segunda-feira, maio 29, 2006

Falência & Concordata



Faliu.
Quem? A Varig?
Não. O Comando Vermelho.
Isso mesmo. A coisa anda tão esquisita neste país, que tem até facção criminosa indo mal economicamente.
O fato acabou de virar uma matéria no No Mínimo. Mas já há algum tempo tenho ouvido membros da cúpula da Polícia Civil do Rio falar sobre a queda nos negócios da maior facção criminosa do estado. Os motivos? Três podem ser apontados. A queda no consumo da cocaína. As chamadas "operações asfixia" da polícia que passaram a ser mais constantes, afugentando os compradores dos morros. E também o crescimento do consumo das drogas sintéticas, como o ectasy. Este tipo de droga, como já abordei aqui, não é vendida por bandidos dos morros. Ela vem da Europa, na mala de garotões de classe média. Isso significa que a garotada não depende mais das bocas para curtir um barato. E como era a cocaína a principal fonte de renda do Comando, o abalo financeiro foi inevitável.
De qualquer forma, aqui no asfalto nós já começamos a sentir os efeitos da crise lá em cima, nos morros: o aumento dos assaltos a transeutes, furtos e roubos de carros, arrombamentos e invasões a prédios. Geralmente praticados por uma garotada desesperada, precisando de grana, não só para sobreviver. Mas também para comprar mais droga. Sim, porque o consumo da cocaína não diminuiu nas favelas. Mas era as classes A, B e C do asfalto que sustentavam o CV. E a recente chegada do crack ao Rio não deve alterar esse quadro. A maioria dos usuários da droga, por enquanto, são garotos pobres das favelas e os casos entre a rapaziada da classe média ainda são poucos.
O CV surgiu em meados da década de 70, quando presos comuns eram estimulados por presos políticos a virarem Robin Hoods, ou seja, quando saíssem da cadeia, deveriam roubar por um ideal: patrocinarem a divisão de renda mais justa que os militares negavam às classes mais pobres. Escadinha foi o primeiro líder da facção e seguia à risca os mandamentos de "roubar por uma causa nobre".
Hoje, a facção é comandada por uma garotada desesperada, desorganizada e disposta a tudo para voltar a se drogar. Talvez essa desorganização tenha ajudao a levar o CV para o buraco, deixando na mão todos os que tinham no tráfico, o único emprego que os aceitava. São milhares de jovens que, se antes desconfiavam que a vida não lhes oferecia futuro algum, agora têm certeza.
Quem vai absorver esta "mão de obra"? O que poderá acontecer? Só Deus sabe.
Mas o que mais me preocupa é saber que no momento em que estou fazendo este post, em alguma favela, um casal miserável está fazendo mais um filho para engrossar o exército dos desesperados.
Mande bala!

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bom,JULIO,esta tal "falencia" me leva a pensar que o que vem sendo dito aqui em SP ,que os criminosos estão reagindo pq a policia os esta sufocando,é verdade!!
Será??
Abraços!

terça-feira, maio 30, 2006 7:35:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

O que a gente vai fazer? controle de natalidade, primeiro..depois usar a riqueza desse pais para melhorar a vida dos pobres...assim o exercito vira outra coisa

terça-feira, maio 30, 2006 7:57:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Julião, o meu real desespero nisso tudo é saber que, dentro de alguns instantes, pode-se deflagar uma onda de violência e expropriação, comandada pelos traficantes, em busca de uma alavancada financeira da facção. E tua casa corre risco, a casa de um, do outro, daqui, dali, de lá, acolá...
Eu já fui assaltado. Deixo aqui os meus votos de paz e meus elogios aos seus sempre ótimos textos.
Um abração.

terça-feira, maio 30, 2006 8:31:00 AM  
Blogger Palpiteira said...

Júlio, enquanto não fizerem um bom plano de controle de natalidade, será difícil de controlar o resto. Eles copulam feito bichos, procriam feito bichos, não cabe mais ninguém aqui com condições decentes de vida. Será que estão anestesiados na dor e não conseguem enxergar?
Beijos.

terça-feira, maio 30, 2006 1:50:00 PM  
Blogger Jôka P. said...

Pobre é muito fértil.
As Dayennes e Kellys ficam nas portas dos barracos, as pernas gordas abertas, pintando a unhas dos pés, o dia inteiro.
Passam os Wendelsons e Krébersons e créu.
Além de férteis, são muito dadas.
Depois, recRamam.

abç!

terça-feira, maio 30, 2006 1:58:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Outro dia ouvi, pela primeira vez, que os traficantes estavam ficando furiosos porque perdiam "clientes" com as ações da polícia. Quero crer e isso é angustiante, que as ações para reverter essa situação devem ser de desepero!
Na favela não há incautos... Na favela não há controle de natalidade! Na minha opinião, na favela e na pobreza, há muita desesperança!
Bjos...lindo dia.

terça-feira, maio 30, 2006 3:21:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Desesperador,assim eu classifico tudo que está acontecendo.
Era esperado, o crack chegando devastador tomando conta de um território também devastador [a longo prazo] da cocaína.
A violência comendo solta, o pobre bem mais pobre e nem aí...o rico escondido super protegido por blindados indecentes e a classe média?escafedendo-se espremida nas grades que supostamente a isolam desse mundo cão.
Filhos?sim,nascem aos montes mas não são eles os culpados pela devastação [não nesse momento]ela vem do alto,muito alto!
linda noite meu querido,
beijosssssssssss

terça-feira, maio 30, 2006 7:39:00 PM  
Blogger Milton T said...

Talvez com uma sólida educação moral dos pais, salvem alguns jovens...., mas é difícil
Abçs

quarta-feira, maio 31, 2006 9:31:00 AM  
Blogger Vera F. said...

Júlio, vc duvida que eles vão entrar tbm neste mercado do ecstasy? É só uma questão de tempo.Mas espero que o poder deles vá diminuindo. Não acho que são os filhos dos pobres que usam mais drogas e sim os da classe média para cima. Por que eles é que tem dinheiro para comprar. Lembra do Dom, um cara de classe média que assaltava residências no Rio, com muita crueldade, para conseguir drogas, que até os pais dele queriam a prisão dele. Foi morto para alívio de todos!

Bjos.

quarta-feira, maio 31, 2006 7:25:00 PM  
Blogger Jôka P. said...

Julio,
obrigado pelo convite para o lançamento da "Bagatelas".
Abç!

quinta-feira, junho 01, 2006 11:56:00 AM  

Postar um comentário

<< Home