domingo, outubro 21, 2007

Há certos momentos na vida que...


Por motivos particulares, precisei ir a Porto Alegre neste findi. E quem freqüenta este blog a mais tempo sabe do meu amor por certas cidades, além da minha. POA é uma delas.
Pra começar, admiro muito o povo gaucho pelo seu jeito festeiro, por não dispensarem um bom bate-papo e sua capacidade de celebrar o ato de estar vivo.
Porto Alegre não é uma cidade turística. Não tem belas praias, nem lindas montanhas e nem cartões-postais famosos, mas tem o Guaíba, por exemplo, onde o povo vai nos finais de tarde para celebrar o por-de-sol como se fosse o último. Uma espécie de Arpoador gaucho.

O lance rola na área do antigo prédio do Gasômetro, que foi totalmente reformado. Ao lado, nos antigos armazens do porto, mal utilizados no passado, agora acontecem diversos eventos que deram muito mais vida ao local. Se lembra do que já falei aqui sobre o que Buenos Aires, Boston, New York e Recife fizeram com as suas áreas portuárias? Pois é.


Mais incrível foi o que a cidade fez com o seu mercado municipal. Outras cidades também transformaram os seus mercados em points gastronômicos (São Paulo, Los Angeles), mas o de POA é só charme. Entre frutas, legumes e lojinhas simpáticas, bares e restaurantes simples, mas interessantes. Sugiro o Naval, que funciona ali desde 1907.
O Mercado Municipal de Porto Alegre é um exemplo de como um lugar público, se bem utilizado, pode fazer muito mais para o seu povo.




Que o digam a muvuca que se reune no entorno do Mercado nas noites de sexta para fazer o seu happy hour.
Aliás, por falar de lugares interessantes em POA, aí vão três dicas de lugares que gosto muito:
* Depois de almoçar no Mercado, que tal passar uma tarde dando uma volta pelo bairro Moinho de Ventos, principalmente pela Padre Chagas, cheia de cafés, bistrôs e bares elegantes. Percebe-se uma certa pretensão do local em chegar a um nível de Parlemo, em Buenos Aires, ou no Soho novaiorquino. Mas apesar de precisar comer ainda muito feijão com arroz - digamos que está no nível de uma Garcia D´ávila, aqui no Rio - vale a pena conhecer.
* A Cidade Baixa é o point dos agitos noturnos. A maioria dos bares, restaurantes e boates fica na região da rua da República e da General Lima e Silva. E também neste shopping aí em cima, point da galera cult, cool e moderna. Há uma pizzaria muito simpática, Torre de Pizza, onde é legal, ficar sentado e observar o movimento. O clima lembra a Vila Madalena em São Paulo, ou o Leblon ou a Barra, no Rio.
*Para o almoço, sugiro a Barranco, a churrascaria mais badalada da cidade, onde a classe média vai tirar a barriga da miséria. O mais interessante é que a casa tem também uma área externa, onde as mesas são espalhadas em uma espécie de pequeno bosque, dando ao almoço um clima de "churrasco de família na casa da titia", quebrando a mesmice dos ambientes enfumaçados e barulhentos das outras churrascarias. Mas se for nos finais de semana, como eu fui, vai enfrentar filas e garçons estressados. Nada que abale a imagem do lugar, pois o único que parecia não estar estressado, era o boi antes de morrer, pois a carne tinha a grife gaucha.
Enfim, como eu ia dizendo, há certos momentos na vida que a gente percebe que a gente só levará mesmo os momentos gosotos que vivemos. POA e os gauchos sempre me lembram disso. Por isso, sempre volto. Para nunca esquecer.

Marcadores:

6 Comments:

Blogger Vi e falei said...

Assim que voltarmos, será nossa viagem no Brasil. Não conheço, mas estou ansiosa! E seu post ajudou a ficar mais.
Obrigada da visita

segunda-feira, outubro 22, 2007 4:36:00 PM  
Blogger Milton T said...

Pelas fotos, o prédio do mercado é tão bonito quanto ao dos paulistanos.

abs

segunda-feira, outubro 22, 2007 5:02:00 PM  
Blogger Vivien Morgato : said...

Julio, toda vez que te leio , tenho vontade de viajar.;0)

segunda-feira, outubro 22, 2007 7:12:00 PM  
Blogger Jorge Ferreira said...

SO PRA ENCERRAR AQUELE VELHO ASSUNTO...
DE FORMA NENHUMA ACHO TACANHA A ATITUDE DE SE SOLIDARIZAR COM QUEM TEM MENOS,,,
E SINCERAMENTE NAO SE TRATA DE USAR OU NAO USAR UM ROLEX...GRANDE ABRACO

segunda-feira, outubro 22, 2007 7:53:00 PM  
Blogger Marcela said...

Julio, tenha uma excelente semana, cheia de boas notícias e tiradas ferinas, como a do seu último comment sobre o rolex, kkkkk.
Lindas as fotos.

segunda-feira, outubro 22, 2007 10:25:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Vi,
sou meio suspeito para falar, mas POA é tudo de bom.
gd ab

Milton,
me desculpe, mas o Mercado de POA tem mais charme, apesar de ser muito menor.
gd ab

Vivien,
a cada viagem eu levo vcs. Viajar é preciso.
bjs

Jorge,
ajudar ao próximo sempre faz bem a alma. Mas é uma opção individual. É uma obrigação do governo.A maioria do povo acha que todos devem ajudar quem tem menos, sem se dar conta de que quem tem menos nem sempre merece ajuda. Eu ajudo a qualquer um que mereça. Uma grande parte do nosso povo é miserável profissional. E o próprio governo e a mídia estimulam isso, promovendo campanhas como Criança Esperança. Não pode haver esperança para crianças geradas por mães que abrem as pernas para qualquer um e depois abandona essas mesmas crianças. Ajuda melhor seria o controle da natalidade.
gd ab

Marcela,
esse blog não tem o nome Bala Perdida à toa. De repente rola um tiroteio e é bala para todo lado.Não se iluda com a aparente calmaria.
bjs

terça-feira, outubro 23, 2007 4:58:00 AM  

Postar um comentário

<< Home