terça-feira, agosto 22, 2006

Foi Bonita a Festa!


Rosana Hermann, rápida no gatilho, faz uma das suas muitas observações inteligentes. À sua esquerda, uma tímida Raquel-Bruna-Surfistinha-Pacheco. À direita, o jornalista Marcelo Duarte. Ao seu lado, Indigo, e na ponta, Ivana Arruda.

E está dando o que falar o debate “Blog e Literatura: Blog é Literatura?”, que rolou na tarde do último sábado, em meio à Primavera dos Livros, no Centro Cultural São Paulo. O tema já está meio gasto, vamos combinar. Pois, desde que os primeiros blogs literários surgiram que se tenta responder esta pergunta. Mesmo depois do blogueiro Marcelino Freire, ter ganho recentemente o Jabuti pelo seu livro Contos Negreiros e outros como Daniel Galera terem sido contratados por grandes editoras.
O debate tendia a repetir o mesmo blá-blá-blá de sempre. Mas não foi. As poucas dezenas de pessoas que compareceram àquele auditorio, assistiram um bate-papo agradável e esclarecedor de quatro mulheres que blogam por motivos diferentes, mas com a mesma paixão. Eram elas, Raquel Pacheco, mas conhecida como Bruna Surfistinha, sobre a qual já postei aqui; Rosana Hermann, jornalista/escritora, dona do famosíssimo Querido Leitor; Índigo, escritora voltada para o público infantil e a veterana Ivana Arruda, que tem o seu Doidivana. Mediadas pelo jornalista Marcelo Duarte, que tem o site Guia dos Curiosos, as quatro passaram pouco mais de uma hora falando dos motivos que a levaram a blogar (Raquel, necessidade de desabafar; Rosana, continuar a fazer textos jornalísticos, após ter perdido o emprego na Folha; Indigo e Ivana, pela necessidade de obter uma resposta mais rápida do público em relação aos seus textos, sem ter que esperar seus livros serem publicados), falaram também das suas relações com o público (Raquel teve textos copiados e Rosana foi ameaçada de morte), a preparação dos seus posts (Índigo os faz como rascunhos do que deverá ser publicado e Ivana costuma postar contos inéditos sempre que quer se vingar da editora que está lhe devendo alguma grana), sobre a importância dos blogs em suas vidas (neste ponto todas combinaram que não vivem sem os seus sites, embora de vez em quando lhes bata aquela vontade de deletá-los). Enfim, assuntos de meu interesse e de todos nós. Aliás, na platéia, blogueiros velhos de guerra e os quais eu admiro, como o Idelber, o Alexandre Inagaki (recentemente o seu Pensar Enlouquecefoi eleito pela revista Época, como um dos melhores do Brasil), a Andréa Del Fuego, a Lucia do Frankamente e o Biajoni.
Em resumo, foi um encontro nada acadêmico ou científico, mas simpático, agradável, sincero e, de certa forma, esclarecedor, com gente que simplesmente bloga como tantos outros e teve o seu trabalho reconhecido (Rosana com cerca de um milhão de acessos por dia e as outras com livros publicados). A pergunta principal não foi respondida. Na verdade, a resposta estava lá fora. Seja no encontro com o Daniel Galera lendo trechos do seu livro ou na emocionante leitura do Marcelino Freire, lendo um conto inédito chamado Da Paz, sobre a hipocrisia da sociedade diante do desafio PCC. Era só dar uma circulada pelos estandes das pequenas editoras e encontrar vários livros de blogueiros.
Aliás, quanto ao evento em si, achei muito organizado, com os encontros e palestras começando mais ou menos no horário, o local muito apropriado com cafés e bibliotecas, bem localizado, próximo ao Centro e com uma estação do metrô perto. Os preços estavam convidativos, mas o número de estandes eram bem inferior aos da Primavera carioca. Em todo caso, foi uma bela festa.
Foi Bom ter ido a Sampa e ter visto de perto tanta gente que tanto admiro virtualmente. O dramaturgo Mário Bortolotto circulava por ali, assim como o escritor Marçal Aquino e o escritor e agitador literário Claudinei Vieira. Tanta gente boa e talentosa ali, na minha frente, eu pude cumprimentá-los e abraçá-los. Foi bom ter ido a Sampa, cidade que me recebeu tão bem, quando lá morei nos anos 80, pela qual tenho um carinho muito grande e até já expressei isso aqui.
E o dia terminou, como não podia deixar de ser, na Mercearia São Pedro, templo da nova literatura paulistana, e que também já foi motivo de post aqui.
Foi ótimo ter ido a Sampa.



Mesa concorrida. Eu, Vidal da Bagatelas, lá atrás, o cabeludo de camisa vermelha é o Marcelino Freire com uma amiga. No outro lado, as escritoras Indigo (de azul) e Andréa Del Fuego (de óculos) e o casal Diego Landucci e Tatiana Bortolozzo, donos da Livraria do Crime.
Aí embaixo, mais Mercearia. Eu, Vidal e o casal da Livraria criminosa.


17 Comments:

Blogger Luma Rosa said...

Terceira vez que tento entrar aqui e trava tudo. O bonitinho tá reclamando!! Li sobre o debate lá no Idelber. Me diverti muito com a crônica da Lúcia, leu? (rs*) Alguns assuntos por mais batidos que estejam é sempre bom estar em pauta. Boa semana! Beijus

terça-feira, agosto 22, 2006 11:57:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Luma,
realmente. Vou lá no Frankamente para ler.
bjus

quarta-feira, agosto 23, 2006 6:21:00 AM  
Blogger Palpiteira said...

Gostei do seu passeio. Já havia lido no Frankamente. O que observo, com muita curiosidade, é a presença da Bruna Surfistinha na mesa com essas grandes mulheres. Realmente, o mundo está mudado e eu não gosto da mudança.
Beijo.

quarta-feira, agosto 23, 2006 8:50:00 AM  
Blogger Taia said...

Li na franka e agora aqui.
Deve ter sido muito bacana...
Beijo

quarta-feira, agosto 23, 2006 9:17:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Que legal seu relato do encontro. Queria muito ter ido. Fica pra próxima. Bjs!

quarta-feira, agosto 23, 2006 12:10:00 PM  
Blogger Micky said...

Infelizmente estava viajando...Gostaria muito de ter ido, mas ficará para a próxima.

quarta-feira, agosto 23, 2006 1:12:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Poxa vida,JULIO,deixou-me babando por aqui...Foi um big encontro mesmo,hem,heheheh
Grande abraço!!

quarta-feira, agosto 23, 2006 2:08:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Cláudia,
foi d +
bjs

Taia,
foi melhor do que eu esperava.
bj

Luiza,
Se rolar outro, pego o primeiro avião para estar aí.
bj

Lexo,
que pena! Há de rolar uma próxima.
bjs

quarta-feira, agosto 23, 2006 2:23:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

parece que o encontro de feras foi muito bom....

quarta-feira, agosto 23, 2006 3:14:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

vou concordar com a Palpiteira...a Bruninha ai nao combina muito

quarta-feira, agosto 23, 2006 3:15:00 PM  
Blogger Alba Regina said...

primeiro me diz: oq a bruna surfistinha estava fazendo ali pc? ela fala? tá legal...tudo bem. enfim, a pobre da rosana está lutando contra um "jornalista colunista social" q simplesmente tem "escrito" a coluna dele copiando literalmente os posts dela...coitada está arrasada com toda razão...belo passeio né jc?! beijo.

quarta-feira, agosto 23, 2006 4:04:00 PM  
Blogger Milton T said...

JULIO, QUASE NOS ENCONTRAMOS. PRETENDIA IR MAIS UMA VEZ, NA EXPOSIÇÃO DO DEGAS E DEPOIS DO ALMOÇO CO CENTRO CULTURAL SP, PARA VER O MARCELO DUARTE (PANDA), A BRUNA E A ROSANA HERMANN, MAS MINHA ESPOSA NÀO ESTAVA BEM E ACABEIFICANDO COM ELA....UMA PENA...

ACHO O MARCELO HILÁRIO, VEJO-O NA ESPN, E OUÇO NA BANDNEWS...

ABÇS

quarta-feira, agosto 23, 2006 4:51:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Cilene,
ela não devia estar ali mesmo. Ela ficou muito deslocada, coitada!
bjs

Alba,
tenho acompanhado o drama da Rosana. Eu também já fui vítima de um canalha assim, só que não em tão grande escala.
bjs

Milton,
que pena! Fica pra próxima. Melhoras para esposa.
gd ab

quarta-feira, agosto 23, 2006 4:59:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

delícia ouvi-lo repetir que foi bom estar em sampa. fazia tempo que não ouvia isso.
quanto ao encontro no centro cultural, a mesa deveria ser composta por homens também.

quinta-feira, agosto 24, 2006 4:00:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Anna,
acho que foi porque a esmagadora maioria dos blogueiros são mulheres. Sei lá!
bjs

quinta-feira, agosto 24, 2006 4:06:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pô, legal ver tanto blogueiro junto.
Só tem uma coisa na qual eu ando pensando ultimamente: será que é só blogueiro que lê blogueiro?
Lá na Gazeta só tem comentário de blogueiro, nos blogs que eu leio a maioria dos comentários é de blogueiros...
Sorte e saúde pra todos!

domingo, agosto 27, 2006 3:42:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Deve ter sido bacana, mesmo!!!

beijos

MM

terça-feira, agosto 29, 2006 2:26:00 PM  

Postar um comentário

<< Home