sábado, abril 05, 2008

A rua tem vida

Quando não estou circulando de bike, estou de carro, metrô, táxi ou ônibus. Outro dia, choveu no Rio. Não dava para usar a bike e decidi ir até o Largo do Machado, há uns dois quilômetros de onde moro, caminhando. E fiquei bobo com certas mudanças que haviam ocorrido no meu bairro e eu nem havia me dado conta. Aproveitei também para botar em prática um hábito que costumava ter no passado e que foi assassinado à queima-roupa pela falta de tempo: caminhar e observar a vida nas ruas.

Pois o título deste post foi tirado de uma frase do A Alma Encantadora das Ruas, do jornalista e escritor Paulo Barreto, mais conhecido como João do Rio. Já falei sobre esse livro - lançado no início do século passado - aqui, mas é que a Companhia das Letras o está relançando numa edição de bolso e o site Domínio Público, o disponibilizou para download.

O livro é sobre as ruas do Rio, mas poderia ser sobre as de Bancoc, Tóquio, Moscou, Buenos Aires, Roma, Miami ou Nova Iorque. Em todas as cidades há ruas que merecem ser observadas. Como escreveu o magnífico João, há ruas gentis, há ruas trágicas, há ruas pacatas, há ruas depravadas, há ruas imorais. No seu bairro mesmo deve haver alguma rua carente, carecendo de sua atenção.

A correria desses nossos dias transformaram as ruas apenas em lougradouros públicos pelos quais passamos com pressa. Vou tentar dedicar algumas horas por semana para fazer como o bom e eterno Paulo Barreto e flanar por aí. Com uma vantagem: o pobre João do Rio não tinha uma máquina digital para registrar tudo.

Quer baixar o A Alma...?, mergulhe aqui.

Marcadores:

3 Comments:

Blogger . fina flor . said...

eu ando descobrindo as ruas do centro e tô maravilhada com elas.

beijos, querido

MM.

domingo, abril 06, 2008 4:13:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gosto de caminhar afzendo isto,JULIO: observar!!

Boa semana!

abração!

segunda-feira, abril 07, 2008 8:37:00 AM  
Blogger http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ said...

Temos tantas coisas lindas a descobrir, nao é mesmo? A comecar pela rua da cidade onde se mora.

E eu vim te convidar para fazer parte da blogagem coletiva contra o analfabetismo no Brasil. Exatamente para mudarmos juntos esse quadro.
Esse é um assunto que incomoda quando pensamos que esses números estao aumentando. A blogagem será dia 18 de abril. Qualquer coisa pode perguntar sobre a blogagem que eu te explico.

Vou gostar se você puder fazer parte. Acredito que você tenha muito para escrever sobre este assunto.

Obrigada

quinta-feira, abril 10, 2008 7:07:00 AM  

Postar um comentário

<< Home