Buchicho no Chiado



Imagine uma Lapa sem flanelinhas, sem trânsito caótico, sem moradores de rua, sem policiamento excessivo, sem sujeira e sem dificuldades para se estacionar. Pois é, por entre ruelas e ladeiras apertadas, uma multidão de turistas, estudantes, imigrantes, artistas, gays, emos, punks, junkies, boêmios, neo-hippies, namorados, enfim gente de toda a espécie, vai caminhando, como numa perigrinação, à procura da sua turma, ou o seu bar. E quem escreveu (vergonhosamente não me recordo o nome do compositor) os famosos versos daquele samba clássico que diz:"Enquanto a cidade dorme, a Lapa fica acordada, acalentando quem vive de madrugada", não deve ter conhecido esse bairro lisboense, que realmente recebe qualquer um de braços abertos.

A princípio, você fica meio com o pé atrás de andar pelas ruelas nem sempre bem iluminadas. Mas é difícil resistir ao convite daquele buchicho, aquelza confusão de gente, cheiros e, principalmente, sons. Tecno, Rock, Indie, Psicodelic, MPB, Tribal e música de países do oriente médio se confundem numa verdadeira salada cultural, que torna o Chiado o lugar mais fantástico que conheci na Europa, superando até mesmo o incrivel Soho londrino. Nunca pensei em encontrar algo assim em Portugal. Acabei voltando todas as noites e, hoje, morro de saudades.

À princípio, parece um botequim despretensioso, desses que existem aos montes em qualquer capital brasileira. A música é ao vivo. De repente, alguém se levanta e começa a mandar um fado. Como se estivéssemos numa roda de samba ou num partido alto.
Achei legal e interessante, só que na noite que eu fui e o pessoal não parecia muito entusiasmado e poucos foram os que se aventuraram a cantar. Realmente é um lugar que merece ser conhecido.

* Talvez, o único ponto negativo no lugar seja o tráfico de drogas que atua livremente. Diferentemente de qualquer outro lugar que já visitei, lá os traficantes lhe abordam, vendendo de tudo. É uma pena!

Marcadores: Cidades
2 Comments:
Grande Julio!
Essas suas informações sobre Portugal para mim são preciosas. Eu pretendo ir lá o mais breve que eu puder. Já tenho dicas ótimas que você colocou aqui. Legal! Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.
Não conheço a Lapa no Rio,JULIO. Mas adoraria conhecer esta parte de lisboa.
Abraços!!
Postar um comentário
<< Home