambuci. Enorme e rodeada por dunas gigantescas. Aliás, esse é uma vantagem e uma vantagem dessa parte do parque, em relação a parte nos arredores a Barreirinhas. As Lagoas visitadas a partir de Barreirinhas são mais acessíveis. Como as dunas não são tão altas, o banho fica mais fácil. Praticamente é só mergulhar e não precisa fazer escalada depois.
Chega-se à Queimada de buggy (embora seja proibido pelo IBAMA, passível de multa)  ou a pé. Sempre com um guia para não se perder por entre os lençóis com uma meia velha que você usa para dormir e que se solta do pé no meio da madrugada.

Bodes descansam no alto de uma duna, próximo às Lagoas Emendadas, no meio dos Lençóis.
América e a lagoa do Reflexo também é outra opção de passeio de meio període, que pode ser feito na manhã em que você tiver que deixar Santo Amaro e os Lençóis Maranhenses, para mim, o destino turístico mais bonito do Brasil.
Mais dicas e informaçoes sobre Santo Amaro, você já sabe, Nanci (2011), da Patrícia (2009) ou do mestre Ricardo Freire (2005).

Mergulhe aqui para voltar para São Luis.
Ou aqui para voltar para o início.