segunda-feira, maio 26, 2008

Regravações - Parte I



Eu não sei vocês, mas não consigo mais ouvir rádio. Pelo menos o tradicional. Tenho ouvido mais o on line. Um dos motivos, além do excesso de anúncios e a baixa qualidade das músicas, está a overdose de flash-backs. Não tenho nada contra a música antiga, mas parece que os programadores das rádios estão todos sofrendo de nostalgia em estágio terminal. Uma música antiga de vez em quando é bom. É gostoso ser surpreendido no meio da rotina com uma canção que nos lembre algo bom que nos tenha acontecido há muito tempo. Mas o que está acontecendo é a repetição exaustiva de sucessos que já haviam sido exaustivamente executados em sua época, tornando o, antes gostoso, hábito de ouvir rádio, em uma tortura.

Mas há ainda outro problema: as regravações. Meu Deus! O que está acontecendo? Parece que os músicos não querem mais se dar mais o trabalho de compor ou escolher canções. Assim é muito fácil. Pega-se uma canção de sucesso e faz-se uma nova versão. Ou seja, aposta-se no certo. Só que as regravações que tenho ouvido são todas anos luz inferiores às originais.

Mas uma regravação não precisa ser necessariamente ser pior. Estou lhes dando, o que, na minha humilde opinião, é um exemplo.

Primeiro está a saudosa Clara Nunes, com Canto das Três Raças, gravada por ela no lp do mesmo nome e que fez muito sucesso nos anos 70. Um samba de ótima qualidade, cantado com o padrão Clara Nunes de exaltação e emoção. Em seguida, a Simone Moreno gravou a mesma música no seu disco de estréia, em 1995. E que me perdoe a Clara, mas essa versão anos noventa é bem superior. Embora sem o mesmo nível de interpretação, o arranjo sofisticado e a percurssão bem trabalhada, sem dúvidas, compensam.

Compare e mande bala.



Marcadores:

2 Comments:

Blogger david santos said...

Quanto à música antiga, não concordo contigo. Eu adoro música antiga. Pelo menos aquela que me ficou cá dentro. A verdade é que também já sou um velhote. Talvez daí a minha discordância.
Quanto ao resto do que dizes, eu estou totalmente de acordo contigo.
Parabéns

quinta-feira, maio 29, 2008 1:32:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

David, tb sou um superfã de música antiga.
gd ab

quinta-feira, maio 29, 2008 3:46:00 PM  

Postar um comentário

<< Home