domingo, maio 20, 2012

A gente não quer só comida...


Fui dar uma olhada na imperdível exposição de fotos a céu aberto que a prefeitura do Rio está promovendo em plena Cinelândia.
As fotos são do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand. Durante 20 anos, ele retratou as mudanças ecológicas que ocorreram em nosso planeta, através de fotos sempre tiradas do alto.
Além de belíssimas, elas servem de alerta. Por isso a mostra A Terra Vista do Céu foi incluída no evento Rio + 20, que ocorrerá no próximo mês, quando líderes de diversas nações discutirão formas de fazer o planeta crescer economicamente com sustentabilidade.
Acompanhando cada fotografia, está uma pequena legenda, explicando como e onde ela foi feita. E, em alguns casos, o que aconteceu com determinado lugar.
A primeira foto, por exemplo, foi tirada no Oceano Indico e mostra uma ilhota formada por recifes de corais conhecida como Olho das Maldivas e foi devastada tempos depois por uma tsunami. É a natureza nos lembrando quem é que manda.
A exposição em si é uma maravilha, não só para amantes da fotografia como eu. Todo mundo deveria dar uma olhada.
Mas o que mais me chamou a atenção, foi a reação das pessoas que passavam por lá. Contínuos, porteiros, secretárias, advogados, desempregados, aposentados, empresários, sem-teto, bancários.
Enquanto eu apreciava a foto acima, um senhor muito humilde ficou do meu lado e exclamou:
"Agradeço a Deus por poder estar vendo essa belezura."
Olhei para ele e vi os seus olhinhos brilhando.
A primeira coisa que veio na minha cabeça foi aquele antigo sucesso dos Titãs nos anos 80,  cuja a letra dizia mais ou menos assim:
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte...
As pessoas de baixa renda nem sempre tem grana para entrar num teatro, num cinema ou numa galeria de arte. Conheço muita gente que fica com vergonha de entrar num centro cultural, por exemplo. Por isso, acho maravilhoso o poder público levar a arte ao povo.
Por que é a arte que nos faz ser diferentes dos animais.
Nós somos lindos. Porque criamos e temos a capacidade de nos emocionar diante do belo.
Se não fosse a arte, seríamos um bando de seres vivendo apenas para lutar pela sobrevivência.
E só.

A exposição A Terra Vista do Céu ficará na Cinelândia até o final de junho. Para conferir os horários e no caso de você não poder estar no Rio, mergulhe aqui.

* Estarei viajando de novo e por isso esse blog ficará parado por uns dias. Mas, mandarei notícias.
Um beijo a todos.

terça-feira, maio 01, 2012

Quantos kilos pesa o seu sonho?



Quem assistiu a minha peça Esta Noite É Verão no Inferno, se lembra de um trecho em que a personagem principal diz:

ODETE: Todo mundo precisa de um sonho. Mas a vida é a predadora dos sonhos.
(...)
ODETE: O sonho da gente está lá, na relva, se alimentando. (Como alguém  à espreita) E a vida está à espreita, por trás dos arbustos.
(...)
ODETE: Aí, quando o nosso sonho já se alimentou bastante e está bem gordo, (De pé, mas como se rastejasse) a vida vai rastejando em direção ao nosso sonho. E rastejando, e rastejando e rastejando, vai rastejando cada vez mais rápido...
(...)

ODETE: O nosso sonho ainda tenta fugir. Mas a vida sempre alcança o nosso sonho. Ela o pega pelo pescoço e, depois, leva o coitado pra um lugar afastado e, então, (Histérica) começa a devorá-lo, arrancando cabeça, pernas, e reduzindo o nosso sonho a um monte de ossos e restos de carne ensangüentada.
(...)
ODETE: Acho que a vida prefere os sonhos gordos e fortes. O Waldir sempre dizia: ‘Não alimente muito os seus sonhos.’ A vida sempre fica esperando os sonhos ficarem gordos. (Triste) Mas, às vezes, a desilusão é tão apressada!

Eu acredito plenamente nas palavras da Odete. Aliás, fui eu que coloquei isso na boca daquela personagem fantástica! Eu realmente acredito que devemos limitar nossos sonhos para que eles não virem utopia.
Aí vc me pergunta: o que diabos esta foto tem a ver com isso?
Uma vez, o jornalista Sérgio Cabral, ex-integrante do saudoso Pasquim e pai do atual governador do Rio de Janeiro, tentou explicar o jeito relaxado do carioca, dizendo que a sequência de montanhas que existe na cidade, faz com que nossa imaginação queira sempre ir além, esteja sempre imaginando como estará do outro lado. Nossa mente está sempre tentando ultrapassar os limites impostos pela natureza.
Acho que todo carioca é mesmo um transgressor e um sonhador.
Esta foto foi tirada, outro dia, da Vista Chinesa e mostra a sequência de montanhas da Urca até a região oceânica de Niterói.
Como limitar sua imaginação diante das nuances destas montanhas que se projetam ao infinito? Como limitar o seu sonho diante disto? Há alguma dieta para os sonhos diante de tal beleza?
Nesta manhã de feriado, chove muito no Rio e parece que o frio finalmente chegou. Dia propício para esquecer o regime e sonhar gordo.
Como a maioria dos cariocas, estou entocado dentro de casa, ouvindo uma boa música, relaxando e sonhando com dias ensolarados e alegres. Principalmente para todos os trabalhadores deste país.
Escolhi esta foto porque ela tem a ver com o meu estado de espírito hoje.
Feliz Dia do Trabalho!