domingo, novembro 23, 2008

Você já funiculou?

Eu funiculava todos os dias em Lisboa. Pra cima e pra baixo.

Para decepcionar sua mente suja, funicular é o ato de andar neste simpático teleférico que é o anjo da guarda das pernas cansadas dos turistas que precisam subir a ladeira da Bica


Ou você anda no funicular (teleférico) ou...
...encara essas simpáticas escadinhas. Mas para que tanto sacrifício? Bem...




O Bairro Alto é outra colina da cidade e está em estado muito melhor do que o Alfama. As ruas são mais bem cuidadas e percebe-se que há uma inegável valorização. Mais o charme é o mesmo. Lisboa foi semi-destruída por um terremoto em 1755. As famílias mais ricas, fugindo do caos que se instalou na parte baixa da cidade, mudaram-se para o alto das colinas. O Bairro Alto ainda guarda algum resquício dessa época. Não tem a naturalidade de Alfama, mas compensa em beleza.
É lá em cima que fica A Brasileira, o imponente restaurante, freqüentado por Fernando Pessoa. De cara, os cariocas lembram da Colombo, aqui no Centro do Rio. Só que a nossa Colombo é maior e um pouco mais sofisticada.
Os turistas adoram dar uma parada ali, na tentativa de "reviver" os áureos tempos em que o famoso poeta fazia ali suas refeições e papeava com amigos. Mas o lugar me pareceu uma das armadilhas para turistas que existem em qualquer lugar. De Fernando Pessoa...

...só mesmo a estátua em frente à casa, que ainda tem que segurar mochila de turista abusado. Ninguém merece!

Mas o melhor do Morro Alto é subir até lá no finalzinho da tarde e procurar um dos bares com varandão com vista para o Tejo e curtir a morte do sol. Não é como o pôr de sol à beira do Sena, em Paris. É outro tipo de beleza, outro clima. Mas a emoção é a mesma.

E lá embaixo? O que temos?
Temos, por exemplo, a Praça do Mercado, com o seu casario impar.
E lá fica o Martinho da Arcada, o primeiro restaurante de Lisboa, sempre repletos de turistas, que tentam "reviver os áureos tempos...".
O imponente portal da rua Augusta, a mais charmosa rua-calçadão que conheci. Depois de andar por ela, fica até difícil de encarar a Ouvidor, no Rio, ou a Direita, em Sampa.

O Elevador de Santa Justa é fascinante. Lembra o Lacerda, em Salvador, só que é mais pomposo. Atualmente é mais usado mesmo por turistas do que pelos nativos.

E a Praça do Rossio, ao anoitecer. Mas o Centro de Lisboa está longe de ser apenas isso. Mas a noite de Lisboa será o assunto do próximo post.

Marcadores:

4 Comments:

Blogger Vivien Morgato : said...

Julio, faz um tempo que não apareco por aqui...e que coisa deliciosa ver essas fotos e esse texto sobre Lisboa...adorei!!

domingo, novembro 23, 2008 8:38:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Oi, Vivien. Seja bem-vinda!
bjs

segunda-feira, novembro 24, 2008 6:03:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Lindas as imagens,JULIO. Muito lindas mesmo.
Só que me cansei só de olhar pro tamanho daquela escadaria,rssss

Otima semana!

segunda-feira, novembro 24, 2008 11:39:00 AM  
Blogger Marco said...

Beleza, Julio!
Quero ver estes lugares in loco, quando estiver por lá. Adorei os bondinhos. Lisboa deve ser fascinante... Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

domingo, novembro 30, 2008 1:21:00 AM  

Postar um comentário

<< Home