segunda-feira, janeiro 19, 2009

Alguma coisa acontece em meu coração...

No final da semana passada precisei ir a Sampa para resolver certos assuntos pessoais. E como a coisa rolou mais rápido do que imaginei, aproveitei para, além de almoçar na Cantina do Roperto, no Bixiga, comer o famoso Bauru no Ponto Chic e fazer algumas comprinhas básicas, dar um giro nesta cidade pela qual tenho um carinho muito grande. O motivo já expliquei aqui, neste post de janeiro de 2006 que tem o mesmo título deste.

Vitrais do...

...Mercado Municipal, local que, apesar de ter morado nesta cidade, o desconhecia completamente. Mas é que na época- estamos falando dos anos 80 - o Mercado era um local tumultuado, sujo e nada acolhedor, como é hoje. Os turistas fazem a festa.


O belo Convento de São Bento...
...e a vista do Viaduto de Santa Efigênia, uma das partes mais bonitas do centrão de Sampa. E mais...

...o Ibiapuera velho de guerra.
Kássia Kiss, ótima na pele da mãe tirana, em Zoológico de Vidro(Foto da Folha de SP)
Aproveitei também para assistir a estréia de Zoológico de Vidro, do graaaande Tenneessee Williams, o dramaturgo responsável por eu adorar e escrever para teatro. Como é tão raro ver um texto deste gênio ser encenado atualmente no Brasil e como nem sei se ele virá para o Rio, resolvi não disperdiçar a chance.
Apesar de alguns probleminhas (introdução longa demais, interpretação meio caricata de Kássia Kiss em determinadas passagens e também de Erom Cordeiro, na pele do ambicioso e canastrão Jim O´Connor, por exemplo), a encenação é primorosa, graças ao talento gigantesco de Ulysses Cruz.
Zoológico de Vidro foi o primeiro trabalho de Teneessee. Baseada num conto do autor, ela foi encenada pela primeira vez em 1944. Fez sucesso, mas, infelizmente a peça seguinte deste americano genial, morto em 1983, Um Bonde Chamado Desejo, ofuscou completamente a primeira. A Margem da Vida - seu título original - foi pouco encenada no Brasil. Por isso, merece uma ida ao Teatro Sesc Anchieta, onde estará em cartaz até 22 de fevereiro, sexta á domingo, 21 horas sextas e sábados.
Poucos dramaturgos entendem tanto da fragilidade humana como Tennessee e conseguem extrair humor e drama de forma tão contundete. Zoológico... fala sobre o drama de Amanda Wingfield, uma matricarca abandonada pelo marido e que vê escapar a última chance de sair do atoleiro financeiro em que a família está, ao tentar aproximar a filha, Laura, hipertímida e deficiente física, de um ambicioso rapaz, Jim, amigo do seu filhoTom, sonhador e infeliz.
Embora tenha sido escrita nos anos 40, poderia se passar tranquilamente neste século XXI. E só mesmo os mestres escrevem textos tão atemporais.
A iluminação de Domingos Quintaliano é perfeita. A trilha sonora de Victor Pozas merece aplausos, assim como a direção de Ulysses Cruz.
Já a interpretação dos atores é irregular. Kássia Kiss está divina como Amanda, apesar de algumas vezes apelar para uma caracterização banal, apostando no patético para fazer o público rir. Kiko Mascarenhas, na pele de Tom Wingfield, é o melhor dos quatro. Impagável tanto como o insatisfeito e beberrão filho de Amanda, que sofre nas mãos da mãe dominadora, que ignora os seus sonhos, como o narrador da história. Karen Coelho também arrasa no papel da sensível e tímida Laura. Erom Cordeiro deixa a peteca cair algumas vezes nas partes mais dramáticas. É previsível e precisa trabalhar melhor o tempo dramático.
Bem, não levem este post tão a sério, já que não sou crítico teatral. Mas de uma coisa tenham a certeza: o texto é nota mil! Se eu tivesse ido a Sampa apenas para assisti-lo, já teria valido a viagem. Torço para que venha para o Rio. E quanto o pessoal de Sampa, não deveiram perder essa chance de assistir a um bom espetáculo teatral - coisa rara esses dias. E reservem com antecedência porque está bombando.

Marcadores:

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A vista do Viaduto Sta Efigenia é o Vale do Anhangabaú,JULIO.Realmente é bonita,mas ,atualmente,é um dos lugares mais perigosos da cidade.
Abração e uma semana show à vc.

segunda-feira, janeiro 19, 2009 8:22:00 AM  
Blogger . fina flor . said...

A Cássia é maravilhosa, como pessoa e atriz :o)

e nooooooooossa, que desejo de Sampa, ai, ai

beijos

MM.

>>> quando quiser ir assistir a peça me avise que rola lista amiga ;o)

terça-feira, janeiro 20, 2009 8:52:00 PM  
Blogger Marco said...

Se eu já estava com vontade de ver esta peça (não é sempre que se tem a chance de assistir um autêntico Tenesse Williams...) agora, com a sua resenha fiquei mais curioso ainda.
Boa pedida!
Carpe Diem.

quarta-feira, janeiro 28, 2009 8:27:00 PM  

Postar um comentário

<< Home