terça-feira, julho 11, 2006

Leia Isto ou Eu Mato Este Gato

Esta foto foi tirada daqui.
Este título, cheirando a chantagem barata, foi inspirado no primeiro número da National Lampoon, famosa revista de humor norte americana, que estreava em 1973 com uma capa em que alguém ameaçava matar um cãozinho, caso quem estivesse lendo não comprasse a revista.
Lembrei-me da Lampoon ao ler a notícia de que algumas das mais importantes livrarias do eixo Rio-São Paulo (Aqui: a FNAC, a Travessa, a Letras & Expressões, a Saraiva Megastore e a Argumento) promoveram até o último sábado, uma estranha promoção. Um livro em branco - tipo livro para recolher assinaturas de visitantes - esteve em algumas lojas dessas cadeias de livarias. O cliente deveria escrever ali uma página inteira, contando uma passagem marcante da sua vida. Os melhores textos, escolhidos pelo dramaturgo e teledramaturgo Manoel Carlos, serão aproveitados numa fotonovela editada por uma revista.
O concurso faz parte da campanha de promoção da novela Retratos da Vida, de autoria do próprio Manoel, que acaba de ir ao ar na Rede Globo.
Sei lá! Mas esse negócio de pedir ás pessoas para escreverem sobre suas vidas, para promover uma novela, que é sobre momentos marcantes da vida de vários personagens, me soa estranho. Soa também como um ato de desespero, como o titulo deste blog. Não quero acreditar que o Manoel Carlos - para mim, o maior autor de novelas da atualidade - , esteja com falta de inspiração. Mas que me parece estranho, parece.
Mande bala!

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

nossa!!!teve gente que escreveu?talvez ele queira mostrar a realidade na novela

terça-feira, julho 11, 2006 7:21:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Tbem pensei como vc,JULIO. Fiquei ,cá com meus botões,imaginando o que estaria ,REALMENTE,por tras de tal iniciativa.
A primeira coisa que me veio á mente foi: material farto pras proximas novelas dele,hehehe
Abração!

terça-feira, julho 11, 2006 11:45:00 AM  
Blogger Edilson Pantoja said...

Eu também pensei assim. A popósito, retorno agora ao mundo virtual depois de uns dias recolhido. Eis o motivo de agradecer tão tarde (quanto!) seus votos deixados no albergue!
A foto do gato tá muito bacana!
Abraços de Belém!

terça-feira, julho 11, 2006 12:43:00 PM  
Blogger Palpiteira said...

Acho que não tem muito a ver com a novela, não. Deve ser marketing, para levar um público diferente às livrarias. Tem muita gente querendo contar alguma coisa e não sabe como. Porque vida é sempre vida, né? :)
Beijos.

terça-feira, julho 11, 2006 1:53:00 PM  
Blogger EDUARDO OLIVEIRA FREIRE said...

Quando crescer, queria ser que nem o Manoel Carlos.

http://dudu.oliva.blog.uol.com.br

terça-feira, julho 11, 2006 3:21:00 PM  
Blogger Jorge Ferreira said...

o programa na radio comeca daqui a pouco...uma hora...se puder ...ouve!

terça-feira, julho 11, 2006 4:53:00 PM  
Blogger Biajoni said...

eu vi a promoção e pensei em ir até lá para escrever algo.
...
mas depois eu sentei e a vontade passou.
:>)

terça-feira, julho 11, 2006 5:26:00 PM  
Blogger Jorge Ferreira said...

a primeira foi do marku Ribas...a segunda foi do gil...musica de batatinha...um sambista da bahia...abraco...valeu!

terça-feira, julho 11, 2006 6:38:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Acho que com isso ele recolhe material de vida-alheia.
Muitas Helenas usarão esses melhores dias de suas vidas, é válido? É, pois as pessoas permitem ao escrever na página em branco.
Noite linda querido,
beijosssssssssss

terça-feira, julho 11, 2006 9:45:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Acho um marketing muito besta, mas enfim... tem gosto pra tudo.

quarta-feira, julho 12, 2006 11:05:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

uma faca de dois gumes
tanto marketing pro seu livro como material pra suas próximas helenas
Agora vamos combinar que o abertura tá igualzinha Laços de Família. Fala sério
beijo

quarta-feira, julho 12, 2006 2:41:00 PM  
Blogger Luiza Voll said...

Oi Júlio, que bom que está gostando do Favoritos, você não imagina o quanto fico feliz! Adoro a capa de revista que você citou e adorei esse post. Os livros nas livrarias talvez sejam mesmo uma forma do autor roubar histórias alheias mas mesmo assim gostei da idéia. Adoro grandes livros em branco escritos a mão. Tenho um assim. A novela da minha vida. Volte sempre ok? Beijos!!!

quarta-feira, julho 12, 2006 3:27:00 PM  
Blogger CrissMyAss said...

Olá!
Falta de inspiração? Não assisti, nem pretendo, mas pelo que anda circulando na net a respeito desta novela... baixaria perde.
Não assistiria nem que o Manoel Carlos ameaçasse matar todos os gatos da Cora Ronai. Nem que ele ameaçasse bater com um gato morto na Cora Ronai. Bem, talvez.
Mas se você não viu isso, veja:
http://www.youtube.com/watch?v=7KxrdNmhMDw
Minha opinião encontra-se no post "Roberto Carlos faz...", visite-me quando puder.

sábado, julho 22, 2006 12:45:00 AM  

Postar um comentário

<< Home