terça-feira, junho 29, 2010

Esses fotógrafos maravilhosos e seus clicks fantásticos

Nunca escondi o quanto gosto de fotografia. Muita gente gosta, mas não tem noção do poder de uma foto.
Talvez esses trabalhos aí em baixo, todos tirados  daqui, dão uma idéia
O diretor Francis Ford Coppola no final dos anos 70, época do fracasso de crítica e financeiro de Apocalipse Now. A foto diz tudo.

Yoko, Wharol e Lennon levando às últimas consequências a Revolução Sexual, na Nova Iorque dos anos 70, época em que a cidade era proibida para menores, antes de se transformar na Disneylândia da classe média consumista que é hoje.
Fotografias podem mostrar o lado ainda mais excêntricos de personalidades já excêntricas, como esta foto do saudoso Hitchcock curtindo a neve com os filhos.
Podem também revelar o lado B de uma pessoa. Marlon Brando sempre foi mostrado como durão e insensível em clássicos como Sindicato de Ladrões, Apocalipse Now, O Poderoso Chefão ou Um Bonde Chamado Desejo. Mas essa foto mostra que o homem ainda tinha salvação.

Fotografias também podem ser perigosas. Elas podem revelar o que não se quer que seja revelado. Como o momento de intimidade entre Marilyn Monroe e o presidente John Kennedy aí em cima...
...ou cenas constrangedoras como a mesma Monroe fazendo a linha largadona - mas sem perder a pose -, talvez já na sua fase bebum.
Fotografias também podem mostrar cenas interessantes, como um Travolta ensaiando para fazer bonito em Os Embalos de Sábado À Noite, em 1977.
Fotografias podem revelar o futuro de uma pessoa. Como essa Madonna, ainda ninfeta, já anunciando o que estava por vir...

...ou o futuro brilhante deste Jimmy Page, nos anos 50, que parece anúnciar o que seria como guitarrista do Led Zeppelin.

Fotografias também podem revelar o futuro sombrio de alguma pessoa. Como essa mostrando um depremido Court Cobain, no início dos anos 90.

Ou esse bizarro Michael Jackson, ainda nos tempos dos Jacksons Five.
Por tudo isso, sempre que você for clicar com sua câmera, seu celular ou seu ipod, lembre-se que você não estará apenas registrando uma cena bonitinha ou alegre. Naquele punhado de pixels estará registrado um momento que durará toda uma eternidade.

Marcadores:

5 Comments:

Blogger ~*Rebeca*~ said...

Julio,

Acho maravilhosa essa arte, onde eternizamos momentos e felicidades.

Que seu dia seja de luz, querido amigo.

Rebeca

-

quarta-feira, junho 30, 2010 12:22:00 PM  
Blogger Vivien Morgato : said...

ah, adorei, né? Claro.

off topic: vc me manda as dicas de Recife?

vivien_morgato@yahoo.com.br

beijos.

sábado, julho 03, 2010 7:44:00 PM  
Blogger ~*Rebeca*~ said...

Alexa Meade pinta pessoas e objetos de uma forma real e transformada. Para entender melhor, só vendo e depois diga se não é uma coisa diferente de tudo aquilo que você já viu.

'Ao invés de pintar um quadro de representação em uma tela plana, Meade pinta a imagem de sua representação diretamente em cima de seus súditos tridimensional. O tema e sua representação se tornam uma mesma coisa. Essencialmente, sua arte imita a vida em cima da vida.'

Espero que goste:

http://www.flickr.com/photos/alexameade


~*Rebeca*~

-

domingo, julho 04, 2010 2:46:00 PM  
Blogger Marco said...

Rapaz!
Fotos incríveis! Eu só conhecia a do John com Norma Jean, depois (ou antes) do rala e rola.
Muito legal!

sexta-feira, julho 16, 2010 5:10:00 PM  
Blogger Cláudia said...

adoro fotografia
aliás,
amo fotografia

beijo

quinta-feira, setembro 09, 2010 1:54:00 PM  

Postar um comentário

<< Home