sexta-feira, abril 28, 2006

Ame-o e Cante-o


Eu te amo, meu Brasil
Eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco e azul-anil
Eu te amo, meu Brasil
Eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil

Se voê nunca teve que decorar esse versinho do sucesso da dupla Dom e Ravel, que inveja!Porque minha infância foi em plenos anos de chumbo e não tive a mesma sorte. Naquela época, em todas as escolas, as crianças eram obrigadas a cantar o Hino Nacional na entrada. Eu estudava numa escola pública e me lembro de um dia em que havia uma menina escurinha ao meu lado, usando chinelos de dedo e com cara de fome. Provavelmente ela só estava ali para pegar o rango que era servido no recreio. Era uma manhã fria de junho e ela mal conseguia cantar de tanto tremer. Mesmo debaixo de chuva, tínhamos que cantar. No dia da Indenpendência, tínhamos que desfilar. E tínhamos também que estudar Educação Moral e Cívica, uma matéira chata que deveria nos ensinar a amar o nosso país. Muitos dos que estão no poder hoje devem ter sido reprovados.
Uma vez, no longínquo 1972, o ditador Médice foi visitar a escola em que eu estudava, no subúrbio do Engenho Novo. O protocolo dizia que ele devria escolher uma sala para visitar. Advinhe que sala ele escolheu? Tínhamos tido que decorar a maldita canção do Dom e Ravel para cantar para ele. Médice era alto, pinta de gringo e tinha olhos azuis assustadores. Frios e sem vida. Ele percorreu justamente a fileira de carteiras em que eu estava. Chegou a brincar com uma menina escurinha, sentada a minha frente (o general também era dado a estes atos de simpatia. Pouco tempo antes, havia ido ao Maracanã para assistir a um Fla X Flu e vestiu uma camisa do Flamengo). Naquela época, com 12 anos, eu já entendia mais o que se passava no país e lembrei-me do meu primo Cláudinho, que estava sendo torturadíssimo nas masmorras do DOI-CODI. Quando Médice olhou para mim, se deparou com um olhar de ódio tão desconcertante, que ele deu meia volta, falou algumas abobrinhas e se foi.
Por que estou lembrando tudo isso? Porque no dia 26, última quarta, foi aprovado o projeto de lei da deputada estadual Alice Tamboredeguy, obrigando os alunos das escolas do Rio a cantarem o Hino Nacional antes das aulas, ritual que havia sido praticamente extinto junto com a ditadura. Segundo a deputada, a medida visa defundir mais o patriotismo. Na verdade, já existe uma tal lei 2651 de 1996, que obriga as escolas a promoverem a cerimônia uma vez por semana. Poucas escolas a cumprem. A alteração proposta, aumentou para quatro o número de vezes que os alunos terão que ficar enfileirados debaixo de sol para cantar o Hino. A nobre deputada acha pouco. "Isso deveria ser feito todos os dias.", argumentou.
Agora só falta a governadora Rosinha tornar o projeto em lei.
Mergulhe aqui e confira a matéria do O Globo.
Você acha que medidas como esta conseguem disseminar o amor pelo país?
Mande bala.


*********

E tem texto novo lá na minha coluna na Revista Bagatelas. Mergulhe aqui.

10 Comments:

Blogger Vera F. said...

Júlio então somos dois que tivemos a infelicidade de ter que encarar o "Emílio Garastazul Médice"(pomposo não? co,mo a sua fúria assassina para calar quem era contra a ditadura militar) pela frente.
Minha triste história: Um belo dia ensolarado tivemos que nos deslocar da escola(pública) que ficava no bairro e ir para o centro da cidade. Finalidade: saudar o presidente Médici que estava na cidade. Santa Maria é um polo militar, tem um quartel quase em cada esquina, além da Aeronáutica. Lá fomos nós todos uniformizados para a avenida principal esperar o presidente passar. As outras escolas também se fizeram presentes.
De repente surge um carrão preto com uma bandeirinha do Brasil na frente. No banco detrás, vejo a figura sorridente Dele nos acenando. E, nós retribuímos acenando com lenços brancos(paz? que paz???). Quando lembro...me odeio!!!

Bom fim de semana.
Bjos.

sábado, abril 29, 2006 11:37:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em casa muito se dizia que "pimenta no ... dos outros é refresco". Os nobres legisladores desta terra deveriam experimentar dos seus próprios ven, ops, inventos antes de servi-los ao povo: a cada abertura e encerramento de sessão, hino para todos! Ora, ora... como se essa fosse a solução para difundir o patriotismo... (nos meus tempos de escola, idem, idem para hino com direito a hasteamento da bandeira, diariamente). Beijos

sábado, abril 29, 2006 2:56:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Vera e Giulia,
isso tudo obrigar crianças pobres, para quem este país pouco dá em troca, a cantar o Hino todos os dias é tão violento quanto o terrorismo.
bjs

sábado, abril 29, 2006 4:01:00 PM  
Blogger Milton T said...

Nossa essa é aquela promoter? Sou dessa época também. Nos cadernos, estavam publicados todos os hinos.

Só espero que não precisemos cantar...."pra frente Brasil, saalve a seleção....corrente pra frente...."

Brasil "ame-o ou deixe-o"

Me dá calafrios só de pensar!

Linkei o Bala Tbém.

Abçs

sábado, abril 29, 2006 6:49:00 PM  
Blogger Alba Regina said...

jc..sou filha e neta de milicos...conheço muito bem a história...ou o lado que ninguém quer contar pq não vende jornal etc e tal...mas isto são outros quinhentos...eu acho certo cantar o hino sabia? é assim q se começa a plantar o amor pela pátria...uma pátria tão desamada pela ditadura da fome do pt...aff...beijo querido!!!

sábado, abril 29, 2006 8:56:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Milton,
me dá calafrios também.
gd ab

Alba,
respeito a sua opinião.
bjs

sábado, abril 29, 2006 11:35:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Júlio, pelo visto somos da mesma época. Só não tive o desprazer de receber em minha escola (pública) o digníssimo ditador. Também me considero um afortunado por não ter (pelo menos não lembro de ter notado) crianças tão famintas como a menina mencionada por você.
Essa Tamborindegui é parenta da Narcisa? Aquela chata que adora aparecer na TV, em qualquer programa pra falar dela mesma? Essa sim, deveria aprender a cantar todos os hinos, não por amor ao país, mas como castigo mesmo!
Agora, disseminar o amor pelo país, só dando dignidade, educação e saúde ao povo! O resto, é perfumaria. Ou maquiagem.

Abração.

domingo, abril 30, 2006 12:06:00 AM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Zeca, será que a exma. deputada sabe cantar o hino?
gd ab

domingo, abril 30, 2006 9:35:00 AM  
Blogger Caíla said...

Não vivenciei esses anos, mas como não conhecê-lo ao longe...
No resto, desarmamento...
Cantar o hinmo como menmçaõ de patriotismo... seria o inominável?
Beijos

domingo, abril 30, 2006 8:34:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Caila, seria loucura.
bjs

domingo, abril 30, 2006 11:27:00 PM  

Postar um comentário

<< Home