sábado, julho 28, 2012

Atins - Lençóis encontram o Mar

A imensidão da Lagoa Verde e suas águas deliciosas (junho de 2011).

Atins foi, para mim, uma agradável surpresa. Esta vila de pescadores, dentro do Parque dos Lençós Maranhenses, guarda em seus arredores lugares belíssimos.
Atins não conta com o turismo de massa, como Caburé, há poucos quilômetros, onde o Rio Preguiças deságua no mar. É um povoado ainda mais pobre, cheia de casebres bem rústicos. Isso só aumenta o seu charme. Atins é tão rústico quanto Caburé, mas é muito mais interessante.
A Lagoa Verde é a sua principal atração. É enorme e, não sei por que, suas águas verdes-musgo são mais quentes do que as demais. Em sua cabeceira há uma enorme duna, da qual se avista a imensidão do parque até o mar.
A grande maioria dos turistas que visitam os Lençóis ignoram Atins, então o lugar permanece ainda com um muito bucólico. Também quase não há estrutura. A pousada mais conhecida é o Rancho do Buna. A Patrícia ficou lá em 2009 e aprovou.
Outras opções:


  • Pousada Filhos do Vento, R. da Praia, s/n, Centro, 3349-5007 / 9966-7100 http://www.filhosdovento.com.br
  • Pousada do Irmão. Bastante recomendada pelos mochileiros
  • Pousada da Tia Rita 9968-6094 / 9993-7537 / 8837-6919, pousadatiarita@hotmail.com
  • Pousada do Seu Pedro Bruno
  • Pousada do Antônio, em Canto de Atins

  • Luiza, a cabocla que ficou internacionalmente conhecida pelos seus enormes camarões. Receita guardada a sete chaves (2011).

    Infelizmente, em 2011 quando estive em Atins, eu ainda tinha que cruzar o Delta do Parnaíba até Fortaleza e, como o tempo era escasso, apenas fiz um passeio bate-e-volta. Com isso, só deu para curtir a Lagoa Verde e...os camarões da Luiza, é claro.
    A Luíza, na verdade, já é uma instituição no local. Seus enormes camarões que derretem na boca já ganharam fama até na europa. Muitos gringos vão a Atins para conhecê-la. E não perdem a viagem, pois os danados dos camarões - cuja receita ela não revela nem à porrada -, sao mesmo uma delícia.
    O engraçado é que o irmão da Luíza tem um restaurante em frente e os dois são concorrentes.
    Não deixe provar.
    Outros passeios que se pode fazer em Atins (e eu não fiz):
    • Igarapé para banho e passeio
    • Praia. Quando a maré está baixa, visual legal no pôr do sol, com as croas a mostra e o céu avermelhado
    • Passeio de barco para ver a Revoada dos Guarás;
    • Cachoeira do Bonzinho.
    Mais dicas, impressões e informações úteis no site da Nanci (2011), da Patrícia (2009) ou do mestre Ricardo Freire (2005).

    Há quatro maneiras para você conhecer Atins:
    + A primeira é contratar o passeio a Caburé. Combine antes com o guia para que um barqueiro deixe você na praia. As pousadas normalmente vão lhe pegar lá, combinando antes, é claro.
    + A segunda é indo de transporte de linha. A Nanci ensina como é:
    Barco funciona como um ônibus fluvial. São 5h de viagem. Saída da orla, no centro de Barreirinhas, por volta das 9h. Parece que não sai aos domingos.
    + A terceira é de toyota. São 2h de viagem. Saída da praça na Av. Joaquim Soeiro de Carvalho. Normalmente sai uma vez por dia, mas parece que dependendo da época tem dois horários por dia. Na época das chuvas, se a estrada de terra estiver muito ruim, talvez não haja este tipo de transporte.
    + A quarta é fretando um barco: Pode-se fretar um barco com agências de Barreirinhas ou com o Chico da Fia, 3349-9015 / 8121-7141.
    Tudo bem, você não quer ou não pode ficar em Atins. Faça um bate-e-volta.
    A São Paulo Turismo costuma fazer esse passeio, mas me parece que só na alta temporada e, assim mesmo, se a estrada estiver em boas condições. Fiz com eles e gostei. Atolamos no caminho, mas isso faz parte.
    Seja como for, NÃO DEIXE DE CONHECER ATINS.
    Mergulhe aqui para voltar para São Luis.
    Mergulhe aqui para ir para Santo Amaro.
    Ou aqui para voltar para o início.

    2 Comments:

    Blogger Léo said...

    Caro Julio, sou um fã incondicional de Atins. Conheci-a em 2006 e me estabeleci na pousada de seu Pedro Bruno. Posso garantir que esta é uma das pousadas mais interessantes da região devido o tratamento pai e filho que logo se estabelece entre seu Pedro e D. Maria e os hóspedes. Claro que todas pousadas possuem um cherme que tb as crdenciam a uma excelente estadia. Então, se vc quer algo mais caseiro tem seu Pedro ou se vc quer algo mais "chic" pode ir ao Buna. As terras de lá estão sendo compradas pelos "gringos" e temo que logo os nativos serão jogados em algum lugar de pouco valor imobiliário. Em 2013 estarei levando minha namorada pra conhecer este paraíso durante o carnaval. Só rezo para que caia bastante chuva para encherem as lagoas. Grd abraço.

    segunda-feira, setembro 17, 2012 6:28:00 AM  
    Anonymous Leopoldo Kaswiner said...

    Meu nome é Leopoldo Kaswiner, moro em Fortaleza, Ceará, e escrevi o comentário acima.

    segunda-feira, setembro 17, 2012 6:31:00 AM  

    Postar um comentário

    << Home