Brasil do Bem
Você já deve ter ouvido isto. Não, este não é um post evangélico. E eu não me converti. E também não é isso que o senhor da foto está gritando. Na verdade, nem sei o que ele está dizendo. Mas podeira ser:
Literatura Salva!
Deixa eu esclarecer. O senhor da foto é o poeta catarinense Alzemiro Lídio Vieira e, embora, não esteja rezando, ele está chegando às almas de necessitados e, com isso, fazendo um link entre estes e Deus. Isso tudo acontece, não em um templo e, sim, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mais precisamente na Sala de Leitura Salim Miguel. E ao invés de rezas, poemas e contos.
É isso mesmo que você está pensando. A platéia é constituída, em sua maioria, de pacientes internados no HU e os acompanhantes destes.
Na verdade caiu a ficha do governo federal e ele descobriu uma coisa que eu e muitos dos que freqüentam este blog já sabíamos: a literatura, como a arte de maneira geral, faz bem a alma e, portanto, pode, se não curar, aliviar o sofrimento de pessoas enfermas. Não é à toa que os Doutores da Alegria já são um sucesso, levando suas brincadeiras a crianças internadas em hospitais. Com isso, desde 31 de março último, o Ministério da Cultura tem apoiando este projeto, chamado Salas de Leitura e que tem o apoio da Lei Rouanet e é realizado pela Oldemburg Marketing Cultural e pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento (IOD). O mais maravilhoso é que esse trabalho é feito, quase que totalmente, por voluntários, brasileiros que, ao invés de estarem assassinando os pais, escondendo dinheiro na cueca ou desviando verba, dedicam uma parte do seu tempo para ajudar quem precisa.
E a boa idéia tem crescido. As Salas já são 208, em 22 estados. Até o final deste ano, 390 deverão estar implantadas.
Veja mais detalhes deste projeto do bem, aqui.
Não gosto de colocar fotos minhas aqui. Afinal, muitas pessoas hipersensíveis e impressionáveis freqüentam este blog.
Mas como promessa é dívida e eu estava devendo fotos da minhas últimas viagens, vou postando algumas, aos poucos, para que isso aqui não vire um fotolog.
Nesta primeira sou eu, sofrendo muito, após um mergulho na Lagoa da Conceição, Floripa, março/06.
As outras virão com tempo.
22 Comments:
A arte faz muito bem à alma.
Acho legal colocar umas fotos. Belo barco.
Beijo.
E como faz, Cláudia
ótima semana pra vc
bjs
Ô dó Júlio, heheheh.
Boa semana para ti,
Abçs!
Grande Toshiba, sentiu dó?
Pois eu desejo em dobro pra vc. (rs)
grande semana
grande abraço
Júlio Cesar, cada um de nós é capaz de criar um universo via literatura. E esse projeto de ler a fantasia, a ficção às pessoas, procurando aliviar o seu sofrimento é de tirar o chapéu. Não chapéu no poeta, mas ele ergue as mãos pro céu. Imagino a dramatização que ele tenha feito e em como os doentes se interagiram com tudo isso...
Valeu falar sobre isto. Vou procurar saber se em BH nós já temos igual.
Abraços, amigo e obrigado pela visita.
Cometi certos erros aqui. Talvez a pressa de ler tudo. Corriga, por favor: PROJETO DE LEVAR A FANTASIA... NÃO O CHAPÉU DO POETA...
Abraços!
Rubo,
Nós dois sabemos do poder da literatura e esse projeto realmente é tudo de bom.
Ele já está em Minas. Consulte o site que está linkado no post para saber mais.
gd ab
Você está louro, Julio ?!!!
De longe parece ...o Belo.
Sorry, não pude evitar.
Abç!
Jôka P.
Atenção Julio !
Está lançado o grande desafio Activia® !
Mas que esse poder salva, ninguem duvida, resta que seja colocado completamente em prática, até para os que não sabem fazer uso da leitura,seja na forma de interpretação ou de audição...Belo post.
Belo também o barco[o menino sentado nele também,rssss]
linda semana
beijossssssssssssss
PÔ, Jôka,
que saknagem! Esta foto foi tirada mesmo de muito longe. Se não vc veria que nem cabelo eu tenho. (rs) Prefiro ser careca a ser confundido com o Belo.
gd ab
Clarinha,
vc é um amor!
bjs e ot semana pra vc tb
Não apenas a literatura, mas qualquer forma de ARTE faz bem à alma, Julio! Abraço!
Com certeza, Alex.
gd ab
kkkkk Belo!!
Tudo que distrai o coração faz bem pra alma. Parabéns para os doutores da literatura!
Beijus
Taí Júlio uma coisa que não sabia. Sempre acho que qualquer tipo de arte melhora o espírito. Imagina para aqueles que estão doentes do corpo?
Uma idéia brilhante que deve ser levada adiante...
Bjos.
Júlio, não é só você que manda bala não. Eu também mandei bala no seu post BRASIL DO BRASIL, no Na Ponta do Lápis. Balas bem merecidas... rs.
Abraços.
Mt bom msm Julio! Melhor ainda foi o pronunciamento do Exmo. Ministro da Cultura(?)...rs
Vc tá mt certo quando manda suas balas, que na verdade não tem nada de perdidas. Têm endereço sim e mt certo. Parabéns! tenho q vir aqui mais vezes.
Vim ler o texto 'Brasil do Bem' a convite do Rubo, mas a boa impressão deixada por outras leituras aquí, fará com que volte mais vezes. Retornando ao 'Brasil do Bem', fiquei feliz em descobrir o projeto Salas de Leitura e vou procurar conhecê-lo melhor. Quem sabe eu possa colaborar aquí, em minha pequena cidade? Parabéns!
Belo, é mole, Luma?
bjus
Vera,
concordo plenamente.
bjs
Vou lá daqui a pouco, Rubo
gd ab e obrigado pela volta
Edu,
obrigado pela visita e por ter levado bala. Volte sempre!
gd ab
Zeca,
este programa do governo já está em várias cidades mineiras. Consulte o site do link que postei. E obrigado por ter levado bala. Volte sempre!
gd ab
Como é bom se informar, vou entrar na seita" A literatura no Brasil não morreu!"
Beijo.
Valeu, Larissa pela visita. E a literatura brasileira está mais vivinha, sarada e bombada.
bjs
Postar um comentário
<< Home