terça-feira, março 14, 2006

Assista e Vista a Carapuça. Ou Não.


Apesar de um pouco cansativo, no início, devido ao excesso e à rapidez das informações, Boa Noite e Boa Sorte vai envolvendo o espectador aos poucos. Quando você se dá conta, está naquele início da década de 50, quando o demoníaco senador Joseph Maccarthy promovia uma caça a todos que ele achava estarem ligados ao comunismo. Dirigido e roterizado por George Clooney, o filme conta ainda com o próprio Clooney. E também o excelente David Strathairn, no papel de Edward R. Murrow, o âncora que arrisca o pescoço para enfrentar o monstro e ao mesmo tempo preservar a sua equipe, numa atuação digna de Oscar (aliás, o filme concorreu a seis e obteve 4 indicações ao Globo de Ouro). Há ainda a charmosa Patricia Clarkson, Jeff Daniels, Ray Wise e Frank Langella, entre outros. Foi também muito bom ver o Robert Downey Jr., que eu pensava ter tido a carreira encerrada sumariamente por causa das drogas. Todo em preto e branco e entremeado por lindas canções de jazz, o que aumenta o seu charme, o filme conta ainda com um trabalho de pesquisa e reconstituição de época monstruoso. O roteiro é uma obra prima. Diálogos inteligentes e cenas preciosas, como a inicial, quando a câmera desfila pelo salão captando rostos e gestos. Uma tacada de mestre de Clooney, que consegue também passar toda a tensão vivida pela equipe de jornalistas da rede de tv CBS que ousou a enfrentar o temido senador. São 93 minutos de muitos cigarros fumados, risinhos nervosos e respiração suspensa. No final, aparentemente, eles vencem - MacCarthy é indiciado pelo Congresso. Mas acabam sendo derrotados para um adversário mais poderoso: a indiferença do povo americano que tem a tv apenas como um meio de entretenimento e não querem esquentar a cabeça com assuntos mais sérios que não os estejam atingindo. A guerra pelo Ibope é muito mais inglória do que a guerra política. A burrice e alienação do público é mais poderosa do que qualquer
Quando o filme acaba, aqueles que se entorpecem todas as noites diante dos BBB da vida, custam a achar a saída, porque a carapuça lhes tapa a visão.
E qualquer semelhança com a era Bush, não é coincidência.
Se quiser se certificar antes de sair de casa, mergulhe aqui e aqui (com direito à musiquinha e tudo).

E por falar nele...
"Fellows americans! Quero que saibam que o Lacerda já tem texto novo no A Arte de Odiar. O cara é o bicho e estou pensando em recrutá-lo para nos salvar no Iraque. E também o meu governo."


E por falar em Bush...


Aqui está o mapa astral do nosso presidente. Mais detalhes? Mergulhe aqui.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mapa astral?
Óh!
:D
Isso aqui tá bom demais!
:D
Iupiii! Selo no Bala perdida!

quinta-feira, março 16, 2006 8:45:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Priscila,
prometi e cumpri.
Consultas astrológicas só com hora marcada. ehehehehhe
bjs

quinta-feira, março 16, 2006 9:11:00 PM  
Blogger Caíla said...

Mapa astral do Bush? Meu amigo... a coisa não tá fácil... Beijos

quinta-feira, março 16, 2006 9:35:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Caila, e nem os astros hão de ajudá-lo.
bjs

quinta-feira, março 16, 2006 9:38:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sexta-feira, fim de semana chegando e muitas indicações de filmes pipocando na blogosfera... Esse me pareceu bom!!!

Beijos e bom fim de semana,

MM

sexta-feira, março 17, 2006 2:51:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Mônica, vá assistir esse. Vc não perderá a viagem.
bjs e ot final de semana.

sexta-feira, março 17, 2006 5:22:00 PM  

Postar um comentário

<< Home