sexta-feira, agosto 26, 2005

UM MÊS DE BALA


“A mulher virtuosa é triste e seca”
Nelson Rodrigues


“The Man in a suit has just bought a new car from the profits he made from our dreams”
Steve Winwood, do Traffic, na música The Low Spark of The High Heeled Boys, 1972. Ele resume toda a choradeira da minha geração a respeito da crueldade do mundo capitalista.


“Eu não fumo, não bebo e não cheiro. Meu único defeito é que eu minto um pouco.”
Tim Maia
“Menos ama quem só fala de amor”
Shakespeare, em Os Dois Cavaleiros de Verona


"Às vezes, Deus age tão rápido!"
Blanche Dubois, em Um Bonde Chamado Desejo

Uma Peça que é uma bala



No seu filme Na Companhia de Homens (In the company of men, 1997), ganhador do prêmio de melhor filme nos festivais de Sundance e de Nova Iorque, Neil Labute conta a história de dois marmanjos – no caso, dois executivos -, que, para espantar o tédio de uma viagem de negócios, decidem iludir uma jovem surda-muda, dizendo que ambos estão apaixonados por ela. Só por diversão. Você achou esta história suja e cruel? Então, passe bem longe do auditório da EMERJ, nesta terça-feira, 30, quando será apresentada a peça Baque, do mesmo americano de Detroit. Aliás, a primeira de Neil a ser encenada no Brasil.
Baque é ótima a partir do nome. Pois é justamente isso que todos receberão em dose tripla durante os quase cento e vinte minutos da peça. São três pequenos dramas (Ifigênia, Bando de Santos e Medéia Redux) que mostram nada mais do que seres humanos. O mais surpreendente neste texto, ou nos textos, é o fato de tratar não de psicopatas ou marginais monstruosos. Mas sim de pessoas comuns que são surpreendidos com o que são capazes de fazer ao se verem em determinadas situações. Vale a pena conferir. Após o espetáculo, ainda haverá debate com o psicanilista Joel Birman.

Eis a ficha:
Elenco: Deborah Evelyn, Carlos Evelyn e Emilio Mello.
Direção: Monique Gardenberg
Tradução: Geraldo Carneiro
Classificação: 14 anos
Data e Horário: 30/8, às 19h - Apresentação Única! Entrada Franca!
Os ingressos serão distribuídos a partir das 18h
Local: EMERJ - Av. Erasmo Braga, 115 - 4° andar – Centro – RJ (Prédio do Fórum Central)Informações: Cultural EMERJ, das 12h às 18h 2588-3366/ 2588-3368 /mailto:emerjcultural@tj.rj.gov.br / www.emerj.rj.gov.br Realização: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – TJERJ Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ Cultural EMERJ

"E hoje não. Que não me doa hoje o existir dos outros, que não me doa hoje pensar nessa coisa puída de todos os dias, que não me comovam os olhos alheios e a infinita pobreza dos gestos com que cada um tenta salvar o outro deste barco furado. Que eu mergulhe no roxo deste vazio de amor de hoje e sempre e suporte o sol das cinco horas posteriores, e posteriores, e posteriores ainda. "

Trecho do lindo conto inédito de Caio Fernando Abreu, Para um Roxo Dia de Sol de Fevereiro, que está no site Paralelo. Confiram.

“As bailarinas não davam a mínima para o morto. Eu devaneava, vendo-as patinar lentas, no gelo azul. Uma, duas, três, cinco, dez. Patinavam juntas, em linha vertical, no início. E na forma de um V, depois. Uma retardatária apressava-se para juntar-se às outras. E todas seguiam sem se preocupar com nada além de si mesmas.
Um homem e uma mulher se amavam. O primeiro filho estava a caminho. A gravidez tornou-se complicada e os médicos, então, aconselharam o aborto. Mas a felicidade havia tornado o casal arrogante e tal hipótese foi descartada. Nada poderia dar errado, pensavam. A mulher acabou morrendo durante o parto. O menino nasceu saudável, mas morreria dezenove anos depois em um estúpido acidente de moto. E o homem seguiu a sua vida, sozinho e infeliz.
Este homem sou eu e as gaivotas não ligavam para mim. Nem para o morto. “

Assim começa o Arte de Odiar. O Meu romance policial

DICA DE CONCURSO

O Concurso de Contos e Poesias - Prêmio Cataratas, abre a partir de segunda-feira, as inscrições para a edição 2005 do evento.
Com o objetivo de estimular poetas e contistas a produção literária em toda região e nos países que integram o Mercosul, o concurso premia os três melhores trabalhos de cada categoria. Instituído pelo Decreto nº 7.623, de 05 de março de 1991, o prêmio é aberto para escritores de toda região.
As inscrições seguem até 23 de setembro de 2005. Os interessados devem enviar somente um trabalho para cada categoria, escritos em português ou espanhol. Os trabalhos devem vir acompanhados de dados pessoais do autor endereçado à Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, rua Benjamin Constant, 62 - 85.851-380 - Foz do Iguaçu – PR - Concurso " Prêmio Cataratas ".
A obra deverá ser identificada somente com o título e pseudônimo do autor, em quatro vias impressas em folha A4.
Serão conferidos prêmios aos três primeiros colocados de cada categoria e ao primeiro colocado local . A premiação vai de R$1 mil a R$500. Os 10 primeiros colocados de cada categoria receberão Certificado de Participação.
O resultado do concurso, assim como o regulamento serão divulgados na imprensa local, na Sede da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e no site: http://www.fozdoiguacu.pr.gov.br/ .
A seleção dos trabalhos acontece de 3 de outubro, a 27 de novembro. A premiação será divulgada dia 1º de dezembro.

**Obrigado a todos que levaram bala neste primeiro mês. Principalmente aos que reagiram com comentários.



3 Comments:

Blogger anouska said...

oi, júlio, vim até aqui conhecer teu mundinho. hj já está meio tarde, mas amanhã eu volto com mais calma. obrigada pela visita. bjs, cris

domingo, agosto 28, 2005 2:05:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Júlio,
pena pelo horário não poderei ir.Mas valeu a sugestão do filme.
Adorei essas frases soltas.
abração,
chico

domingo, agosto 28, 2005 10:35:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo Bebê, amigo!!!
Viva.

terça-feira, agosto 30, 2005 11:36:00 AM  

Postar um comentário

<< Home