domingo, julho 12, 2009

Cinco Estrelas

Assim que cheguei no Rio, além da praia, corri para um lugar muito legal que descobri recentemente. Fica dentro da Escola de Artes do Parque Lage, local pouco procurado pelos visitantes da Cidade Maravilhosa.
É o Café Du Lage, ao redor da piscina existente bem dentro da área interior da Escola.

Tudo bem, não é o mesmo que tomar café na Pérgola do Copacabana Palace. Mas é um lugar gostoso e acaba saindo em vantagem pela descontração. E o preço, é claro!
As fotos a seguir foram tiradas no site deles, onde você pode pegar mais informações.

Lá, senta-se assim...

...ou, se você quiser, assim...

...ou assim. Nos finais de semana, o café da manhã é bem à beira da piscina.
Isso tudo, cercado...




...pelo verde do parque, que apesar de um pouco mal cuidado, deixam o seu café da manhã mais aconchegante. Merece cinco estrelas ou não?

Aliás, depois de me atrever a fazer críticas sobre as três cidades americanas que visitei, nada mais justo que eu faça uma auto-crítica e dê as cotações sobre a minha cidade. Aí vai...

Transporte: Além da segurança, esse é o calcanhar de aquiles do Rio. O metrô é insuficiente e os demais transportes públicos são muito ruins. Alugar um carro, porém, é barato. Mas só recomendo para quem conhece bem a cidade. O serviço de táxis funciona bem, mas, como na maioria das cidades do mundo, os taxistas cariocas não merecem muita confiança.

Preços e custo de vida: Não acho o Rio uma cidade cara, perto de outras cidades do mundo e mesmo do Brasil.

Belezas naturais: A modéstia aqui vai pra o ca...te: É a capital mais bonita do Brasil. Não se iluda, pensando que você vai conhecer mesmo o básico em um final de semana. Prepare-se para voltar muitas outras vezes, se quiser conhecer pelo menos a metade. Tenho cinquenta anos nesta cidade e ainda falta conhecer muita coisa.

Compras: Já teve melhores dias, mas ainda tem um bom polo comercial. Para comprar artigos de praia, não existe cidade melhor no mundo. Afinal, nós praticamente exportamos esse tipo de moda.

Noite: Também já teve seus melhores dias, mas ainda está bem diversificada, não é cara e continua animada.

Segurança: Nota zero. O Rio é muito perigoso. Não tanto quanto a mídia faz crer, talvez não tanto quanto a outras cidades brasileiras, mas o turista tem que ficar esperto. O problema é que talvez seja a única cidade no mundo onde a violência não fica na periferia, está em todos os lugares. Mas não chega a comprometer a visita. Pode ser que você venha e nem veja um vestígio de violência. Mas ela existe.

Receptividade: Nota dez! Embora o carioca já tenha sido mais boa praça, continua um povo muito afetuoso com o turista.

Micos: Conhecer só os pontos turísticos tradicionais(Pão de Açucar, Corcovado, Copacabana, Ipanema, etc) e ignorar os alternativos. Acabei de dar uma dica de um lugar alternativo que merece ser visitado.

Visitar o Rio no verão. Fuja! Melhor época para vir: março a outubro.

Fui!!

Marcadores:

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Estive no Parque Lage em abril e conheci essa parte da Escola de Arte achei muito bacana, nem andei muito pq preferi ir ao Jardim Botânico q é praticamente do lado.
Big Beijos

domingo, julho 12, 2009 10:11:00 PM  
Anonymous DO said...

Lugar muito legal,JULIO. Adorei a forma com que as pessoas sentam. FIca longe do centro?

Abraços!

segunda-feira, julho 13, 2009 10:01:00 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

DO, fica no bairro do Jardim Botânico, zona sul do Rio. Perto da Lagoa, antes da Gávea e próximo de Ipanema/Leblon.
abraço

terça-feira, julho 14, 2009 6:40:00 AM  
Blogger Marco said...

Rapaz... Fui tantas vezes ao Parque Lage para namorar, caminhar, ler, decorar texto de peça...
mas não tinha este café!
Vou pegar a "patroa" e nos dar esse presente. Suas dicas são preciosas para quem quer se aventurar nessa cidade maravilhosa...
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

quarta-feira, julho 15, 2009 12:26:00 AM  

Postar um comentário

<< Home