segunda-feira, outubro 09, 2006

Homenagem de Grego


Acho que muitos de vocês já devem conhecer a história: em outubro de 1906 o mineiro Santos Dumont, com o seu 14 Bis, realizava o primeiro vôo de um avião impulsionado por um motor aeronáutico, no campo de Bagatelle, em Paris.
Mas dois americanos, os irmãos norte-americanos, Orville Wright e Wilbur Wright, reivindicaram o feito, devido a um suposto vôo realizado em 17 de dezembro de 1903. Só que ninguém viu o tal vôo e o nosso Santos Dumont continua a ser aclamado por quase todo mundo como o Pai da Aviação.
Pois bem, justamente neste mês em que comemoramos o centenário do vôo do 14 Bis, foi lançado na Inglaterra, uma coleção de ensaios feita pela Universidade de Massassuchets, EUA, que afirmam que o nosso maior escritor, o carioca Machado de Assis, não passava de um plagiário.
Mas antes que vocês comecem a queimar alguma bandeira americana, fiquem sabendo que a coleção de ensaios foi organizada por um brasileiro, o professor da Unversidade Estadual do Rio de Janeiro, João Cezar de Castro Rocha, que se baseou num trecho escrito por Machado, em 1895 e que dizia:
"A Revolução Francesa e Otelo estão feitos; nada impede que esta ou aquela cena seja tirada para outras peças, e assim se cometem, literariamente falando, os plágios"
O Professor João Cezar vai mais longe, afirmando que Machado era um plagiário confesso "porque foi o primeiro escritor da literatura ocidental a reconhecer que o autor é antes de tudo um grande leitor".
A coleção tem o sugestivo título de The Author as Plagiarist – The Case of Machado de Assis (O autor como um plagiário – o caso de Machado de Assis) e foi lançada para abrir o início das comemorações do centenário da morte do Bruxo do Cosme Velho - como Machdo era conhecido -, que ocorrerá em 2008.
Garanto que deve haver muito americano rindo neste momento.
Para saber mais, mergulhe aqui.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

olha nao sei se ele e plagiador, mas a frase dela esta correta..um autor antes de tudo um grande leitor...e vai juntando uma coisa aqui..outra ali...e cria uma nova coisa...quem nao lembra do Codigo da Vince?o caro foi acusado tambem...e ele era apenas um leitor atento..

segunda-feira, outubro 09, 2006 6:12:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Tbem to achando,JUlio,hehehe
Tbem to achando.
Otima semana a vc
Abração!

segunda-feira, outubro 09, 2006 12:09:00 PM  
Blogger Milton T said...

sem dúvidas nenhuma Julio!
Abçs...mudarei a cor da página

segunda-feira, outubro 09, 2006 9:44:00 PM  
Blogger Jéssica said...

Estão mas é querendo por a mão no que é nosso, pra variar, né? Beijo*.*

terça-feira, outubro 10, 2006 12:10:00 AM  
Blogger Mosana said...

mas isso é verdade.. bons escritores são, antes de mais nada, ávidos leitores..
nada se cria tudo se transforma!
acho que é por aí.. mas chama-lo de plagiador.. acho exagero..
beijos

terça-feira, outubro 10, 2006 12:24:00 PM  
Blogger Vera F. said...

Jùlio, acho muita irresponsabilidade chamar Machado de Assis de plagiador. Ele tinha um estilo próprio. Esse professor está querendo aparecer, só pode! Concordo que todo escritor é antes de tudo um excelente leitor.

Bjos.

terça-feira, outubro 10, 2006 1:43:00 PM  
Blogger Ane Brasil said...

Ah, tá, agora o Bruxo do Cosme Velho era Plagiador?!
Então quer dizer que Zumbi era branco, que o Brasil faz fronteira com o Canadá e que eu sou a Madre Teresa de Calcutá?!?!
Pô, é esse tipo de PUNHETA INTELECTUAL q

quinta-feira, outubro 12, 2006 8:38:00 PM  
Blogger Ane Brasil said...

ops, fiz merda:
seguindo o baile: esse tipo de Punheta intelectual é que me emputece...
Aff, a inveja é phoda!
Pra esse pseudo doutorzinho vai aí meu recado: Vá cagá no mato e se limpá cum urtiga!
Ah, quanto aos americanos... bem, americanos são americanos, né? não se podia esperar nada diferente do maior ego-burro do ocidente!
Sorte e saúde pra todos!

quinta-feira, outubro 12, 2006 8:40:00 PM  

Postar um comentário

<< Home