sábado, julho 28, 2012

Barreirinhas - Chegue com estilo

* Uma observação, este ano eu não fui aos Lençóis porque só tive tempo de ir a Chapada das Mesas. Então, todas as fotos que irei mostrar a partir de agora são de junho de 2011, quando cruzei o Delta do Parnaíba, com a exceção de Caburé, que foi tirada no meu debut nos Lençóis, em 2004.

A maioria dos que vão conhecer o Parque dos Lençóis Maranhenses, vão para Santo Amaro, primeiro. Isso até tem uma lógica, pois o acesso a Santo Amaro está em Sangue, que a uns cem quilômetros antes de Barreirinhas.
Mas, a não ser que você vá cruzar o Delta do Parnaíba, eu deixaria Santo Amaro para o final por dois motivos.

A infinita sequência de lagoas e dunas dos Lençóis visto de cima, com o mar ao longe. Uma imagem inesquecível.

O primeiro motivo é que, enquanto a maioria chega por terra, você deveria chegar em grande estilo. Chegue pelo ar. O voo dura menos que uma hora, contra as três de ônibus ou van. Logicamente sai mais caro, mas você acaba economizando o sobrevoo que, certamente, vão tentar lhe vender em Barreirinhas.
Você está prestes a conhecer o destino turístico mais bonito do Brasil, então, não poupe.
Caso esteja interessado, aí vai uma listinha  de empresas que fazem o voo São Luis a Barreirinhas:

Cururupu Táxi Aéreo
Telefones: (98) 3244-1511/ Celular (98) 81183280 – 8118-3321
E-mail: Cururupu@cururupu.tur.br
OPERATUR – Operações e Representações Aeronáuticas e Turismo
Endereço – Av Joaquim Soeiro de Carvalho Sn.
Telefones: (98) 3349-1422/ Celular: (98) 8135-8730/8121-2652
E-mail:operatur.ma@hotmail.com - operatur.lencois@terra.com.br/
Site: www.operatur.com.br
LITORANEA LINHAS AEREAS –
Telefone: (98) 3217-6161
E-mail: comercial@voelitoranea.com.br
Site – www.voelitoranea.com.br
Mas pesquise o preço antes e pergunte se é voo panorâmico. O hotel ou a pousada em que você se hospedar em São Luis, certamente conhece outras empresas.
O segundo motivo pelo qual você deve ir para Barreirinhas primeiro? Isso fica para o outro post.
Tudo bem. Não quer ir de avião para Barreirinhas? Aí vai uma lista de empresas que cuidam do traslado a partir de São Luis e também dicas de como chegar de carro:
  • BRTur, 3236-6056 / 3082-8825 / 3232-2834 / 9114-5813 / 8114-3649, brtur@terra.com.br, brturslz-ma@hotmail.com Translado de van/microônibus, São Luís/Barreirinhas às 4h30 e 7h, Barreirinhas/São Luís às 16h30. Pouco mais caro do que o ônibus, mas compensa por ter a vantagem de buscar no hotel ou aeroporto em São Luís e levar até o hotel em Barreirinhas
  • FANTUR, 3236-1608, fanttur.turismo@bol.com.br, fanttur.turismo@hotmail.com São Luís/Barreirinhas às 4h30 e 7h. Barreirinhas/São Luís às 16h30. Também faz o translado de van/microônibus, de hotel/aeroporto a hotel
  • Carro privativo: há algumas pessoas que organizam esse tipo de transporte, me passaram os seguintes contatos: Jorge Arruda ( 9969-4544) ou Jouberth (9992-8810 / 3349-0545) ou Chico da Fia (3349-9015 / 8121-7141)
  • Viação Cisne Branco, 3243-2847 / 3245-1233, http://www.cisnebrancoturismo.com.br São Luís/ Barreirinhas: ônibus às 6h, 8h45,14h e 19h. Barreirinhas/São Luís: ônibus às 6h, 9h, 14h e 18h30. Via Rosário ou Morros, a viagem leva de 4 a 5h
  • De carro, a partir de São Luís, pela BR 135 até Bacabeira, segue-se pela BR 402 (Translitorânea) até Sobradinho, onde acessa a MA 225, no total são 253 km e 3h de viagem, em estrada pavimentada .
Rio Preguiça e a praia de Barreirinhas.
Bem, Barreirinhas é a maior cidade na região dos Lençóis e, como sequência, tem mais infra-estrutura. Não chega a ser uma cidade de médio porte, mas tem o básico que o turista precisa.
As pousadas mais sofisticadas estão na borda da cidade. A mais badalada é o Porto Preguiças Resort.
A Pousada do Rio também é bastante conhecida.
Particularmente, eu preferi ficar bem na muvuca, bem no Centro, com tudo pertinho. A Patrícia havia ficado na Pousada Lins e decidi conferir. Resultado: tudo di bão. Quartos limpinhos, café da manhã e atendimento razoáveis, uma piscina que me quebrou o galho e localização excelente, a mais central que encontrei. Os preços eram bem camaradas.
Para comer, há vários restaurantes a quilo, no Centro. Mas provavelmente você só deve almoçar na cidade apenas no dia em que chegar.
Eu não costumo jantar e á noite uma pizza me cai muito bem. E aí vai a minha recomendação: a Barlavento, uma pizzaria bacaninha no calçadão que beira o Rio Preguiças. Eles tem outros tipos de comida para quem é de jantar. Os preços são bons, o atendimento é excelente. Eu ia todas as noites. A Patrícia e a Nanci também recomendaram. E além do mais...

...rola um forró arretado bem na porta. Tudo di bão.
A mulherada também pode se distrair na feira de artesanato que rola bem na praça principal, próximo à Pousada Lins e no caminho do calçadão do rio, onde os turistas desfilam à noite. A Patrícia testou e gostou.
Há uma praia artificial no Rio Preguiças e é comum você ver locais nadando ali. Mas o rio é poluído e não recomendo.
Não a muito o que ver ou fazer em Barreirinhas. A cidade não é muito bonita. Cresceu desordenadamente. As ruas são empoeiradas, nem todas tem calçamento e há vários trechos sem calçada. O trânsito, sobretudo na avenida principal é caótico. Carolina ainda tem algum charme porque teve um passado, teve tempo para crescer. Barreirinhas cresceu atabalhoadamente. Não é muito agradável se caminhar por ali. Portanto, quanto menos tempo você ficar, melhor.
Em todo caso, se você tiver tempo, conheça:




  • Igreja Matriz. Data do século XVIII é uma das mais antigas do estado
  • Praça da Matriz
  • Praça do Trabalhador. Nesta praça está localizada a Prefeitura e posto de táxi
  • Av. Beira Rio. Às margens do rio Preguiças, possui um porto para embarque e desembarque de carga e passageiros, quiosques de água de coco, sorveteria, lanchonetes, bares, restaurantes e bancos para sentar e apreciar a passagem do rio. À noite ocorrem, em alguns bares, apresentações de música popular.

  • Atenção: Na segunda quinzena de julho, há a festa da vaquejada e a cidade é invadida por milhares de turistas (a maioria vinda do próprio Maranhão) e é difícil se conseguir hospedagem. Pesquise antes quando será a festa, caso você pretenda ir nessa época.
    Caboclas on the road, esperando a balsa para fazer a travessia do rio, em Barreirinhas.
    Em Barreirinhas vão lhe oferecer três tipos de passeios básicos: Lagoa Azul, Lagoa Bonita e Caburé.
    Os passeios às lagoas seguem sempre o mesmo esquema: pegam você na pousada/hotel de 4x4 e deixam você na entrada do Parque. Depois disso, começa a caminhada pelas dunas. No meio do caminho, sempre é preciso atravessar um rio de balsa. Às vezes, rola uma fila desanimadora, principalmente na alta temporada.
    O passeio para Caburé, dura o dia inteiro. É feito de barco. Você desce o Rio Preguiças até o município de Caburé, uma extensa faixa de areia, entre o rio e o mar. Há uma parada em Mandacarú, onde se visita o farol,  com seus 178 degraus, do alto do qual você tem uma linda vista da região.
    Em Caburé, assim que chega, você faz sua reserva no restaurante e vai aproveitar a praia de águas quentes e rasas. Estive nesse município litorâneo em 2004 e nem tinha máquina digital. Acredito que a região não tenha mudado tanto.
    Simpáticas redinhas para uma soneca após o almoço em Caburé, em 2004.

    É um passeio bem turístico e sem grandes atrativos, se comparado com o Parque dos Lençóis Maranhenses. Isso, Caburé não fica dentro do Parque, assim como Barreirinhas.
    Muita gente pernoita em Caburé para depois seguir para o Delta. Não acho isso interessante. Não há muito o que se ver lá, a cidade não tem luz (é por gerador) e o sentimento de isolamento deve ser grande.
    O ideal é você ir até Caburé e não voltar para Barreirinhas. Combine previamente com o cara do barco para levar você para Atins, do outro lado, ainda no litoral. E fique por lá. Atins merece, pelo menos, um pernoite.

    Se você quiser fazer o sobrevoo a partir de Barreirinhas, lembre-se que só vale a pena quando as lagoas estão cheias. Antes de planejar sua viagem, ligue para os hoteis e pousadas para se certificar.

    Informações úteis sobre receptivos que fazem passeios a partir de Barreirinhas. Todas tiradas do excelente site da Nanci, que passou por lá em julho de 2011:





  • Alternativa Trip Turismo, Av. Beira Rio, s/n, Centro, Barreirinhas, 8865-0905 (Marcilio) / 3349-1407, madiniz_jr@hotmail.com 
    São Paulo Turismo, R. Antonio Dias, 3, Centro, Barreirinhas, 3349-0079 / 8852-8945 / 9149-4666 www.saopauloecoturismo.com atendimento@saopauloecoturismo.com, saopauloturismo@hotmail.com
  • Ecodunas Turismo de Aventura, R. Inácio Lins, 164, Centro, Barreirinhas, 3349-0545 / 9112-5224 / (11) 4654-1200 www.ecodunas.tur.br ecodunas@hotmail.com, ecodunas_turismo@hotmail.com
  • M Santos Transporte e Turismo (Carlos), R. Antônio Dias, 2, Centro, Barreirinhas, 3349-0463 / 9137-3770 / 9944-3241 www.santosturismo.com reservas@santosturismo.com


  • Mais informações de hospedagem, onde comer e relatos de viagem a Barreirinhas, Lençós, etc, você também pode pegar com a Nanci. Ou com a Patrícia, só que ela foi em 2009 e alguma coisa já deve estar desatualizada.

    Mergulhe aqui para voltar para São Luis.
    Mergulhe aqui para ir para os Lençóis Maranhenses.
    Ou aqui para voltar para o início.

    1 Comments:

    Blogger neiabd@gmail.com said...

    QUERIA AGRADECER AS DICAS ENTREI NA NANCI E ADOREI, FAZ MAIS DE UM MES QUE PESQUISO SOBRE A VIAGEM QUE VOU FAZER P SÃO LUIS E NÃO ACHO NADA DE BOM, MAS AS DICAS DELAS ESTÃO SIMPLESMENTE PERFEITA, TEM TUDO E UM POUCO MAIS .A DOREI OBRIGADA

    segunda-feira, agosto 12, 2013 10:46:00 PM  

    Postar um comentário

    << Home