quarta-feira, junho 20, 2007

100 Crimes que compensaram


Sou averso a esta inflação de listas que têm sido publicadas na web nos últimos tempos. Mas essa lista eu não podia deixar de divulgar.
Que sou amante da literatura policial todos sabem. Uma vez alguém me disse que quem gosta muito de ler sobre crimes tem uma certa porcentagem de mente criminosa. Nunca parei para pensar em qual seria esta minha percentagem e também isso é algo que só discuto com o meu analista.
Mas a verdade é que sou apaixonado por qualquer tipo de livro policial e encontrei a lista dos cem melhores, elaborada pela prestigidíssima Crime Writers Association (of Great Britain). Tá certo que a lista é muito antiga (1990), deixando de fora muita gente boa, como o americano Dennis Lehane, o meu preferido da nova geração. Mas levando-se em conta quem elaborou a tal lista, vale a pena dar uma olhada.


Como sempre há injustiças, como o décimo lugar do clássico O Falcão Maltês, por exemplo. Mas, no geral, gostei das escolhas. A maioria são clássicos da literatura policial de todos os tempos. Se o crime é uma arte, alguns são verdadeiras Monalisas. Meu analista não pode saber que irei dizer isso, mas são crimes sofisticados, bem elaborados, inteligentes, charmosos e até bonitos. Pelo menos bonitos de ser lidos.


Qual a arte que pode haver em se arrastar uma criança pelas ruas como se fosse um Judas?

Marcadores: