quinta-feira, agosto 23, 2007

Quem tem medo do BOPE?

Nem o BOPE escapa da pirataria. Triste foto tirada lá da matéria do Leo Lima, no Overmundo.

Há 30 anos, o furacão punk ainda fazia estragos na Grã Betanha.
Dias antes da Inglaterra comemorar o jubileu de prata da Rainha Elizabeth, quatro dos seus súditos, muito mal criados, a chamavam de cretina e fascista, na música God Save The Queen.
Diante do desaforo, o governo inglês proibiu que a música tocasse nas rádios e os Sex Pistols, que a interpretavam, foram proibidos de se apresentarem em todo território inglês. As lojas de discos também foram proibidas de vender o disquinho atrevido.
Mas para horror de sua majestade, mesmo com toda essa proibição, o compacto raivoso dos Pistols chegou em primeiro lugar na parada inglesa, graças a divulgação feita boca-à-boca e à imensa rede organizada no mercado negro, no submundo punk, para a sua comercialização.
Para amenizar um pouco o constrangimento da rainha, o fato foi proibido de ser divulgado. Então, na primeira semana de julho de 1977, os ingleses ficaram atônitos ao olharem para a lista dos mais vendidos e encontrarem uma tarja preta no primeiro lugar. Pela primeira vez na história da música, o disco mais vendido era uma tarja preta, ou seja, não podia ser anunciado.

Trinta anos depois, coisa semelhante está ocorrendo aqui no Rio - guardadas as devidas proporções, é claro.
Tudo começou no início desse ano, quando foi lançado um pequeno vídeo mostrando o dia-a-dia da tropa de elite da PM do Rio, o BOPE. Tiroteios, cadáveres, armamento pesado, muito sangue. Tudo era mostrado em ritimo de vídeo clipe. Só que tudo real. Violência para todos os gostos. Mas o mais chocante era a trilha sonora, onde um rap afirmava tudo que os policiais faziam com os bandidos para manter a cidade livre deles.

O BOPE vai te pegar!

Cantava uma voz cavernosa no refrão principal.
A Polícia Militar não gostou e mandou recolher cópias de CDs piratas que haviam caído nas mãos do mercado negro dos camelôs. Para piorar, o vídeo foi parar no Youtube e acabaria sendo tirado do ar, após muita polêmica.
E como polêmica, quase sempre, é sinônimo de sucesso, o trabalho do BOPE virou um documentário, sob a assinatura de Tulé Peak, Daniel Rezende e Bráulio Mantovani, os mesmos que produziram o formidável Cidade de Deus.
O filme está para estreiar, mas há tempos o mercado negro dos cemelôs já o comercializa em cópias piratas. E pelo que sei, está vendendo como água.

Qual o motivo de tanto sucesso? A qualidade do filme? Pelos trechos que assisti no YT, nem tanto.

Na verdade, Trope de Elite está bombando pelo mesmo motivo que levou God Save The Queen ao topo da parada inglesa há trinta anos. Naquela época a Inglaterra viva uma forte recessão econômica, com uma inflação insistente e um desemprego cruel. Logo, não havia sentido em se gastar milhões de libras com uma festa para a rainha. A revolta da juventude proletária - a maior vítima da recessão - fez com que o disquinho dos Sex Pistols bombasse e não a qualidade musical da banda.

Infelizmente Tropa de Elite está fazendo sucesso através da pirataria, prática que eu condeno da mesma forma que condeno o tráfico de drogas. Mas ninguém suporta mais a violência no Rio, assim como ninguém suporta mais campanhas pela paz ou discursos demagógicos. E ver a polícia exterminamdo bandidos parece ser o desejo de nove entre dez cariocas.

Por isso o BOPE já pegou.

Marcadores:

9 Comments:

Blogger Tiago said...

Ótima analogia que construistes entre esses dois fatos, acho que tanto o punk quanto o vídeo do BOP e outros materiais que tem saído (Falcão, Ônibus Linha 175, O Prisioneiro da Grade de Ferro...), mostram e falam de realidades que todos sabemos que existe, mas que poucos têm consciência da gravidade. E tantos outros simplesmente não querem ver.

Fiquei curioso quanto a esse material, tomara que chegue logo por aqui.

Abraços.

sexta-feira, agosto 24, 2007 10:17:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pena que não vi isto. Alias,nem fiquei sabendo,hehehe.
De qualquer forma,pelo que entendi ,é uma critica pelo fato da policia matar os bandidos.
É isto??


Abração,JULIO!!

sexta-feira, agosto 24, 2007 12:55:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Tiago, o meio alternativo sempre sai na frente ao mostrar a realidade ou coisas criativas e originais. Nós pertencemos a este mundo tb, pois os blogs são uma alternativa à imprensa formal.
gd ab
DO,
não chega a ser uma crítica.É um documentário sobre o trabalho do BOPE, terror da bandidagem aqui no Rio, assim como a ROTA é aí em Sampa.
gd ab

sexta-feira, agosto 24, 2007 1:07:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Realmente nossa vontade é ver a polícia fazendo picadinho dos bandidos. E o povo dos direitos humanos q vá pra PQP...
Beijos

sábado, agosto 25, 2007 3:02:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

espetacular texto, meu caro. e o povo dos "humanos direitos", contra os direitos humanos, que vá para um banco de escola.

sábado, agosto 25, 2007 7:25:00 PM  
Blogger Nil Borba said...

Julio..
Juro que estou estática. Por mais que eu saiba até pq sou carioquíssima Tijucana..Eu ainda me recuso a crer nessa coisa devastada pela incoerencia politica e pelo povo em sua inércia e como vc disse: gritando palavras de ordem que sabemos não vai resolver...
Beijos

terça-feira, agosto 28, 2007 9:45:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Calma, Ursula!
Acho que não é isso que o documentário prega.
bjs
Daniel,
há uma supervalorização dos direitos humanos. Coisa de país demagogo. São resquícios da geração política dos anos 60.
gd ab
Nilza,
Nunca participei dessas manifestações, porque acho que elas são pura demagogia e não mudarão nada.
bjs

quarta-feira, agosto 29, 2007 9:22:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Então tá bombando o rap do Bope?
Bem, tudo o que é proibido tem o seu charme...
Este post me lembra a história da censura a Calabar, a peça do chico buarque e rui guerra... proibiram a peça, proibiram o nome "calabar" e pproibiram que se divulgasse a proibição... eu hein/
Sorte saúde pra todos - menos pra turma do caveirão

quarta-feira, agosto 29, 2007 5:12:00 PM  
Blogger Milton T said...

Sabia disso não! Prá fente Brasil!


Abs

segunda-feira, setembro 10, 2007 12:02:00 PM  

Postar um comentário

<< Home