domingo, maio 25, 2014

Sugestões de eventos em Nova Iorque. Um para o sábado, outro para o domingo. Ou tudo no sábado.

Quem estiver em Nova Iorque nos dias 7 e 8 de junho próximos, não deveria deixar de conferir um evento que há doze anos acontece na Madison Square, apenas em um final de semana.
A festa acontece anualmente em outras cidades americanas, mas é na Big Apple que ela tem o seu auge.
Mais detalhes sobre o evento, mergulhe aqui.
E está recomendadíssimo pela Time Out!
* Todas as fotos deste post foram tiradas em junho de 2013.

Evento 1: Big Apple Barbecue Block Party.

O início da Madison Avenue e toda a Madison Square ficam fechadas para o evento.
A Madison Square fica em Midtown e há uma estação do metrô, com as linhas  N e R, nas esquinas da 26 th Street com Broadway, bem em frente à praça.


A coisa começa por volta das 11h, mas uma hora antes, já tem muvuca.

Centenas de barraquinhas são espalhadas pelo local, vendendo vários tipos de churrasco e sanduíches. A fila, em algumas barracas, é grande, mas anda rápido.

Aliás, chamou a minha atenção a eficiência da organização. Desde o pessoal que organiza às filas até os que prestam informações.


E também o pessoal da limpeza.

A festa me pareceu ser bem tranquila. Tão tranquila que a polícia se junta ao povo e cai dentro do churrasco também.
Não são vendidas bebidas alcoólicas.

A frequência era bem variada, mas muito civilizada.

Clima familiar, mas nada conservador, careta e chato.

Mas qual é a dessa BBP? É levar a Nova Iorque e outras cidades o clima do autêntico churrasco sulista.
Os preços são convidativos e a qualidade dos produtos que provei era excelente.

Você também pode comprar frutas e vegetais fresquinhos em barraquinhas que nos remetem às feiras que rolam na parte do sul dos EUA.
E tem também a música. Em vários palcos, bandas e cantores de country, western & folk music se revezam.

É uma ótima oportunidade para se ouvir a autêntica música sulista norte-americana, em plena Nova Iorque, a cidade mais universal que existe.

Gosto muito de música country (que aliás, anda em alta por lá). E achei também o som que era levado ali, de altíssima qualidade. Country de raiz. Fazendo uma comparação meio cretina: é tipo assim, como se você fosse a um churrasco no Rio e o som ficasse a cargo da Velha Guarda da Portela. Deu pra entender?

Bem, recapitulando: Big Apple Barbecue Block Party, na Madison Square, dias 7 e 8 de junho de 2014, sempre às 11h. Mais detalhes, Time Out.

Evento 2: Smorgasburg, em Williamsburg, Brooklyn.

O quê? Churrasco, country music e ambientes familiares não são o seu forte?
Então, Smorgasburg!!!!!
Calma, não estou mandando você se f#@$$%!
Esse é o nome da feira que ocorre em dois pontos do Brooklyn nos finais de semana. Mas o mais quente rola aos sábados, em Williamsburg.
Se estiver lá na Madison Square, pegue o metrô das linhas N e R em direção ao Sul e desça na estação 14 St - Union Square. Faça a baldeação para a linha L em direção ao Brooklyn. Solte na estação Bedford e dirija-se para o East River Park.

O Ricardo Freire já havia falado nesta feira aqui. O Ric também ensina como chegar em grande estilo, de ferry, partindo de Manhattan.
O site do evento é esse aqui.

Aos sábados, o East River Park se enche de barraquinhas com comidas e objetos artesanais.

Ao contrário do Barbecue Block Party, aqui o clima é bem alternativo e descolado. Mas nem por isso menos organizado e civilizado.
Ali é possível se encontrar artigos diversos e comidinhas de várias partes do mundo. Da bagutete francesa ao churrasco coreano (?!!!!!!!!).
Experimente o que quiser - os preços são friendly -, mas não saiam de lá sem experimentar o sanduíche de sorvete (terceira foto), que já é a cara de Nova Iorque, em termos de gastronomia (tipo assim Bauru para Sampa, caldinho de feijão para o Rio e acarajé para Salvador).
Também há muita coisa vegetariana e orgânica...





Chamou a minha atenção, além do clima descontraído e a diversidade de comidinhas, foi como o local é bem aproveitado, às margens do East River e estrategicamente localizado na boca do desembarque/embarque do ferry.
Assim como no BBP, a muvuca ali é educada e civilizada. Mas, sabe como é...tem muvuca. E lá pela uma da tarde, as comidinhas nas barracas começa a faltar.
O ideal é que você curta o Smorgasburg no sábado e deixe o BBP para o domingo.
Mas, caso você não tenha tempo (o que foi o meu caso), dá para curtir um pouco dos dois. Desde que você deixe o Smorgas para o final, porque é imprescindível que você estique sua estadia em Williamsburg até a noite, caso você já não o tenha feito, é claro!

Vamos lá! Então, comida alternativa não é a sua? Não se aprreie! Nas proximidades do East River há vários lugares decentes para um almoço tradicional.

Tudo bem, almoço tradicional não é o seu forte? Tá, existem lugares decentes para uma boquinha também.

Mas, caso você nunca tenha estado ali antes nessa vida, seria muito bom bater perna por Williamsburg e conhecer essa parte descolada, cool e alternativa do Brooklyn.

Assim era o Soho até os anos 1980, antes que os preços dos alugueis em Manhattan ficasse bipolar. Então, parte do mundo da moda e das artes, pegou o metrô e começou a aportar nessa parte, antes, imigrante e pobre.
Que tal umas comprinhas? O local é infestado de grifes alternativas e até antiquários. Todos expulsos dos altos alugueis do outro lado do rio.
Bata perna à vontade até elas ficarem cansadas. Então, será a hora de voltar ao East River Park para relaxar e ver o sol morrer...


E depois que o sol morrer é hora de ir embora, certo?

Absolutly not, meu caro. Porque aí começa a noite em Williamsburg. Tudo bem, que a noite ali é mais voltada para a garotada. Se você já passou dos trinta, nunca colocaria um piercing, não se tatuou, nunca usou um naguirlé, pensa que o LSD está morto, nunca ouviu Yeah-Yeah-Yeahs ou Drive-by-truckers ou Afghan Whigs ou Kasabian ou Elbows ou Valerie June, curta um pouco o ambiente animado e descolado  do lugar (sacolas da GAP ou Zara realmente não são bem vistas ali) e saia de fininho, com certa dignidade. Mas fique pelo menos para o jantar.

O problema é que a exploração imobiliária já atingiu Williamsburg como uma tsunami e os preços dos imóveis têm ficado sem-noção por lá. E parte dos moradores alternativos e cool estão se mudando para outras partes do Brooklyn, como Cobbe Hill, mais ao sul, por exemplo.
Mas isso é assunto para outro post.
Em resumo: boa Big Apple Barbecue Block Party e bom Smorgasburg pra você!

Marcadores:

1 Comments:

Anonymous Boia Paulista said...

Oi, Julio. Tudo bem? :)

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie - Boia

quinta-feira, maio 29, 2014 10:26:00 AM  

Postar um comentário

<< Home