quarta-feira, março 19, 2008

Teu passado condena

Daqui a alguns meses haverá eleição lá na matriz.
Todos torcem para que os democratas dêem uma surra nos republicanos e coloquem Bush e suas Condolessas para correr.
E certamente, durante os próximos meses de campanha democrática, certamente artistas pop e hollywoodianos deverão aparecer ao lado do futuro candidato.
Nem sempre foi assim. Os artistas vinham tendo uma participação discreta nas campanhas eleitorais, salvo um ou outro caso isolado. Até que em 1972, uma batalhão de astros pop, liderados por John Lennon, decidiu unir forças para tentar levar o maior número possível de jovens às urnas, para desbancar Nixon. James Taylor e sua mulher Carly Simon, Stevie Wonder, Dionne Warwick, Carole King, entre outros, subiram no palco para cantar ao lado do rival de Nixon, George McGovern.
Foi a primeira vez que a música pop foi usada em grande escala na campanha presidencial. A própria filha do candidato democrata, Maureen McGovern, fez sucesso com um compacto com a canção The Morning After, usada também na campanha.
Infelizmente tudo isso foi em vão e Nixon ficaria na Casa Branca até renunciar em agosto de 1974. Mas a partir daquele ano virou moda se recorrer ao apoio de astros pop. Em 1976, por exemplo, a banda The Allman Brothers Band chegou a permitir que Jimmy Carter usasse seus sucessos.
E hoje ninguém mais se espanta ao ver determinado artista demonstrar seu apoio a determinado candidato.
Tina Turner, democrata de carteirinha, deve ser uma que irá lutar a favor de Osama ou Hillary. Deverá aparecer como a avó sessentona que é, experiente, que já viveu muito e que, por isso, sabe o que é melhor para o país, etc...
Mas assistindo a esse vídeo de sua apresentação, ao lado do seu já falecido marido, Ike Turner, ao abrir o show dos Rolling Stones, no Madison Square Garden, Nova Iorque, novembro de 1969, mostra que sabe mesmo muitas outras coisas.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E como sabe,hem JULIO.
E como sabe.
Abração e otima semana.

segunda-feira, março 24, 2008 9:54:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Cresci ouvindo bossa-nova e até hoje curto demais.
A foto da capa do Lp de João Gilberto me fez lembrar da sala da minha casa, com vitrola, estantes e os intelectuais amigos de meus pais ouvindo bossa e falando de poesia. E eu e meus irmãos aproveitávamos que nossos pais estavam tão desligados do resto do mundo e íamos nos empanturrar de guloseimas, subir em árvores, enfim fazer tudo que criança gosta mas que os pais não permitem.

sábado, março 29, 2008 12:11:00 AM  

Postar um comentário

<< Home