segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Taiguara no início dos 70, foto tirada daqui.


14 de fevereiro de 1996. Um câncer maldito levava um dos maiores poetas que a MPB já teve. Um uruguaio que aos 4 anos veio para o Rio. Depois, ele tornou-se paulistano, mas nem por isso menos maravilhoso. Foi perseguido, censurado, teve que sair do país, era comunista de carterinha. Foi a luta, mas seguindo as palavras de Fidel, sem endurecer jamais. Sua partida foi sentida e seu vazio não foi preenchido. Só nos resta lembrar e cantar coisas lindas que ele nos deixou, como a que segue.



Teu sonho não acabou
Taiguara
Hoje a minha pele já não tem cor
Vivo a minha vida seja onde for
Hoje entrei na dança e não vou sair
Vem que eu sou criança não sei fingir
Eu preciso, eu preciso de você
Ah! Eu preciso, eu preciso, eu preciso muito de você
Lá onde eu estive o sonho acabou
Cá onde eu te encontro só começou
Lá colhi uma estrela pra te trazer
Bebe o brilho dela até entender
Que eu preciso...Só feche o seu livro quem já aprendeu
Só peça outro amor quem já deu o seu
Quem não soube a sombra, não sabe a luz
Vem não perde o amor de quem te conduz
Eu preciso...Nós precisamos, precisamos sim
Você de mim, eu de você.
*****************
O texto já havia sido publicado no Avenida Copacabana do Jôka, mas é tão belo que resolvi trazer pra cá também.
******************
“ Você aprende a gostar de você, a cuidar de você,
e principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas...é cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar,não quem você estava procurando,
mas quem estava procurando por você..!"
Mário Quintana

9 Comments:

Blogger Caíla said...

TAIGUARA! Bela lembrança! Um vácuo produtivo-cultural! Só repetirei o mesmo questionamento que fiz ao Joka... tens certeza de que a autoria é de Quintana?

terça-feira, fevereiro 14, 2006 9:40:00 AM  
Blogger Luma Rosa said...

Hoje estamos poeta?!
Talvez o meu erro seja correr atrás das borboletas, adoro elas! (rs*)
Não sabia do passado de Taiguara...
Boa semana! Beijus

terça-feira, fevereiro 14, 2006 10:19:00 AM  
Blogger Jôka P. said...

Houve quem duvidasse da origem real dessa poesia.
Disseram que não seria de Quintana...
Será o benedito ?????
abç!

terça-feira, fevereiro 14, 2006 12:07:00 PM  
Blogger Alba Regina said...

JC, e avoz do taiguara veio a minha memória agora...uma voz, um timbre diferente, gostoso de ouvir...este texto q estava no Jôka é Tudo mesmo...só que eu ainda corro atrás de borboletas...beijo.

terça-feira, fevereiro 14, 2006 6:18:00 PM  
Blogger Vera F. said...

Taiguara faz falta. Gostava muito dele e das suas músicas.

Bjos.

terça-feira, fevereiro 14, 2006 6:25:00 PM  
Blogger Milton T said...

Julio também gostava muito do Taiguara.
Abraço

terça-feira, fevereiro 14, 2006 6:56:00 PM  
Blogger Marcus said...

Realmente, as músicas do Taiguara são muito bonitas. Eu gosto muito de uma que homenageia a terceira idade, "O Velho e o Novo", se não me engano no nome...

Obrigado pela sua visita ao canoa, e pelo elogio. Para conhecer a música do Yanni, sugiro o show "Tribute", no dvd.

terça-feira, fevereiro 14, 2006 7:31:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Júlio

Amo esse poema do Quintana, alías, amo todos os poemas do Quintana. Foi o primeiro poeta por quem me apaixonei.

Uma ótima semana para você,

Beijos,

MM

Ps: Não conheço muito a obra do Taiguara, embora já tenha escutado algumas canções suas na boca do meu querido tio que é músico...

quarta-feira, fevereiro 15, 2006 12:52:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Jôka, Alba, Luma e Mônica,
Taiguara me faz uma falta!!!! Infelizmente meu provedor me deixou na mão e não posso botar músicas dele para vcs curtirem
bjs e ab

Marcus, Vera, Milton e Caíla,
vcs são novos por aqui, então, sejam bem-vindos e obrigado por ter levado bala
ab a todos

quarta-feira, fevereiro 15, 2006 6:28:00 PM  

Postar um comentário

<< Home