domingo, julho 08, 2007

O Cristo...ainda.

(Click nas fotos para vê-las melhor)

A "Maravilha" vista do Pão de Açucar.

Recebi vários emails irados devido ao post anterior, quando mostrei o meu descontentamento pelo Cristo Redentor ter sido escolhido "uma das 7 maravilhas do mundo".

Em primeiro lugar, vou logo avisando que não mudo uma sílaba do que escrevi.

Pra início de conversa, não acho o Cristo essa maravilha toda, apesar de ser um belo monumento. Já postei sobre isso aqui. Sempre achei o Pão de Açucar e a Pedra da Gávea muito mais interessantes.

Por outro lado, não concordo com essa mobilização do povo por uma causa em que apenas uma minoria será beneficiada. E isso exclui o próprio povo e a cidade.

De qualquer maneira, na manhã ensolarada de domingo fui peguei a bicicleta e fui até a Praia Vermelha. Lá, subi a Pista Cláudio Coutinho para fazer uma caminhada que costumo fazer, de vez em quando: Subir a trilha até o Morro da Urca.

E como um turista apreciei essa cidade onde nasci e que amo como nenhuma outra.

Lá embaixo, a bucólica Urca, com sua prainha.


O Rio está parecendo uma atriz que já foi muito bonita no passado e que, sem ter cuidado dessa mesma beleza, vai descobrindo os pneuzinhos, as celulites, as rugas, e precisa desesperadamente que digam a cada cinco minutos que ainda é linda. Mesmo que seja dito por aqueles que se aproveitam dela.
Como já falei aqui, essa eleição não vai mudar muito a situação da cidade. Políticos e empresários ganharão mais uma vez em cima da boa fé ou ignorância do povo que se deixa ser manipulado.


Vista da região do Morro da Viúva, no final do Flamengo, onde moro.


Chega uma hora que não dá pra perdoar a ingenuidade.


Mas o futuro dirá se eu estou certo ou não.


Vista da Enseada da Praia Vermelha.

Mas voltando a falar na minha caminhada, tem muito carioca que não sabe, mas dá pra ir ao Morro da Urca por uma trilha que começa na Pista Cláudio Coutinho. São uns duzentos metros de subida tranqüila, a não ser que você esteja muito fora de forma. A trilha corta a mata, onde pequenos largatos e micos serão uma companhia constante. Tudo em plena zona sul carioca. Vale muito a pena tentar.
Se chegar cedo, antes dos turistas, você poderá desfrutar de uma paz que poucos lugares oferecem nesta cidade. Há bancos, árvores generosas e um visual que faz você compreender porque esta cidade é chamada de maravilhosa.




Réplica do primeiro bondinho a subir até o Pão de Açucar.



Que cidade poderia me proporcionar um passeio como este num dia de inverno? Cheguei à conclusão que a cidade do Rio merecia ser eleita.



Outra vista da Baía de Guanabara com a Praia do Flamengo.

É ou não é uma maravilha? Não este chato aí embaixo, a cidade.


Marcadores: