quarta-feira, novembro 07, 2007

Listas, estas inevitáveis



Passou meio batido, inclusive por aqui, a lista dos 100 melhores discos brasileiros de todos os tempos, publicada recentemente na Rolling Stone brasileira.

Como sempre há polêmica. Adoro o disco vencedor, Acabou Chorare (foto), dos Novos Baianos, lançado em 1972, e sobre o qual já comentei aqui. Mas eu levaria o Clube da Esquina, do Milton e do Lô Borges, ao topo do pódium. Mas enfim...

Há resultados justíssimos, como o Chega de Saudade, do João Gilberto, em quarto; o Tábua de Esmeraldas, do Bem - outro que também já foi abordado aqui -, em sexto; o Cartola, em oitavo; e o Elis & Tom, em décimo primeiro. O Fa-tal, da Gal, em vigésimo, achei que poderia ter tido uma colocação melhor. Já o Secos & Molhados em quinto, achei exagero.

Nós Vamos Invadir Sua Praia, do Ultrage a rigor, foi a grande surpresa para mim. Assim como o lp do Roberto Carlos de 1971 - o que tem Detalhes -. Senti falta do Drama, da Bethânia.

Qual eu tiraria da lista? Sem dúvidas o Loki, do Arnaldo Baptista. Um dos piores discos nacionais que já ouvi.

Não sei qual o critério usado pelos críticos que elaboraram a lista, mas a grande maioria dos contemplados com os trinta primeiros lugares são do início dos anos 70, justamente uma fase da MPB que considero de ouro. A nova geração não está presente nos dez primeiros. A melhor colocação foi o Da Lama ao Caos, do Chico Science & Nação Zumbi, em décimo terceiro. O disco foi lançado em 1994.

Mas julgue você mesmo, conferindo aqui .

Marcadores:

4 Comments:

Blogger Luma Rosa said...

Não gosto de listas. Sempre há exclusão ou injustiça. E música é tão "da hora" - aquela que cai bem, pode não cair bem em outra hora. Cada gênero tem seu lugar respeitado. Beijus

quarta-feira, novembro 07, 2007 11:35:00 PM  
Blogger Marcela said...

É, nunca concordei muito com essas listas... :PPP
Abraços!

quinta-feira, novembro 08, 2007 4:42:00 PM  
Blogger Lila Rose said...

Listas são uma merda. Gostei dos indicados, mas sempre acabo achando alguma injustiça..afff

Bisous, querido!

Vou olhar a lista melhor.

quinta-feira, novembro 08, 2007 7:11:00 PM  
Blogger alineaimee said...

Amo Acabou Chorare, mas Clube da esquina não conheço...

sexta-feira, novembro 23, 2007 9:47:00 AM  

Postar um comentário

<< Home