quinta-feira, outubro 26, 2006

Curtos e Grossos



Ernest Hemingway faleceu em 02 de julho de 1961 e os americanos ainda estão festejando o 45a. aniversário da morte de um dos seus maiores escritores.
A Revista Wired, a bíblia dos amantes das novas tecnologias, por exemplo, em seu próximo número, que deve chegar às bancas dos EUA em 14 de novembro, traz uma homenagem e um desafio.
O negócio é o seguinte, Hemingway desafiou a si mesmo a contar uma história com o menor número de palavras possível. E ele escreveu. Usando apenas seis. Não acredita? Pois foi este continho aí embaixo:
"For sale: baby shoes, never worn."
Pois a Wired reuniu um time de escritores das mais diversas áreas para ver se eles seriam capazes de repetir o feito do autor de Adeus Às Armas e Por Quem os Sinos Dobram. O resultado você já pode conferir aqui. É um festival de criatividade e concisão, apesar de algumas esquisitices.
Na verdade, os micro-contos estão na moda. Com a rapidez exigida pela web, eles parecem ser o tipo de literatura perfeita e caem cada vez mais nas graças do povo.
Eu já entrei na onda e cheguei a criar alguns. Não cheguei ao radicalismo do Hemingway, mas consegui ser bem minimalista. O site da Unisinos também propôs um desafio. Mas era um conto com até 200 caracteres. E eu mandei este:
"No leito de morte de Fulana, a esposa. Ele falou, olhando nos olhos da moribunda: Eu sempre te amei, Ciclana."
E tem esse aqui, que é inédito:
"Três noites antes da separação, ela esperava pela paz, deitada ao lado dele. Um dia ainda serei feliz.Três noites depois da partida, a paz ainda não havia chegado. Em algum lugar, talvez ele esteja mais feliz."
E tem mais este:
"Era uma vez, um sonho...era só uma vez."
Será que alguém mais se habilita a criar essa espécie de hai kai em prosa?
E por falar em Literatura...
E amanhã, sexta 27 de outubro, tem o lançamento do terceiro número da Revista Bagatelas, na Livraria da Travessa, rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema, a partir das 20h. Estarei lá para abraçar talentosa que mais uma vez dará a cara a tapa. Quem quizer aparecer...

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não me arrisco não,JULIO. Mas to interessado em conferir.
Abração e otimo fds!!

sexta-feira, outubro 27, 2006 9:02:00 AM  
Blogger Milton T said...

Bacana,

Divirtam-se Julio!

Bom finde

sexta-feira, outubro 27, 2006 8:51:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

se eu tiver talento..escreveria micro conto porque acho que os novos tempos sao feitos para textos pequenos...e nunca escrevo textos longos...mas nao tenho talento...mas queria ter...

sábado, outubro 28, 2006 7:04:00 AM  
Blogger Jéssica said...

Amo HK, mas quem sou eu, não me atreveria a tanto...rs... Beijos*.*

sábado, outubro 28, 2006 4:06:00 PM  
Blogger Gabriel said...

Julio,

Muito obrigado pela visita! Andei olhando o seu blog e gostei um bocado. Volte sempre, rapazola!

domingo, outubro 29, 2006 1:45:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Buenas.
Julião, eu estou no Desafio também.
Confira lá, por favor.
Grande abraço.

segunda-feira, outubro 30, 2006 5:44:00 PM  

Postar um comentário

<< Home