quinta-feira, junho 25, 2009

O Plantão do Jornal Nacional Informa: Bala Perdida em Washington

Tá certo, Washington tem o Capitólio, impávido, visto de vários ângulos de diversos pontos da cidade,...

...tem o Washington Monument ou o obelisco mais famoso do mundo,...
...tem o Lincoln Memorial, lááááááááááááá no fundo, atrás de um loooooooooooooooogo lago ou piscina, como eles chamam(alguém se lembra de Forest Gump?)...
...e tem ela...

...a casa mais famosa do planeta...

Mas, para a minha surpresa, não é que a cidade esconde muito charme, lazer, cultura e até uma tímida vida noturna, por entre todo essa...

...suntuosidade e imponência?

É bom chegar em Washington de trem, só para ser recebido por uma das estações ferroviárias mais lindas que já conheci, a Union Station, no coração da cidade.

Essa bela senhora tem mais de 90 anos e por ela passam anualmente mais de 32 milhões de pessoas. O que me impressionou foi a riqueza do material utilizado e as formas, com muito granito branco e mármores de boa qualidade. Um banho em muita estações européias.
Lá dentro, o passageiro encontra vários serviços. A limpeza e a organização emocionam qualquer brasileiro, que, lógicamente, não está acostumado com isso. A pontualidade dos trens também. Lugares para compras e alimentação não faltam, muito menos para informação. Diquinha: pegue o mapa da cidade no posto para visitantes no subsolo. Se estiver interessado, você pode lá mesmo contratar passeios por toda a cidade. Acho furada. Prefiro andar com um mapinha na mão, é claro.

Aliás, elementos da arquitetura romana é o que mais se vê na cidade.

Mas, com o olhar mais atento, percebe-se muitas outras formas, que, como não sou arquiteto, não sei definir.


O antigo e o novo nem sempre convivem pacificamente, mas...

...Washington parece ter uma forma arquitetônica toda particular, que só é percebida se você se afastar da área dos monumentos e dos prédios públicos. Como esse quarteirão, na avenida Massachussets.

Como já falei em outro post recente, Washington está no rol das cidades que precisam ser descobertas aos pouquinhos. A região do Dupont Circle, perto do Centro, é a região da que mais gostei. Nela, além de prédios interessantes - com um certo ar europeu -, há também restaurantes para todos os bolsos e gostos, lojas de grife e até um certa vida noturna.

Ali, Washington se desconecta da sisudez da imagem de capital federal e se mostra bem mais elegante, simpática e agradável.

E até mesmo bonita.

E ainda tem as áreas verdes. Depois de Londres, nunca vi uma grande cidade com tanto verde.
E isso a torna ainda mais agradável.

Bem, gente, como fiquei muito poucos dias na cidade, nem dá para fazer uma análise mais apurada.

No quesito segurança, a cidade é bem policiada. Mas não se iludam: a criminalidade é grande, só que como na maioria das grandes cidades do mundo, ela fica mais restrita à periferia. Os turistas nem sempre a vêem. Como gosto de circular por toda cidade em que chego, passei por um bairro pobre e fiquei cabreiro. Vi transação de drogas e uma certa hostilidade.

Quanto ao clima, é meio parecido com Nova Iorque. Quente no verão e gelada no inverno.

No quesito custo de vida, é bem mais barata do que New York. É boa para compras porque a taxa é bem menor do que na outra, mas perde na variedade e na qualidade dos produtos, para aqueles que querem algo mais sofisticado.

Transporte: não deu para sentir muito, mas parece que o metrô funciona bem. O táxi não é muito caro.

Não há muitas belezas naturais em Washington, mas há muito para se conhecer, em termos culturais. Há teatros, galeiras de arte, muitas livrarias e muitos, muitos museus. Aliás, li em algum lugar que Washington é a cidade do mundo com mais museus. Por isso, se o visitante quiser conhecer a cidade a fundo, deve passar no mínimo uns quatro dias. Tá certo, que grande parte da parte cultural que há em Washington está voltada para a cultura e história americanas. E a grande parte dos turistas que vi na cidade eram americanos. Mas o que você esperava da capital daquela que ainda é a maior potência do mundo?

Quanto á hospitalidade, gostei. Povo simpático. Até mesmo os funcionários dos prédios públicos e os policiais, são treinados a darem toda informação que o turista precisar. Gostei.

Em resumo, uma cidade que vale a pena ser conhecida. Nem que seja na velocidade de uma bala perdida.

Marcadores:

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Que espetáculoooooooooo.
Big Beijos

quinta-feira, junho 25, 2009 9:49:00 PM  
Anonymous DO said...

adoro este seu olhar,JULIO. Estive só uma vez por la,mas vc conseguiu trazer as lembranças de volta.

abração!!

sexta-feira, junho 26, 2009 8:48:00 AM  
Blogger Marco said...

Puxa... Não é que a DC é bem charmosa? Suas fotos são ótimas. E as descrições então...
Carpe Diem.

quarta-feira, julho 15, 2009 12:38:00 AM  

Postar um comentário

<< Home