terça-feira, novembro 04, 2008

Paris, a cidade dos detalhes - Parte II

Além da Torre Eifel, não falarei mais em outro ponto turístico famoso de Paris. Prefiro falar dos detalhes da Cidade dos Detalhes, com os cartazes, nos ultra-civilizado metrô parisiense.


Ou nas imagens mitológicas em uma das laterais do Museu D´Orsay.


Ou no charme da pracinha Furstemberg, em St. Germain.


Ou no estilo medieval do quartel-general da polícia parisiense. Reparem no detalhe do poste, também no mesmo estilo e sem fios!

Ou na pompa do Le Procope, o primeiro restaurante da cidade. Abriu suas portas em 1686!!!

Já falei que não vou mostrar pontos turísticos, por isso não mostrarei o Arco do Triunfo. Mas mostro os seus detalhes.

Curisosamente, essas esculturas em cena de violência está no pátio de uma delegacia de polícia, próxima a catedral de St. Sulpice. Aí, você pergunta: "Mas o que diabos você estava fazendo dentro de uma delegacia?"...

...E eu respondo: "Bem, eu estava passando pela porta e achei tão interessante essa obra de arte e, então..." É que os pátios da maioria dos prédios em Paris ficam assim, abertos, como esse aí de cima. Sem grades, nem portões.

Detalhe desta cobertura no Champs Elysées, o metro quadrado mais caro da cidade. Quem morará lá?

Será o Gaultier? Essa é a lojinha do cara...

...próxima à Galerie Vivianne. Também há shoppings em Paris, mas quem vai a shoppings, quando se pode vagar por lugares como este?



E também existem as livrarias. Acho que a cidade luz tem mais cafés e livrarias do que Rio e Sampa têm de botecos e farmácias. Essa é a badalada Taschen, em St. Germain, que tem uma excitante parte de livros eróticos. Fica na rua Du Bucy, onde há concorridos happy hours. Ah, os livros também ficam expostos em mesinhas na frente da loja.
Ah, e tem também a matriz da Vuitton, que é quase um ponto turístico. Aliás, eu garanti que não iria mostrar pontos turísticos aqui.

Menti pra vocês.

Marcadores:

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Adoro este seu olhar,JULIO.Vc vê coisas que ,geralmente,passam despercebidas pros turistas comuns como eu,rsss

Paris é dez! É mil!!

abração!!

terça-feira, novembro 04, 2008 11:20:00 AM  
Blogger Marco said...

Vemos Paris pelo seu ponto de vista. E descobrimos o que está além das babas Torre Eiffel e Arco do Triunfo. É ótimo ver estes detalhes. Carpe Diem.

terça-feira, novembro 11, 2008 11:17:00 PM  

Postar um comentário

<< Home