domingo, abril 27, 2008

E tenho dito!



"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".

A história você já deve ter ouvido láááááá no primário. Mas foi de uma dessas sacadas que o imperador Dom Pedro I, falou para a muldidão que lotava a praça, que não voltaria para Portugal, contrariando as ordens da côrte. A matriz o queria de volta porque tinha interesse em manter nosso país apenas como mais uma colônia. Pois o nosso bravo imperador, contrariando a todos, não só ficou, como abriu caminho para a posterior independência, meses mais tarde.


O Dia do Fico foi 9 de janeiro de 1822 e o Paço Imperial continua aí, lindo. Após décadas de abandono, ele foi completamente restaurado pelo, então, presidente, José Sarney, no final dos anos 80. Hoje é uma das atrações turísticas mais visitadas no Centro do Rio. Conta com um cinema, locais para exposição, livraria, café e animados bares, onde ocorrem animados happy-hours. Na Praça Quinze, ao lado, caminho para quem vai pegar a barca para Niterói, costuma rolar shows de MPB. Os cariocas gostam...


...e os turistas também. Ainda mais porque bem ao lado está...


...o Arco dos Teles, com suas ruas centenárias, com ar daqueles becos do centro histórico de Londres. É uma das áreas mais interessantes da cidade. Também ficou durante anos abandonado, até que ganhou fôlego com o aparecimento de vários restaurantes, bares, botequins de grife, livrarias e locais voltados para a cultura e as artes. O Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural dos Correios e a Casa França-Brasil, por exemplo. Ali, os happy hours são disputados à tapa.



Essas fotos foram tiradas no feriadão do dia 21 de abril, quando o Centro estava um cemitério. Eu estava de bobeira e fui dar umas pedaladas por esta região da qual gosto muito. Aliás, ninguém deveria passar por essa existência sem pedalar, pelo menos uma vez, pelo Centro do Rio num feriado. É uma experiência inesquecível.

Marcadores:

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Só aqui par eu poder conhecer algo tão belo,JULIO. Valeu mesmo.

segunda-feira, abril 28, 2008 10:52:00 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Valeu, Do
abração

terça-feira, abril 29, 2008 4:50:00 PM  
Blogger Unknown said...

Cara, fotos muito bacanas e o lugar realmente parece muito foda. Fica tranqüilo porque quando eu for ao Rio, não deixarei de visitar o seu belo Centro.

Cheers!

sábado, maio 03, 2008 2:13:00 PM  

Postar um comentário

<< Home