sexta-feira, agosto 14, 2009

Há 40 anos, nus na hora do jantar

Após quarenta anos, essa é a cara de Woodstock...
Deixe-me explicar: Tá certo, Woodstock envelheceu. Mas esse amoroso casal de meia idade simboliza a atmosfera de amor e paz, em contraponto com a Guerra do Vietnã, que rolava, por um motivo muito especial.
O domingo, 17 de agosto de 1969, terceiro e último dia do festival, amanhecia. Bobbi Kelly e Nick Ercoline, ambos de 20 anos, se abraçavam, sob um edredom. Estavam namorando há pouco mais de dois meses. Haviam ido a Woodstock "apenas para curtir um som." Estavam com com mais três amigos e uma menina californiana que estava sozinha e haviam conhecido no local. A borboleta colorida da foto era dela.
A borboleta, presa a um rústico mastro de madeira, serviu para que eles não se perdessem no mar humano de quinhentas mil pessoas que ali estavam espalhadas.
O casal havia acabado de acordar e, ainda sonolentos, não viram a lente da poderosa câmera do famosíssimo fotógrafo da, hoje extinta, revista Life, Burk Uzzle, voltada para eles.
Por isso, levaram um susto quando um amigo, quase um ano depois, os mostrou na capa do álbum triplo da trilha sonora do festival.
Quando Woodstock completou 20 anos, o casal da foto foi encontrado e os americanos ficaram surpresos ao saberem que havia se casado e ainda viviam juntos.
Pois, eles continuam juntos, têm dois filhos e levam uma vida pacata, cheia de amor e paz, numa cidadezinha próxima à Bethel, onde ocorreu o festival.
Essa linda história de amor do casal símbolo de Woodstock pode ser conferida aqui, na última edição da revista Smithsonian.

Eu tinha nove anos quando aconteceu Woodstock. E a única lembrança que eu guardo, é o sisudo Cid Moreira, de terno e gravata, no sisudo Jornal Nacional, que havia acabado de estreiar, mostrando milhares de jovens nus, tomando banho em lagos e rios da região ou se esparramando pelas pastagens.

Era hora do jantar. Minha irmã tinha 20 anos na época e exclamou um "Que baraaaatooooo!!!", enquanto meus país balançavam a cabeça. "Pouca vergonha!!!!", sussurrou minha mãe.
Mas naquele momento, em todo o mundo, milhares de pais de classe média, como os meus, diziam a mesma coisa.

Há muita lenda em torno da história deste festival. Na verdade, Woodstock surgiu, quando quatro jovens milionários nova iorquinos, estavam procurando uma nova forma de investimento financeiro. Ou seja, a idéia inicial, era se ganhar dinheiro - isso é assunto para um outro post.

Mas parece que até ganhar dinheiro naqueles dias era mais romântico. Os tempos eram outros. A inocência era sem culpa. Aliás, desejo felicidades não só ao casal Bobby e Nick lá em cima, mas a todos aqueles que fizeram Woodstock, símbolo de uma época em que ainda se podia ser inocente.
E minha irmã tinha razão. Foi o maior barato,....bicho!
Na trilha sonora, o americano John Sebastian, cantando Rainbows All Over Your Blues, em Woodstock.

Marcadores:

4 Comments:

Anonymous Moveis para escritorio said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

sábado, agosto 15, 2009 9:30:00 AM  
Blogger Ozéas said...

Também tinha 9 anos, não pude curtir naquele momento o festival e o que ele representava, entretanto, os reflexos foram importantíssimos para todos nós, para mim então, que fui embalado na juventude por músicas que já completavam 5 10 anos... um barato que ficou até hoje.
Abç

domingo, agosto 16, 2009 2:23:00 PM  
Anonymous DO said...

Não tenho nenhuma recordação da época,mas concordo contigo que eram tempos melhores,JULIO.

E achei o maximo saber que o casal está junto até hoje.

Abração!

segunda-feira, agosto 17, 2009 9:07:00 AM  
Blogger Marco said...

Para eles, o festival nunca acabou. Eu também li as matérias e achei a história muito legal. Fico imaginando o orgulho dos filhos. Vi o filme Woodstock e lembro que me admirei com aquele mundaréu de gente cantando, dançando e brincando na maior paz. Que bom se fosse sempre assim...
Carpe Diem.

quinta-feira, agosto 20, 2009 7:34:00 PM  

Postar um comentário

<< Home