sábado, janeiro 07, 2012

Pura Emoção

No final de 1980 a Rede Globo decidiu dar um presente para seus telespectadores: um show da maior cantora do país naqueles tempos. Elis Regina Carvalho Costa era o nome do especial, onde a pimentinha deveria cantar antigos sucessos e faixas do seu mais recente trabalho, Saudade do Brasil.
Elis estava no auge da carreira e tudo parecia ir bem em sua vida. Por isso, ninguém entendeu quando ao interpretar Atrás da Porta, - canção que Chico Buarque e Francis Hime haviam composto para ela, na época da sua separação do músico Ronaldo Boscoli, em 1972 - ela não segurou a emoção e passou a chorar quase que copiosamente. O diretor - acho que foi o Daniel Filho - teve o insight de nao cortar e prosseguir, enquanto eu e milhares de outros telespectadores assistiamos a cena, estupefados, sem entender nada. Assim como o chamado "padrao Globo de qualidade", Elis era uma profissional muito exigente consigo mesma e nunca se deixaria levar pela emoçao. O que teria acontecido?
Meses mais tarde, quando soubemos da sua separação do César Camargo Mariano, que, aliás, a estava acompanhando nos teclado no especial da Globo, entendemos a sua dor.
E é esta uma das muitas imagens que guardo de Elis (a mão tensa, as veias salientes, a maquiagem escorrendo pelo rosto, enquanto um pranto miúdo e sentido deformava sua feição), esta grande artista que nos deixou há trinta anos, comemorados no próximo dia 19.
No feriado de São Sebastião, 20 de janeiro de 1982, , aqui no Rio, eu voltava da praia do Leme, quando parei numa banca de jornal na avenida Princesa Isabel para passar os olhos nas manchetes e lá estava na primeira página do JB: O Brasil Sem Elis.
Foi o final de praia mais triste da minha vida.
Luz pra ti, Elis.

Marcadores:

2 Comments:

Blogger Ana Coeli Ribeiro said...

Nossa! Também lembro da Elis chorando...Sua tristeza fo final me comoveu.
Luz!
Ana

domingo, janeiro 08, 2012 3:25:00 PM  
Anonymous Carol said...

Adorei esse post.Abraços.
Carol.

quarta-feira, janeiro 18, 2012 8:07:00 PM  

Postar um comentário

<< Home