segunda-feira, agosto 24, 2009

O primeiro a gente nunca esquece...

Nunca o ato de se atravessar um rua foi tão badalado.
Mas os Beatles não estão atravessando essa bucólica rua, na parte oeste de Londres á toa.

Há poucos metros desta faixa de pedestres ficava o estúdio Abbey Road, que leva o nome da rua, onde o quarteto havia acabado de gravar o seu último trabalho de sua carreira. Há muitas interpretações. Mas eu acredito que a idéia fosse mostrar o grupo deixando o estúdio, onde eles haviam gravado seu primeiro trabalho, e partindo para algum lugar, deixando algo para trás. Era a melancólica despedida do maior banda da história da música. A foto acima mostra o préido do estúdio Abbey Road, tirada por mim, quando lá estive, há um ano. O local é aberto à visitação.
Aliás, nunca entendi por que os Beatles resolveram lançar o lp Abbey Road primeiro e deixar Let It Be, já gravado, para depois. Se alguém puder me explicar, agradeço.
Como já falei aqui, tenho uma irmã que é onze anos mais velha do que eu. Em agosto de 1969, eu tinha nove anos e ela tinha um namorado que era a cara do John Lennon. Esse namorado estava em Londres naquele mês quando o lp foi lançado e trouxe de presente para ela (o disco sairia no Brasil perto do natal).
Abbey Road foi o primiro disco dos Beatles que curti na minha vida. É uma ironia que o primeiro tenha sido justamente o último. De qualquer forma, é um grande trabalho, com uma mixagem primorosa do George Martin no lado B, um trabalho de produção fantástico de um moleque que era engenheiro de som, chamado Alan Parsons, que mais tarde ficaria famoso ao produzir um dos discos mais marcantes do rock dos anos 70, o Dark Side of The Moon, do Pink Floyd.
Parece que foi ontem, mas lá se vão 4 décadas, desde que o namorado da minha irmã chegou com o disco ainda fresquinho e ficamos o curtindo numa aparelhagem de som pré-histórica. Guardo boas lembranças deste disco.
Mas qual e como foi o seu primeiro disco dos Beatles? Também foi bom pra você?
E aqui está a simpática Abbey Road que recebe milhares de turistas todos os anos e nunca seria conhecida se os Beatles não tivessem a idéia de atravessá-la.
Aliás, eu atravesso ruas todos os dias e nunca entrei para a história. Hummm! Magoei.

* Na trilha sonora: o clássico Here comes the sun, a música que abre o lado B.

Marcadores:

2 Comments:

Anonymous DO said...

KkKkk,quem sabe um dia a gente invente algo pra ficar marcado ao atravessarmos uma rua,JULIO.

Abração!

quarta-feira, agosto 26, 2009 10:39:00 AM  
Blogger Marco said...

Grande Julio,
Bem, como beatlemaníaco que sou, bem sei a história do "Let it be". Vou tentar resumir para este comentário não virar post.
Desde a morte do empresário deles, o Brian Epstein, os Beatles começaram a se desentender. Eles criaram uma empresa - a Apple - para gerir milhares de coisas, o que os transformou em empresários, além de músicos. Paralelo a isso, eles foram casando e tendo suas vidas longe do grupo. Em 1969 eles estavam passando por cises de desgaste de relacionamento. Um dia Paul propôs uma idéia: vamos nos reunir e tocar rock and roll como antes? Vamos gravar essas sessões e filmar para ver como é que fica? Meio relutantes, os três toparam. No filme "Let it Be" se vê claramente que Paul era o único animado por ali. O clima era ruim. Quando as sessões acabaram, ficou um material bruto à espera de produção isso por algum tempo. Ninguém queria mexer naquilo (que alguns julgavam não muito bom). John indicou Phil Spector para dar uma melhorada no material. O cara foi contratado e tentou fazer um disco daquilo. Paul odiou o resultado. Odiou especialmente aquele coralzinho em "The long and widing road" que o Spector colocou. Enquanto brigavam para saber se lançavam o disco, gravaram o excelente "Abbey Road", curiosamente num clima de paz. A última música que gravaram foi, ironicamente, "The end". Como este disco estava pronto e aprovado, saiu antes do "Let it be", só lançado em abril de 1970, em cima da saída de Paul dos Beatles.
Respondendo às suas perguntas: eu conheci o som dos Beatles no filme "Help" e fiquei fanatizado pelos caras. mas o primeiro disco deles que eu comprei foi "Sgt. Pepper".
Um dia desses a gente toma um chopp e conversa mais sobre os Beatles.
Soube que o departamento de tráfego de Londres quer tirar o sinal e a faixa de pedestres em frente aos estúdios da EMI. Dizem que os turistas atrapalham o trânsito tirando fotos e tudo o mais. Acho besteira. Mesmo sem a faixa, as pessoas vão continuar tirando fotos da rua. Eu, por exemplo, no dia em que for a Londres, tirarei uma foto bem ali. Com faixa ou sem faixa.
Carpe Diem.

domingo, agosto 30, 2009 6:51:00 PM  

Postar um comentário

<< Home