terça-feira, dezembro 09, 2008

Serra & Mar

Sintra
Lisboa é linda. E como se não bastasse, ainda fica bem perto de Sintra. Há um pouco mais de meia hora. E mais: você pode ir de trem, meio de transporte pouco usado no Brasil. Há anos eu não andava de trem e só isso já valeu a visita. A gente até chega a torcer que a viagem seja mais longa. Mas a viagem é curta e rápida e logo chegamos a esta cidade encravada na serra. Surgida na idade média, Sintra foi dominada durante anos pelos Mouros, que do alto desta torre aí em cima, ficavam de olho na aproximação de algum invasor. Um dia, eles deram bobeira, pois a cidade foi finalmente retomada.

Dizer que nos sentimos realmente na Idade Média seria clichê. O que me impressionou mesmo foi o excelente estado de conservação...
...E também, lógico, o que vemos lá de cima. Sintra é cercada por uma vasta área verde, onde se escondem castelos e construções dos tempos da monarquia. Por isso é considerada uma das cidades mais românticas da Europa.
Taí o Palácio da Pena que não me deixa mentir...
Sintra é para ser visitada com calma. Se for possível, passe algumas noites em uma pousada ou nos hotelzinhos da região. Sua alma irá ficar eternamente grata.

Como fica há poucos quilômetros do litoral, Sintra é varrida por ventos constantes. Portanto, o verão é a melhor época para visitá-la e curtir os seus detalhes com calma.


Cascais

Há vinte minutos de Lisboa, de trem, Cascais é a praia da maioria dos lisboenses. Mas recomendo que se vá de Sintra, para se curtir a linda descida da serra.
Como fui no finalzinho do verão, a cidade estava mais tranqüila. Não sei, não. Mas acho que nos meses de férias deve rolar ali uma muvuca da boa. É uma espécie de Buzios de lá. Para os paulistas, seria assim como uma Ilha Bela. Só que muito mais antiga e infinitamente mais charmosa...

Há restaurantes legais e um comerciozinho para a mulherada se esbaldar. O mar é calmo, mas a temperatura da água...é de bater o queixo.

Quem não quiser virar a noite em Cascais, sugiro que só volte á noite pra Lisboa, para aproveitar o final de tarde que é inesquecível.Cascais seria um balenário badalado, como muitos que temos aqui no Brasil, só que com o charme e o conforto de uma cidade de serrada. Até lareiras algumas pousadas têm. Quer charme maior do que você pegar uma praia pela manhã e curtir um vinhozinho à noite, à beira de uma lareira, num bom restaurante, em Sintra. Este é o charme que descobri entre essas duas cidades fantásticas, que são puro charme...

...ou não?


Marcadores:

3 Comments:

Blogger Marco said...

Ah, Julio... Eu ando doido para ir a Portugal. E vendo estas imagens maravilhosas que você postou, a vontade era pegar o avião amanhã mesmo! Muito bom. Continue contando e mostrando. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

terça-feira, dezembro 09, 2008 8:49:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Deve ser mesmo muito linda,JULIO. Fiquei espantado com a conservação. Será que um dia a teremos por aqui??
Abração!

quarta-feira, dezembro 10, 2008 8:15:00 AM  
Blogger Lila Rose said...

Querido estou de volta.
Ai, eu já decidi que minha próxima viagem será para Portugal, mas, não estou pensando nos lugares turísticos, quero ir conhecer a terra dos meus avós: acredita que as aldeias deles ainda existem??? Ver a colheita das azeitonas, fazer o azeite artesanal...o vinho...delícia!

Bisous.

sábado, dezembro 13, 2008 10:42:00 PM  

Postar um comentário

<< Home