quarta-feira, maio 09, 2007

Quem não chora não mama...


O ano não está sendo bom para a literatura norte-americana. Pelo menos para os críticos. Nas últimas semanas, vários jornais em todos EUA decretaram o fim dos seus suplmentos literários, alegando prejuízo. O Los Angeles Herald foi um deles, deixando irado o crítico Michael Connelly, que mandou bala num artigo, no qual alardeava a importância do seu trabalho para a literatura. Outros colegas seus solidarizaram-se na choradeira e acabaram formando a National Book Critics Circle, cujo o objetivo é chamar a atenção da mídia para o problema.
Você já assistiu filme, peça, show ou comprou cd, livro ou qualquer outro produto cultural baseando-se em albuma crítica? Mande bala.

15 Comments:

Blogger Unknown said...

Eu já, mas eu tenho opinião propria. Crítica serve pra dar uma orientada e clarear as escolhas.
Mas também vejo filme, leio livro e vou a exposições que os críticos detestam.
Falta espaço pra cultura e arte nos jornais hoje em dia, mesmo que seja crítica.

terça-feira, maio 08, 2007 6:28:00 AM  
Blogger Tiago said...

Acho que pouquíssimas vezes acessei algum produto cultural influenciado por alguma crítica.
Penso que o gosto é uma coisa subjetiva, logo o que não agrada a gregos pode agradar a troianos.
Outro dia vi uma entrevista com o Paulo Autran que ele falava:
"Existem aqueles que fazem, e aqueles que criticam, seu pelos que fazem".
Acho que todo crítico é, de certo modo, um artista frustrado. Mas quando o crítico é também um artista reconhecido em seu meio, tem mais moral para criticar, pois tem conhecimento de causa, vive a arte, não apenas consome.

Abs.

terça-feira, maio 08, 2007 8:23:00 AM  
Blogger Tiago said...

Acho que pouquíssimas vezes acessei algum produto cultural influenciado por alguma crítica.
Penso que o gosto é uma coisa subjetiva, logo o que não agrada a gregos pode agradar a troianos.
Outro dia vi uma entrevista com o Paulo Autran que ele falava:
"Existem aqueles que fazem, e aqueles que criticam, seu pelos que fazem".
Acho que todo crítico é, de certo modo, um artista frustrado. Mas quando o crítico é também um artista reconhecido em seu meio, tem mais moral para criticar, pois tem conhecimento de causa, vive a arte, não apenas consome.

Abs.

terça-feira, maio 08, 2007 8:24:00 AM  
Blogger Vera F. said...

Júlio, claro que a crítica pode influenciar, mas não determina. Até porque se eles não gostam de um autor, um diretor ou um cantor, dificilmente vão fazer uma crítica isenta. Já comprei livros por ler uma boa crítica, mas é raro, tbm tenho os meus gostos definidos, independente de críticos.

Bjos.

terça-feira, maio 08, 2007 11:55:00 AM  
Blogger . fina flor . said...

Que triste essa notícia, Julio! Mais triste, ainda, se for sinalizadora de uma tendência global....

E sim, eu já asissti filmes, shows e afins depois de ler uma crítica :o)

beijocas

MM

terça-feira, maio 08, 2007 5:17:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não acho que a opinião de criticos me influencia nao... vejo a sinopse ou trailer ou a orelha de um livro.. se me apetecer tudo bem... bjo blue

http://noelevador.zip.net
http://nabolsadamulher.blogspot.com

terça-feira, maio 08, 2007 5:54:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

não sou mt pela critica, qdo dizem que um filme é bom eu vejo e acabo nao gostando, qdo criticam o filme eu acabo gostando, se bem que os da xuxa nem precisa ser critico p´ra criticar, mas eu to nem aí para os criticos, se bem que eu gosto dos da veja, só ...

http://vidacretina.zip.net
http://noelevador.zip.net

terça-feira, maio 08, 2007 6:03:00 PM  
Blogger Duda Bandit said...

JCC, não sei quem disse, mas repito, dizem que o crítico é o cara que sabe o caminho, mas não sabe guiar o carro... eu não dou muita importância, mas uma olhadinha é inevitável... ah, valeu pela força, brigadão mesmo...

terça-feira, maio 08, 2007 10:34:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

o negocio ta e feio para os jornais de um modo geral..

quarta-feira, maio 09, 2007 7:02:00 AM  
Blogger Fernando said...

Oi, Julio Cesar,
Nem sempre me apoio nos criticos para me orientar em relação aos assuntos culturais.
Mas já fui a alguns filmes, sobretudo, depois de ler algum critico que eu perceba, depois de algumas investidas, que pode me dizer algo parecido ao meu gosto.
Livros, nem tanto. Prefiro dar uma olhada nas orelhas, conversar com amigos, para compra-los, ou le-los.
De resto, o prazer de ler seus brilhantes textos e a intenção de comprar a Arte de Odiar.
abraços
fernando cals

quarta-feira, maio 09, 2007 8:17:00 AM  
Blogger Ricardo Mantler said...

Eu sou plenamente influenciado pela crítica, especialmente quando o crítico é velho conhecido e afinado ao meu gosto pessoal.

Leio todo tipo de críticas e muitas vezes sou atraído a algum produto justamente pela crítica negativa.

É a vontade de "pagar pra ver"

quarta-feira, maio 09, 2007 11:31:00 AM  
Blogger Vivien Morgato : said...

sinceramente? nunca.
Mas ando super influenciada por sugestões de blogueiros.

quarta-feira, maio 09, 2007 5:22:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sinceramente eu nunca me baseio em critica alguma,JULIO.
Ao contrario,evito,por exemplo,os filmes que a critica elogia.
Ultimamente tenho gostado das dicas dos amigos blogueiros. Muito mais confiáveis.
Abração!!

quinta-feira, maio 10, 2007 7:55:00 AM  
Blogger Luma Rosa said...

Os consumidores também são críticos, muito mais que a crítica encomendada da mídia.
O National Book Critics Circle também faz a sua premiação todos os anos, isso também não é uma forma de crítica?
O resultado destas premiações nada mais são que juntar as opiniões de várias camadas críticas da sociedade.
E quando dizem que a unanimidade é burra, penso duas vezes. Quando o trabalho é bom todos concordam, fica até feio contrariar.
Veja o caso de Cormac McCarthy, ganhou o Prêmio Pulitzer deste ano, o Faulkner Award, o National Book Award e o National Book Critics Circle Award, além do seu livro "The Road" estar sendo adaptado para o cinema.
A crítica pode até sinalizar, mas quem determina o sucesso literário é o público.
Dúvido que exista alguém que nunca tenha sido influenciado por uma crítica! Isso quando não se conhece o produto. Depois que cai na boca do povo, a crítica encomendada morre.
Beijus

quinta-feira, maio 10, 2007 9:14:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu não sigo indicação de crítica.
Exemplo: quando saiu o filme "Fargo", eu fui atrás da crítica para ver. Não era o meu gênero favorito, odiei o filme e cortei os irmãos Cohen da minha "filmografia". Até que, um dia minha irmã me falou para ver "E aí, irmão, cadê você?".
A-DO-REI!! E a crítica, nem tchungas para o filme.
Ou seja: eles podem falar o que quiserem, eu sigo meu nariz.

quinta-feira, maio 10, 2007 5:45:00 PM  

Postar um comentário

<< Home