sábado, outubro 04, 2008

Inca Venuziano?



Já falei aqui que não bebo. E eu estava quimicamente zerado. Mas juro que a primeira vez que deparei com esse prédio, tive a impressão de estar participando de um episódio do saudoso Nacional Kid, em que aqueles monstros abissais surgiam por trás dos prédios, prontos para acabar com o planeta Terra.

Trata-se do 30 St. Mary Axe, ou mais conhecido como Gherkin, o segundo maior prédio de Londres, onde funciona a seguradora Swiss Re. Quando surgiu, nos anos 90, causou a maior polêmica dos últimos tempos, nos meios da arquitetura internacional.

A coisa que mais admiro em Londres é a sua surpreendente capacidade de ser tão tradicional e tão contemporânea. O problema é que esse compromisso em ser moderno, às vezes, beira o exagero.
Esse aí em cima, é a sede da prefeitura londrina, às margens do Tâmisa. Design arrojado e harmônico, que não assusta criancinhas.

Também encontrei outro exemplo de arquitetura à serviço do bom gosto na estação ferroviária de Waterloo...
...assim como no simpático mercado do Convent Garden.
Mas o que me encanta mesmo é o charme da arquitetura secular britânica, como o desse velho prédio, no bairro de Westminster, por onde essa ruela passa por baixo, por exempo, ou...


...estes prédios na avenida Bedford, em Candem,...
...ou no magnífico distrito medieval, à beira do Thames river, sempre repleto de turistas á procura daquele clima..., você sabe, tipo Guinevere ou Cavaleiros da Távola Rendonda.


Nas ruelas apertadas, estão prédios seculares e surprendentemente bem conservados e totalmente integrados á modernidade, já que justamente ali fica o que há de mais moderno na cidade: a Tate Galery, onde os mais talentosos artistas contemporâneos.
Já ao lado da Tate, fica o Shakespeare Globe Theatre, um museu totalmente dedicado ao Bardo. A admiração começa do lado de fora, quando se percebe o estado deste prédio construído no século XVII! E é esse caldo de tradição e modernidade que faz de Londres a cidade mais extraordinária que já conheci. E olha que sou rodado!

Não sou arquiteto, sou apenas um apreciador. E quanto ao prédio Gherkin, visto do alto da London Eye, a maior roda gigante do mundo, ele até parece bonitinho. Mas de perto, francamente, é um montro de mau gosto.


E a London Eye será o próximo post. Volto em qualquer edição extraordinária.

Marcadores:

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Só estive uma vez em londres,JULIO. E achei o maximo. Estas suas fotos deixaram-me mesmo com muita vontade de retornar e apreciar tudo isto.

Grande abraço!!

segunda-feira, outubro 06, 2008 9:14:00 AM  
Blogger Nil Borba said...

Oi, menino!!

Amei ouvir a música, mas não gostei de algumas arquitetura..rs
Mas. vale a pena conhecer tudo né?

Beijos

segunda-feira, outubro 06, 2008 9:48:00 PM  
Blogger Lila Rose said...

Acabou o estoque de inveja por aqui... então, fico babando no teclado mesmo...ahahaha!

Bisous e adorei seu último comentário.

Bisous.

segunda-feira, outubro 06, 2008 9:57:00 PM  

Postar um comentário

<< Home