quinta-feira, janeiro 29, 2009

Nós vamos sentir falta de 2008 por causa de...Parte II

Na minha infância, há quinhentos anos atrás, havia uma rádio, aqui no Rio, chamada Mundial-AM. Nessa rádio havia um programa chamado Show dos Bairros, onde cada bairro era representado por uma música. Os ouvintes votavam e, no final, as mais votadas, voltavam.
Em minha inocência -as crianças da época eram mais inocentes do que as de hoje - eu torcia pelo meu bairro, o pobre subúrbio do Lins de Vasconcelos. Torcia para que ele fosse representado por uma boa música e recebesse muitos votos. Uma vez, quase pirei de felicidade ao vê-lo chegar ao primeiro lugar dos mais votados, passando lugares como Ipanema e Copacabana.
Doce inocência. Só alguns anos mais tardes eu fui compreender que era o jabá recebido das gravadoras que fazia os programadores da rádio escolher quem estaria ou não entre "as mais votadas".
Pois bem, em 2005, já quarentão, iniciei este blog. Eu pensava que os tempos de inocência haviam ficado para trás. Mas eu pensava que se escrevesse direitinho, faria sucesso na blogosfera. Achava que as pessoas estavam atrás de qualidade e se eu me esforçasse, conseguria agradar a uma legião de fãs.
Burra inocência. Mal sabia eu da legião de gente carente que só frequenta o seu blog para fazer o social; dos leitores-spam, que só aparecem para fazer propaganda do seu site; dos jornalistas despeitados que vivem metendo o pau na mídia tradicional mas que adoram ser paparicados por ela; dos grupinhos de amigos que vivem se elogiando; da gente pretensiosa que acha que está fazendo uma grande revolução em seu site, quando só está repetindo o que a mídia impressa já faz há um bilhão de anos; das pessoas chatas que só passam pelo seu site para dizer alô, implorando para que você apareça no site dela, nem que seja para fazer o mesmo.
Enfim, sobrevivi a isso tudo. Mas umas das coisas que mais me chamou a atenção é que, em grande parte, os comentários - na maioria feito por blogueiros - sempre se referiam a um fato pessoal para falar sobre o post. Se o assunto fosse "fazer xixi em lugares públicos", por exemplo, sempre se começava com um..."uma vez EU precisei fazer..." ou "EU vi alguém fazer..." ou "EU quase precisei fazer...". Com as pessoas que comentavam e não eram blogueiras era diferente. A opinião vinha em primeiro lugar.
Hoje, isso já não me incomoda. Aprendi que os blogs são um espelho dessa época em que vivemos, onde muitos têm uma necessidade angustiante de se expor, se expressar, se mostrar, se lançar. Todos querem falar; poucos querem ou sabem ouvir. Aliás, há muito escutar é uma arte para a qual pouquíssimos despertam algum talento. Simplesmente estamos desaprendendo a ouvir.
E sobre isso que fala A Arte de Escutar, ainda em cartaz no Teatro da Justiça Federal, no Centro do Rio. Peça, que ao meu ver foi a melhor do ano que acabou de acabar.
Em pouco mais de uma hora, Amélia Bittencourt, Antonio Fragoso, Carla Faour, Isaac Bardavid, Juliana Guimarães e Patricia Pinho (todos da Companhia Teatral Quem São Esses Caras?), vão mostrando, em diversas esquetes, os apuros, nos dias em que vivemos, de alguém que prefere ouvir a falar, gerando situaçõs dramáticas, cômicas e perplexas. Afinal, numa época em que todos querem falar e poucos querem ou sabem ouvir, imaginem o desafio que é estar vivo para quem é toda ouvidos!
A peça foi escrita pela protagonista da peça (a mulher que é só ouvidos), a atriz e, agora, escritora, Carla Four e tem arrancado elogios por onde passa. Após grande sucesso em Sampa, o espetáculo está há meses em cartaz no Rio, onde ficará até 1 de fevereiro(corram!).

E aqui vai o site da companhia Quem São Esses Caras, que é um barato! Destaque para a veterana Amélia Bittencourt, que interpreta a senhora faladeira na fila do banco.
Aliás, eu tive o privilégio de ter a Amélia no papel de Odete Escarlate, a protagonista, em uma das leituras da minha peça Essa Noite É Verão No Inferno. Ops! Já estou eu falando do meu trabalho e deixando de lado a peça, motivo desse post. Mas, afinal eu também sou blogueiro.

E todo blogueiro deveria assistir A Arte de Escutar. E refletir.

Marcadores:

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ah,co mo eu gostei deste seu leve "desabafo",JULIO. Ah,como eu me enxerguei em muitas das colocações que vc fez ao se referir aos blogueiros,rsss.
Felizmente ,desde o início,a minha intenção,sempre foi fazer amigos. Acho que tenho conseguido.

Grande abraço!!

sexta-feira, janeiro 30, 2009 1:00:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Júlio,
Frequento seu blog desde antes de sua viagem para Boston e nunca comentei nada. E só tô comentando agora, para lembrar que as pessoas que escutam não são vistas e nem ouvidas, o que é ótimo.
Adoro seus relatos de viagem, seus ecritos, aquele do tapetinho de yoga, do impacto que a obra do artista tem sobre as pessoas, estou sempre lembrado deles.
beijos
Valéria

segunda-feira, fevereiro 02, 2009 9:08:00 AM  
Blogger Vivien Morgato : said...

ahhahaha....ai, adorei,EU...rs...adorei...

terça-feira, fevereiro 03, 2009 6:52:00 PM  
Blogger Marco said...

Grande Júlio.
Você em seu post aborda assuntos vários e totalmente interessantes. Começando pela Rádio Mundial ("Oito...Meia...Zero... Muuuuundiaaal..."), que eu ouvia direto no meu radinho Sharp. Uma hora dessas farei um post sobre isso para o Antigas Ternuras. Ouvia o Show dos Bairros (na Tamoio tinha um programa parecido em que cada música era de uma cor, normalmente esquisita, como "música ciclâmem"...), Big Boy... Eita ferro! Mas prossigamos no comentário de seu post. Sobre o fato das pessoas nos comentários escreverem sobre suas experiências. Desculpe, amigo, mas é asim mesmo. Blog é diário PESSOAL. É para falar do próprio umbigo e ouvir outros umbigos. Sobre os diversos tipos de blogueiros que você citou, sim, tem de tudo na rede. Cada um se junta com quem tem afinidade. Pessoalmente, não comecei a ser blogueiro para ser popular, ou fazer sucesso. Até hoje me admiro com os mais de 200 mil acessos que meu blog tem. Escrevo em blog como exercício, porque me satisfaz. Mas respeito quem pensa diferente.
Sobre o Arte de Escutar, puxa, perdi essa. Li as críticas elogiosas mas ainda assim acabei não indo ver. Erro meu. Pelo seu relato deve ter sido mesmo bem legal. Bem, amigo. Sua postagem me sugeriu outra, o que é ótimo, não é?
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

quinta-feira, fevereiro 05, 2009 7:16:00 PM  
Blogger . fina flor . said...

hummm, parece interessante, forte concorrente da minha peça, kkkk

se estiver em cartaz durante a semana vou tentar assistir, porque fim de semana não dá mais =/

beijocas e bom fim de semana, querido

MM.

>>> eu não ligo para os tipos que frequentam os blogs, acho bacana a diversidade, me divirto muito com alguns tipos......

sexta-feira, fevereiro 06, 2009 2:11:00 AM  

Postar um comentário

<< Home