Barreirinhas - Chegue com estilo
* Uma observação, este ano eu não fui aos Lençóis porque só tive tempo de ir a Chapada das Mesas. Então, todas as fotos que irei mostrar a partir de agora são de junho de 2011, quando cruzei o Delta do Parnaíba, com a exceção de Caburé, que foi tirada no meu debut nos Lençóis, em 2004.
A maioria dos que vão conhecer o Parque dos Lençóis Maranhenses, vão para Santo Amaro, primeiro. Isso até tem uma lógica, pois o acesso a Santo Amaro está em Sangue, que a uns cem quilômetros antes de Barreirinhas.
Mas, a não ser que você vá cruzar o Delta do Parnaíba, eu deixaria Santo Amaro para o final por dois motivos.
A infinita sequência de lagoas e dunas dos Lençóis visto de cima, com o mar ao longe. Uma imagem inesquecível.
O primeiro motivo é que, enquanto a maioria chega por terra, você deveria chegar em grande estilo. Chegue pelo ar. O voo dura menos que uma hora, contra as três de ônibus ou van. Logicamente sai mais caro, mas você acaba economizando o sobrevoo que, certamente, vão tentar lhe vender em Barreirinhas.
Você está prestes a conhecer o destino turístico mais bonito do Brasil, então, não poupe.
Caso esteja interessado, aí vai uma listinha de empresas que fazem o voo São Luis a Barreirinhas:Cururupu Táxi
Aéreo Telefones: (98) 3244-1511/ Celular (98) 81183280 – 8118-3321 E-mail: Cururupu@cururupu.tur.br OPERATUR – Operações e Representações Aeronáuticas e Turismo Endereço – Av Joaquim Soeiro de Carvalho Sn. Telefones: (98) 3349-1422/ Celular: (98) 8135-8730/8121-2652 E-mail:operatur.ma@hotmail.com - operatur.lencois@terra.com.br/ Site: www.operatur.com.br LITORANEA LINHAS AEREAS – Telefone: (98) 3217-6161 E-mail: comercial@voelitoranea.com.br Site – www.voelitoranea.com.br |
Mas pesquise o preço antes e pergunte se é voo panorâmico. O hotel ou a pousada em que você se hospedar em São Luis, certamente conhece outras empresas. O segundo motivo pelo qual você deve ir para Barreirinhas primeiro? Isso fica para o outro post. Tudo bem. Não quer ir de avião para Barreirinhas? Aí vai uma lista de empresas que cuidam do traslado a partir de São Luis e também dicas de como chegar de carro:
|
Rio Preguiça e a praia de Barreirinhas.
Bem, Barreirinhas é a maior cidade na região dos Lençóis e, como sequência, tem mais infra-estrutura. Não chega a ser uma cidade de médio porte, mas tem o básico que o turista precisa.
As pousadas mais sofisticadas estão na borda da cidade. A mais badalada é o Porto Preguiças Resort. A Pousada do Rio também é bastante conhecida.
Particularmente, eu preferi ficar bem na muvuca, bem no Centro, com tudo pertinho. A Patrícia havia ficado na Pousada Lins e decidi conferir. Resultado: tudo di bão. Quartos limpinhos, café da manhã e atendimento razoáveis, uma piscina que me quebrou o galho e localização excelente, a mais central que encontrei. Os preços eram bem camaradas.
Para comer, há vários restaurantes a quilo, no Centro. Mas provavelmente você só deve almoçar na cidade apenas no dia em que chegar.
Eu não costumo jantar e á noite uma pizza me cai muito bem. E aí vai a minha recomendação: a Barlavento, uma pizzaria bacaninha no calçadão que beira o Rio Preguiças. Eles tem outros tipos de comida para quem é de jantar. Os preços são bons, o atendimento é excelente. Eu ia todas as noites. A Patrícia e a Nanci também recomendaram. E além do mais...
...rola um forró arretado bem na porta. Tudo di bão.
A mulherada também pode se distrair na feira de artesanato que rola bem na praça principal, próximo à Pousada Lins e no caminho do calçadão do rio, onde os turistas desfilam à noite. A Patrícia testou e gostou.
Há uma praia artificial no Rio Preguiças e é comum você ver locais nadando ali. Mas o rio é poluído e não recomendo.
Não a muito o que ver ou fazer em Barreirinhas. A cidade não é muito bonita. Cresceu desordenadamente. As ruas são empoeiradas, nem todas tem calçamento e há vários trechos sem calçada. O trânsito, sobretudo na avenida principal é caótico. Carolina ainda tem algum charme porque teve um passado, teve tempo para crescer. Barreirinhas cresceu atabalhoadamente. Não é muito agradável se caminhar por ali. Portanto, quanto menos tempo você ficar, melhor.
Em todo caso, se você tiver tempo, conheça:
Atenção: Na segunda quinzena de julho, há a festa da vaquejada e a cidade é invadida por milhares de turistas (a maioria vinda do próprio Maranhão) e é difícil se conseguir hospedagem. Pesquise antes quando será a festa, caso você pretenda ir nessa época.
Caboclas on the road, esperando a balsa para fazer a travessia do rio, em Barreirinhas.
Em Barreirinhas vão lhe oferecer três tipos de passeios básicos: Lagoa Azul, Lagoa Bonita e Caburé.Os passeios às lagoas seguem sempre o mesmo esquema: pegam você na pousada/hotel de 4x4 e deixam você na entrada do Parque. Depois disso, começa a caminhada pelas dunas. No meio do caminho, sempre é preciso atravessar um rio de balsa. Às vezes, rola uma fila desanimadora, principalmente na alta temporada.
O passeio para Caburé, dura o dia inteiro. É feito de barco. Você desce o Rio Preguiças até o município de Caburé, uma extensa faixa de areia, entre o rio e o mar. Há uma parada em Mandacarú, onde se visita o farol, com seus 178 degraus, do alto do qual você tem uma linda vista da região.
Em Caburé, assim que chega, você faz sua reserva no restaurante e vai aproveitar a praia de águas quentes e rasas. Estive nesse município litorâneo em 2004 e nem tinha máquina digital. Acredito que a região não tenha mudado tanto.
Simpáticas redinhas para uma soneca após o almoço em Caburé, em 2004.
É um passeio bem turístico e sem grandes atrativos, se comparado com o Parque dos Lençóis Maranhenses. Isso, Caburé não fica dentro do Parque, assim como Barreirinhas.
Muita gente pernoita em Caburé para depois seguir para o Delta. Não acho isso interessante. Não há muito o que se ver lá, a cidade não tem luz (é por gerador) e o sentimento de isolamento deve ser grande.
O ideal é você ir até Caburé e não voltar para Barreirinhas. Combine previamente com o cara do barco para levar você para Atins, do outro lado, ainda no litoral. E fique por lá. Atins merece, pelo menos, um pernoite.
Se você quiser fazer o sobrevoo a partir de Barreirinhas, lembre-se que só vale a pena quando as lagoas estão cheias. Antes de planejar sua viagem, ligue para os hoteis e pousadas para se certificar.
Informações úteis sobre receptivos que fazem passeios a partir de Barreirinhas. Todas tiradas do excelente site da Nanci, que passou por lá em julho de 2011:
Alternativa Trip Turismo, Av. Beira Rio, s/n, Centro, Barreirinhas,
8865-0905 (Marcilio) / 3349-1407, madiniz_jr@hotmail.com
São Paulo Turismo, R. Antonio Dias, 3, Centro, Barreirinhas, 3349-0079 /
8852-8945 / 9149-4666 www.saopauloecoturismo.com
atendimento@saopauloecoturismo.com, saopauloturismo@hotmail.com
Ecodunas Turismo de Aventura, R. Inácio Lins, 164, Centro, Barreirinhas,
3349-0545 / 9112-5224 / (11) 4654-1200 www.ecodunas.tur.br ecodunas@hotmail.com,
ecodunas_turismo@hotmail.com
M Santos Transporte e Turismo (Carlos), R. Antônio Dias, 2, Centro,
Barreirinhas, 3349-0463 / 9137-3770 / 9944-3241 www.santosturismo.com
reservas@santosturismo.com
Mais informações de hospedagem, onde comer e relatos de viagem a Barreirinhas, Lençós, etc, você também pode pegar com a Nanci. Ou com a Patrícia, só que ela foi em 2009 e alguma coisa já deve estar desatualizada.
Mergulhe aqui para voltar para São Luis.
Mergulhe aqui para ir para os Lençóis Maranhenses.
Ou aqui para voltar para o início.
1 Comments:
QUERIA AGRADECER AS DICAS ENTREI NA NANCI E ADOREI, FAZ MAIS DE UM MES QUE PESQUISO SOBRE A VIAGEM QUE VOU FAZER P SÃO LUIS E NÃO ACHO NADA DE BOM, MAS AS DICAS DELAS ESTÃO SIMPLESMENTE PERFEITA, TEM TUDO E UM POUCO MAIS .A DOREI OBRIGADA
Postar um comentário
<< Home