domingo, março 09, 2008

Músicas que podem lhe ser úteis - Parte V





Tenho um primo, que há coisa de um mês atrás tirou a sorte grande: foi chamado para ser fiscal de rendas. Salário de mais de 10 mil, vantagens, vai trabalhar perto de casa e poderá fazer seu próprio horário.



Saímos para comemorar e ele me expôs um dilema, o qual mais da metade dos brasileiros gostaria de estar enfrentando: o que fazer para ser demitido e pegar a idenização?

Sugeri que ele aparecesse no dia seguinte bem barbado, olhar de roqueiro dos anos 60, cabelo desalinhado, roupa nojenta de quem saiu de casa apressado. Se possível, que nem lavasse o rosto.

Daí, diante do chefe...

"Espero que o senhor tenha um bom motivo para esse seu atraso."

...ele sacaria de uma caixinha de fósforo e, esbanjano cinismo, levaria...



Eu faço samba e amor até mais tarde






E tenho muito sono de manhã






Escuto a correria da cidade que alarde






E apressa o dia de amanhã






De madrugada a gente 'inda se ama






E a fábrica começa a buzinar






O trânsito contorna, a nossa cama. Reclama






Do nosso eterno espreguiçar






No colo da bem-vinda companheira






No corpo do bendito violão






Eu faço samba e amor a noite inteira






Não tenho a quem prestar satisfação






Eu faço samba e amor até mais tarde






E tenho muito mais o que fazer






Escuto a correria da cidade. Que alarde!






Será que é tão difícil amanhecer?






Não sei se preguiçoso ou se covarde






Debaixo do meu cobertor de lã






Eu faço samba e amor até mais tarde






E tenho muito sono de manhã.


O chefe, atônito, antes de pronunciar o esperado "Passe no DP":

"Me respeite e me dê uma boa justificativa para o seu..."


Se você for tão sortudo como meu primo, ainda pode repetir, batucando mais forte na caixinha de fósforo:

No colo da bemvinda companheira


No corpo do bendito violão


Eu faço samba e amor a noite inteira


Não tenho a quem prestar satisfação


É infalível: "Rua!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"








Chico Buarque nunca precisou pegar no batente, mas essa canção, Samba e Amor, podem ajudar a você sair de um emprego com dignidade.



Ela está no Chico Buarque de Hollanda, volume 4, de 1970. Chico havia acabado de voltar do exílio e neste mesmo disco deveria estar incluída Apesar de Você, que foi grampeada pela censura durante oito anos.


Aliás, sobre Apesar de Você, eu sei um fato interessante. Em 1974, Chico foi fazer um show em Juiz de Fora. A música estava terminantemente proibida de ser cantada em seus show e, sendo o artista mais visado pelo governo militar, havia na platéia do Teatro Municipal daquela cidade, vários agentes do DOPS, preparados para subir no palco e prendê-lo, caso Chico tentasse cantar Apesar... . Em dado momento, a platéia começou a cantar a música espontaneamente. E para desespero dos agentes da repressão, Chico passou a acompanhar o público no violão. O que os policiais poderiam fazer? Prender 200, 300 pessoas?


E ainda tiveram que ouvir o Chico falar, tão cínico quanto você para o seu chefe:


"Eu não estou cantando nada. São vocês!"

Marcadores:

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Por essas e outras é que eu AMO Chico Buarque...principalmente pelas letras, tão boas que servem para várias situações....

sábado, março 08, 2008 7:31:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Seu primo tirou foi aq sorte grane,JULIO.
Que ele não desperdice a chance,hehehe
Boa semana!

segunda-feira, março 10, 2008 10:39:00 AM  
Blogger Unknown said...

Parabéns pelo seu primo, sorte pra ele com seu dilema de ouro! Ou seria de platina, diamante???
E parabéns a você pela dica. Não há chefe que resista.

Cheers!

quarta-feira, março 12, 2008 6:59:00 PM  
Blogger Nil Borba said...

Sua irreverência é encantadora!!

beijos

sábado, março 15, 2008 10:01:00 AM  

Postar um comentário

<< Home