Aqui jaz...
Pois é, acabou chorare. Neste sábado os jornais e críticos de música do mundo inteiro passaram a triste notícia: a lendária casa de rock CBGB´s, em Nova Iorque, vai fechar amanhã, domingo 15 de outubro, após 33 anos de atividades. Hoje tem show da Blondie e amanhã, o derradeiro show fica a cargo da também lendária Patti Smith, ambas iniciadas no local. Bandas como Ramones, Television e Talking Heads também debutaram neste clube sensacional, que surgiu para ser um local de música country e blues, mas que logo foi adotado pelos punks.
O East Village, onde fica a Bowery St., endereço do CBGB´s, sempre foi uma área extremamente desvalorizada, expremida entre Chinatown e a região portuária. Quando o lado oeste de Manhattans, até mesmo a ex-fedorenta e sombria área dos antigos abatedouros, começou a atrair restaurantes e bistrôs caríssimos, galerias de arte sofisticadas e grifes de luxo como a de Stella MacCartney, os comerciantes do outro lado intuíram o pior. E o pior chegou. Os aluguéis ficaram proibitivos na ilha a partir dos anos 90. E esse foi o motivo que levou o famoso clube punk a fechar as portas, segundo o seu proprietário, Hilly Kristal. Ele tem planos de reabrir o clube em - pasmem - em Las Vegas!!!!! Mas é claro que não será a mesma coisa.
Como vocês sabem, estive em Nova Iorque no mês passado e me surpreendi ao ver a Bowery tão limpinha, bem iluminada e cheia de lojinhas simpáticas. Estive no CBGB´s, que parecia mesmo meio deslocado em meio àquele cenário de limpeza e bom comportamento, onde em 1973, quando o clube foi reaberto, deslocados e desajustados de todos os gêneros disputavam lugar com ratos e baratas. Fiquei feliz por conhecer este lugar lendário. No post de 30 de setembro há uma matéria sobre o lugar e fotos que tirei. Na camisa que comprei ali, está escrito: Home of Underground Rock. E é ou era uma grande verdade.
Alô, Jorge! Agora só na próxima encarnação, meu véio!
...e a camisa que comprei por U$ 28. Eu disse U$28? Pois a partir de hoje essa camisa comprada no CBGB´s...NÃO TEM PREÇO.
OBITUÁRIO
E já que este post está meio fúnebre, comunico mais uma morte. Aliás, os mais atentos já perceberam que o meu blog A Arte de Odiar havia sumido. Pois é, sem tempo de manter este, tive que sacrificar meu outro blog. E com ele se foi o Detetive Lacerda e suas aventuras. Lacerda morreu, mas segundo uma mãe de santo amiga minha, ele virou um encosto e está querendo voltar. Tenho rezado, argumentando que este blog é um corpo que não lhe pertence. Mas os mais antigos conhecem o Lacerda. E não se surpreendam se ele baixar por aqui a qualquer momento na matéria deste perna-de-calça.
4 Comments:
Puxa, não conheço, teria um enorme prazer em conhecer!
Bom findi
Abçs
fudeu!!!...ja era conhecer o cbgb's...las vegas nao da liga!...como eu queria estar em nova iorque hoje!!!!
É uma pena a questão do cbgb. Eles compram tudo, inclusive a história da música e dos movimentos urbanos. Detetive lacerda morreu, mas Tom Raiva, Rafael, Lua e outros personagens encontram-se a sua espera em folhetimnanet.blogspot.com. e os poemas também precisam de sua visita em diamantinoneto.blogspot.com. Um abraço.
Júlio, é triste quando parte de uma história se encerra. Mas é a vida o que se há de fazer? Adorava os Talking Heads, os ramones, apesar de saber da sua importância, não acompanhou minha vida musical.
O dia que estiver precisando de grana já sabe, coloca a camiseta no ebay para vender, deve render um bom dinheiro...tô brincando!
Bjos.
Postar um comentário
<< Home