domingo, julho 08, 2012

Sitges, a cidade boa-praça

Situada a quarenta minutos de trem de Barcelona, Sitges tem se firmado como um dos principais balneários da Catalunha e já considerada a nova Ibiza.
Foi este título que me fez querer conhecer essa cidadezinha espremida entre o mar e a montanha.
E o que encontrei foi um lugar bacaninha, cheio de astral positivo. As pessoas são gentis, sorriem para você e dá para sentir o afeto no ar.
Tá certo que deve haver problemas (não descobri nenhum). Principalmente na alta temporada, quando a cidade é invadida.
Mas Sitges parece encontrar forças para superar seus problemas muito bem e nos faz querer ser amigo desse pequeno povoado, como se ele fosse mesmo possível abraçá-lo.

O que dizer de um lugar muito limpo, tranquilo, conservado e cheio de ruazinhas estreitas, repletas de casinhas simpáticas, muito brancas, em estilo mediterrâneo e com vasos de flores coloridas em suas janelas?
Além do mais, tem uma igreja belíssima no alto de uma colina à beira-mar. Aliás, o mar de Sitges é claro e calmo. Há muito tempo não vejo uma praia tão limpa e ordeira, onde as pessoas parecem querer ficar ali para sempre.

A cidade é repleta de antiquarios, lojinhas pequenas e restaurantes acolhedores. Como muis artistas vivem por ali, a cidade parece ter um compromisso como o bom gosto, com o autêntico, com o original e o belo.

À princípio, Sitges me pareceu ser uma cidade para velhos. Mas uma hora depois de ter chegado, percebi que estava errado. Jovens descolados, ansiosos por uma vida alternativa e novos artistas, andam pelas suas ruelas. E muitos, muitos gays. Casais do mesmo sexo passeando de mãos dadas não são raros, dividindo o mesmo calçadão que famílias tradicionais, que parecem nem ligar.Sitges parece acolher qualquer um com o mesmo carinho.

Com a crise econômica mundial, os europeus tem preferido ficar mais no seu continente. Mas por que não ficar em Barcelona, logo ali e com muito mais para ver e fazer?
É que Sitges parece ter um jeito irresistível para nos convidar ao ócio, à contemplação, à pura diversão. Muitas cidades tentam, mas não criam uma atmosfera propícia para isso. Não como a que encontrei em Sitges, a coisa mais maravilhosa que encontrei nessa minha viagem à Espanha.

Não direi mais nada sobre Sitges. Acredito que a fotografia pode resumir o espírito de um lugar e a imagem abaixo consegue fechar o que tenho a dizer.


Para saber mais sobre Sitges, mergulhe aqui.

2 Comments:

Blogger Ana Coeli Ribeiro said...

Meu amigo, que delícia ler suas impressões sobre esta bela cidade,em suas palavras me vi nas ruazinhas estreitas e vi a igrejinha lá no alto, cheiro do mar azul em suas fotos. Adorei tudo, muito bom viajar assim com olhos de ver.
Beijo e uma semana de luz e céu azul..!
bjs Ana

segunda-feira, julho 23, 2012 5:32:00 PM  
Blogger Ana Coeli Ribeiro said...

Sempre bom voltar e rever tuas impressões e belas fotos, viajo contigo!Muita Luz!
Ana

quinta-feira, julho 26, 2012 11:43:00 AM  

Postar um comentário

<< Home