quarta-feira, outubro 18, 2006

Dica


Não sei bem quando foi que aconteceu, mas, como falei há dois posts atrás, um dia um belo príncipe apareceu e tirou a literatura policial da floresta negra da subliteratura.
Pode parecer incrível para os mais jovens, mas quando comecei a minha vida de leitor, lá pelo início dos anos 70, pegava mal você dizer que era fã do gênero. Até mesmo em relação aos autores clássicos como Dashiell Hammett e Raymond Chandler, você podia enfrentar olhares de poucos amigos ao carregar um livro como O Falcão Maltês, escrito pelo primeiro, por exemplo. Você certamente seria antipatizado se, numa noite de autógrafos, dissesse que havia adorado o último da Agatha Christie. Por outro lado, os críticos a desprezavam e nem havia espaço para obras policiais nas livrarias.
Em suma, literatura policial era coisa de gentinha, gentalha. Uma literatura menor feita para gente que só queria se entreter. Era um público que só interessava em saber quem matou. Por isso os seus autores não tinham grandes pretensões além de fugir da fórmula "alguém é assassinado + alguém investiga + o cupado é punido = garantia de boas vendas".
Nas últimas décadas uma geração de escritores (Patricia HighSmith, Dennis Lehane, DonaLeon, entre outros) apareceu para dar sangue novo ao gênero que andava meio anêmico. Para esses escritores, quem matou é o que menos importa. São autores mais ambiciosos que experimentam muito mais e se esforçam para mostrar o quão grande é o universo policial. Tão grande que chega a namorar com outros universos, como o psicológico, o terror, o suspense, o romântico, a ficção científica, o drama, etc.
Não sei das estatísticas, mas acredito que a policial seja o tipo de literatura que mais cresça atualmente. Talvez perca somente para a auto-ajuda e a não ficção. Não é por outro motivo que várias editoras lançaram e estão lançando coleções para o gênero. A mais recente empreitada do tipo foi dado pela Bom Texto, aqui do Rio. Ela está lançando uma trilogia policial de nome sugestivo: Elementar, meu caro leitor.
E a coleção começou com chave de ouro, com O Crime Mais Cruel, da carioca Miriam Mambrini, que é um exemplo típico do alto nível que a literatura policial chegou nos nossos tempos. Miriam, que além de ter vários títulos publicados, inclusive o thriller As Pedras Não Morrem, pela própria Bom Texto, e de ter participado da badalada coletânea 30 Mulheres que estão fazendo a literatura hoje, organizada por Luiz Ruffato e lançada pela Record, também já ganhou vários prêmios literários, consegue, com equilíbrio e maturidade abordar um dos crimes mais terríveis: o seqüestro. É suspense de primeira, conduzido com frieza e sofisticação o bastante para conseguir algo muito difícil no gênero: não usar a violência gratuita.
O Crime Mais Cruel pega o leitor pelo modo mais puro: uma boa história.
Taí um livro que merece ser conferido, principalmente para se ter uma idéia de por quantas andam a literatura policial hoje em dia. Está a venda nas boas livrarias do ramo. Mas se você quiser comodidade, pode pedir na Livraria do Crime e eles o fazem chegar até você.
Como resolvi encontrar tempo para voltar a ler, passarei a dar mais dicas e trechos de livros aqui.
Aliás, fiquem de olho na coleção Elementar, Meu Caro Leitor, da Bom Texto, pois o próximo título a ser lançado será um tal de Crimes e Perversões, de um tal Julio Cesar Corrêa, e o terceiro será O Diário, de Agda Lobo. Darei mais detalhes depois.
NOTA DA GERÊNCIA:
O blogger me fez o grande favor de apagar o meu template e junto com eles se foram todos os meus links e serviços deste blog.
Grato pela compreensão
(que saco falar assim! Mas deu pra ententer? Não deslinkei ninguém.Fui)

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Antigamente existia um modelo anglo-saxão de literatura criminal. Hoje em dia a literatura policial se preocupa com os personagens e ambientação, talvez pra virar filme ou minisséries! (rs*) Acho super válido, porque as figuras ficaram ricas. Tom Wolfe é exemplo dessa mudança!

Júlio, estou na torcida desse novo sucesso! Parabéns!!!

off-topic: ainda tá "esquisito"?

quarta-feira, outubro 18, 2006 5:29:00 PM  
Blogger Vera F. said...

Júlio, não era muito fã de policiais, mas como o maridão tem coleção da Agatha Christy e alguns do Dashiell Hammett, acabei lendo.

Quando sair seu livro avisa, para ver se eu consigo comprar por aqui.
Sucesso sempre!

Bjos.

quarta-feira, outubro 18, 2006 6:39:00 PM  
Blogger Jorge Ferreira said...

eu sempre fui fa de literatura policial...desde que comecei a ler...um dos primeiros livros que li foi, justamente, a dama do lago do Raymond Chandler...e conhci realmente algumas pessoas que trociam o nariz pra literatura policial...desconsiderando verdadeiros genios como o proprio chandler, hammet, etc...Olha ai..to na fila esperando pelo crimes e pervesoes...

quarta-feira, outubro 18, 2006 11:18:00 PM  
Blogger Mosana said...

nossa.. peraí.. mta informação.. to anotando todos titulos e nomes dos escritores pra poder procurar melhor depois!
beijos

quinta-feira, outubro 19, 2006 3:07:00 PM  
Blogger Banlieue said...

bah, cara, achei mais um blog canal. Sempre gostei bastante de literatura policial. Sempre que pude, li. Se esta coleção chegar a Santa Maria-RS, serei leitor certo...

abraço

quinta-feira, outubro 19, 2006 4:50:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Grande JULIO
Hoje é um dia especial por la e conto com a visita de amigos como vc.
Abraçãoe otima sexta!!

sexta-feira, outubro 20, 2006 8:16:00 AM  
Blogger Milton T said...

Julio isso aconteceu inúmeras vezes e quem faz meu template é uma amiga. Agora tenho o medelo salvo e quando issi ocorre copio novamnete.....vale coo sugestão!

ABÇS

sexta-feira, outubro 20, 2006 9:35:00 AM  
Blogger Ane Brasil said...

Hum esse blogger é mesmo um fiadaspúuu!
quanto a literatura policial... ainda sou um ser sixties, meu último foi um Rubem Fonseca (o caso Morel) e ainda leio Simenon... daqui há 30 anos eu leio essa turma que tu falou aí.
Sorte e saúde pra todos!

sexta-feira, outubro 20, 2006 3:20:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eita!! Pra que não tenha que fazer todo o serviço novamente, tenha o backup do template salvo no word!
Boa semana! Beijus

segunda-feira, outubro 23, 2006 11:26:00 PM  
Blogger Jéssica said...

Oi migu, fika brabu nao, oiasruga, hein...rs... beijossssssssssss

terça-feira, outubro 24, 2006 10:23:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Buenas.
Meu caro, estou esperando pelo seu livro.
Preciso falar contigo, quando puder me cutuca no MSN.
Grande abraço do Luís.

quarta-feira, outubro 25, 2006 4:21:00 PM  
Blogger Unknown said...

Adorei a dica....amo ler e vou deixar uma dica minha aqui tmb, o livro A Ordem é Amém de John Chelh eu li e amei é bem interesante espero que gostem eu o achei no site: www.seteseveneditora.com.br

quinta-feira, março 18, 2010 3:44:00 PM  

Postar um comentário

<< Home