segunda-feira, setembro 29, 2008

Aula de história

Foi aqui. Exatamente aqui, nessa casa aí em cima...
Foi nessa casa de fachada simpática casa no bairro St. John´s Wood que aqueles quatro rapazes gravaram a maioria dos seus discos, inclusive o último que levou o nome do estúdio, Abbey Road, que por sinal, tem o nome da rua onde está localizado...

Parece que pouca coisa mudou desde 1969, quando a foto da famosa capa do disco foi batida.





E foi justamente nesse sinal que os quatro estão atravessando, numa cena que já cansou de ser imitada desde então.



Dizer que Londres conta a história do rock seria exagero, mas a capital inglesa foi palco de vários acontecimentos importantes. Como o famoso concerto que os Beatles deram no terraço deste prédio aí em cima, para comemorar o fim das gravações do Let it Be, seu penúltimo trabalho, gravado ainda no estúdio da Apple, no número 3 da Saville Row, no coração do Soho. A gravação foi filmada para o documentário Let it be. Para quem não o assitiu, o tal concerto tumultuou a vida das redondezas, pois as pessoas começaram a deixar os escritórios, atraídos pelo som, como os ratinhos na história do flautista de Hamelim. A polícia teve que intervir e acabou com a festa.


Tudo aconteceu em 30/1/1969, naquele préido do meio ali. No ano que vem se completarão 40 aninhos e senti uma emoção muito grande ao passar por lá. Era como se Paul ou John ou George ou Ringo fossem aparecer e acenar para mim. Ô lôko!


Falar em rock em Londres seria um pecado, se não eu não mostrasse o Royal Albert Hall, o templo da música clássica, criado pela rainha Vitória, mas que generosamente abriu suas portas para concertos de rock antológicos, como o de despedida do Cream, na noite de 26/11/1968, e do show Nocturne, da Siouxie and the Banchees, em julho de 1983.
A casa fica em frente o Hyde Park, onde ocorreu o histórico concerto dos The Rolling Stones, em 5 de julho de 1969, para anunciar o novo integrante da banda, o guitarrista Mick Taylor, que entraria para o lugar de Briand Jones, morto dois dias antes.

O Roundhouse, em Canden, também abrigou o rock algumas vezes. E melhor, ainda abriga. Não só o rock, mas o rap, a música eletrônica e qualquer outro ritmo da nova geração.
Infelizmente, da Londres da época do punk, pouco existe. Ainda se vê muitos pseudos-punks pela cidade, mas casas que foram templos daquela geração, desapareceram sem deixar vestígios. Como o lendário clube Marquee, no Soho. No lugar, hoje, funciona uma casa de informática. Enfim...


Aliás, por falar em rock, você já conhece o Bob Dylan cantor e compositor, certo? Pois eu nem sabia que ele também encontrava tempo para pintar. Esse quadro assinado pelo cara que fez Blowin´in the wind estava á venda na Harrod´s pela bagatela de quase 3 mil libras. Eu acho que o Dylan, como pintor é o maior compositor da história do rock. E você? Vai para o trono ou não vai?

Marcadores:

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito legal,JULIO. Poxa,que bacana vc ter estado la...

:)

Abração!!

terça-feira, setembro 30, 2008 8:21:00 AM  
Blogger Lila Rose said...

Fotos maravilhosas e a melhor trilha sonora... ai, ai, continuo com inveja...ahahah!

Bisous.

terça-feira, setembro 30, 2008 6:18:00 PM  

Postar um comentário

<< Home