segunda-feira, março 13, 2006

Sinal dos Tempos

E depois de uma semana pegando praia e engordando, voltei disposto a falar sobre assuntos sobre os quais li nas vésperas da viagem, antes que eles fiquem velhos. Sobre a viagem falo depois.



Há 500 anos atrás, na minha juventude, a melhor coisa que nos podia acontecer numa noite de sábado era sair para a balada e arranjar alguém para se fazer a centenária pergunta: “Vamos para um lugar mais tranqüilo pra gente se conhecer melhor?” Mas até aí, gastava-se tempo com azaração e namorinhos. E grana com chopes, jantares e outras coisas mais.
O pior que podia nos acontecer era ficar em casa de pijama vendo tv ou tendo que namorar firme, assistindo tv e nem sempre com chance de se chegar aos finalmente. Enquanto pensávamos em como os amigos estariam se divertindo na balada, pensávamos “Pelo menos não estamos gastando grana.”
Mas parece que hoje as coisas mudaram muito mesmo. Afinal, já se passaram 500 anos, houve a AIDS e tudo mais. Pois eis que fico sabendo que há uma nova onda nos EUA que seria impensável nos meus tempos.
Segundo o imperdível artigo publicado há duas semanas no Mínimo, o grande barato dessas festinhas apelidades de Cuddle Parties (festas do carinho), parecem ser: Vestir pijamas e fazer carinho em estranhos durante horas. Entre as regras está uma importante: SEXO? NEVER! E mais, paga-se por isso.
Todo mundo sabe que a competição, o individualismo, a falta de tempo e etc, etc, etc, estão prejudicando os relacionamentos afetivos. A solidão e a carência são epidêmicas. Mas pagar para receber um abraço e uns cafunés!
Essa matéria, pode ser levada na sacanagem por muitos, mas antes de mais nada é um sinal de como as coisas vão mal nas relações humanas. Onde foi que erramos? Onde vamos chegar? Essas cuddle parties estão se espalhando também pela Europa (no mesmo artigo encontramos endereço de sites sobre elas e é só procurar no google para encontrar vários) e como elas devem chegar por aqui, ainda temos tempo para tentar refletir sobre essas perguntas.



Sei que vocês já estão carecas de saber, mas como lembrou a Luma, o filme que, no post de 03 de janeiro, eu havia conclamado como o melhor de 2005, levou o Oscar, derrubando o grande favorito O Segredo de Brokeback Moutain, de Ang Lee. Há muito tempo que uma barbada não levava uma volta de um filme desprezado pela mídia.
A partir de amanhã lerei mãos, jogarei tarot e búzios.

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Erramos há muito tempo... (Esta resposta vai virar post. ;))
Vim agradecer seu excelente comentário. Vc resumiu muito bem a nossa Educação. Obrigada.
Beijo.

segunda-feira, março 13, 2006 6:35:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Realmente é um absurdo! E vou lá palpitar com certeza
bjs

segunda-feira, março 13, 2006 6:42:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Julio
Estou super em falta com você que participa sempre dos comentários lá do Banana e eu sem retribuir o carinho e a gentileza. Perco um monte de coisas boas com isso. Tenho um tempo muito limitado no computador e às vezes as visitas, comentários e e-mails vão se acumulando. Aí vira bola de neve e eu não consegue mais dar conta. Fui lá ler o post da Luma e acabei chorando. Adoro cães e ando meio sensível com o início da fragilidade do meu, que está com 14 anos. Sobre o seu post, tenho saudades do tempo de namoro escondido no cinema, beijos roubados, troca de olhares, coisas que hoje são consideradas banais. Essa do pijama foi demais. Demonstra mesmo que a humanidade está cada vez mais carente e individualista. Ao mesmo tempo que quero estar no futuro, pelas evoluções tecnológicas, pelas possíveis curas de doenças, dá o maior medo de pensar como serão os relacionamentos. Quem viver, verá.
Beijos.

segunda-feira, março 13, 2006 11:06:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Depois não entendem pq vivo dizendo que me sinto fora deste mundo doido...
Abração"!

terça-feira, março 14, 2006 9:17:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Essa das festas do carinho eu não conhecia. Parece que a gente envelheceu sem ter notado, não?
uahuahuahuahauhauhauah
Melhor ser antiga, se for ser jovem assim.
:D
:D
E hoje eu aproveito pra agradecer o carinho. Sábado tem mais Casal 20. Se não deu pra ouvir, tudo bem. Valeu mesmo assim!
Abraço!

terça-feira, março 14, 2006 9:41:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ah! Jogue cartas!
Essa foi muito boa!

terça-feira, março 14, 2006 9:42:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Julio

Estive viajando, também, mas já estou de volta!!!! Fiquei de boca aberta com "a novidade"... Nem sei o que dizer!!!!!!!

Beijos,

MM

terça-feira, março 14, 2006 4:24:00 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Nunca li cartas, tarot e coisinhas assim mas sempre tem uma primeira vez!
O que mais estranho nessa nova mania é que vem de países em que o contato físico é considerado tabu. Diferentemente de nós eles muitas vezes nem se cumprimentam sequer com um aperto de mãos.
Ah! e também nunca fui em uma festa do pijama!
Feliz com seu retorno!
Beijus

quarta-feira, março 15, 2006 8:02:00 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Helô,
sei como é. A falta de tempo é uma epidemia.
bjs

DO,
somos dois alienígenas.
gd ab

Priscila,
vou fazer o possível para ouvir
bjs

Mônica,
que bom que vc voltou!
bjs

Luma,
também achei interessante esse detalhe. Eles desvalorizam um aperto de mão e pagam para receber carinho. O que não concordo nessas festinhas é a finalidade do afeto. Já pensou uma pessoa carente que pague 30 dólares e seja recusado por todos. Como essa pessoa vai se sentir?
bjus e vc terá uma ótima semana. Está nas cartas do tarot

quarta-feira, março 15, 2006 11:00:00 AM  
Blogger Jôka P. said...

Essa previsão do filme vencedor do Oscar veio da sua sensibilidade artística.
Nada a ver com Omar Cardoso, Mãe Diná ou Zora Yonara.
Em todo caso...
"Ligue djá !"

Abç!

quarta-feira, março 15, 2006 6:16:00 PM  

Postar um comentário

<< Home