terça-feira, julho 29, 2008

Pedalando & Clickando & sentindo a emoção

Aposto que você nunca esteve aqui.









Mas você não está só. O Mirante dos Dois Irmãos foi inaugurado há menos de dez anos e garanto que a grande maioria dos cariocas ainda nem sabe da sua existência.


São vários mirantes, de onde se tem diferentes anglos da zona sul do Rio.


Eu fui de...






Mas dá pra ir de carro ou a pé (para os mais em forma). Vá de qualquer jeito. Eu recoMENdo.



Marcadores:

quarta-feira, julho 23, 2008

Os Sem-noção

ELE: Precisamos conversar esta noite.



ELA: Tá.



ELE: Mas quando eu chego você já está dormindo...



ELA: Olha, eu já sei qual vai ser o papo. O seu negócio é grana, você quer dinheiro...



ELE: Você está insinuando que só estou contigo por dinheiro? Você sabe que não é isso.



ELA: Pior é que não sei não. Você só me procura pra me pedir dinheiro.



ELE: Tudo bem. Eu ando precisando. Mas não sou nenhum &*@#$!.



ELA: Estou começando a achar que é.






ELE: Não diga isso. Você sabe que é recompensada pela grana que me dá.



ELA (rindo): Será?



ELE: Me espere acordada hoje à noite eu te mostro.



(Beijos)



Este diálogo até poderia, mas não está em nenhum dos meus livros e nem em uma das minhas peças. Foi ouvido por mim e outras pessoas esta semana na fila única de um caixa, de uma drogaria, em pleno Centro do Rio.



Vou fingir que sou moderno:



As pessoas não estão sofrendo de superexposição em fase terminal, afinal, em relação ao caso acima, todo casal precisa discutir sua relação. Se for numa fila de drogaria, melhor ainda. Entre pacotes de fraldas, Prestobarbas, vicvaporubis e sabonetes Niveas é muito mais romântico!

Marcadores:

sábado, julho 19, 2008

Aprovado



Aviso aos viajantes: O Morro da Urca decidiu dar um mimo para turistas e cariocas: novos guarda-corpos e bancos muito bonitos...





...para que as belezas do Rio sejam apreciadas com mais conforto.









O difícil é se levantar e ir embora.



O quiosque foi reformado e apesar dos preços "turísticos", dá para comprar um lanche e se esticar, enquanto a cidade lá embaixo, faz o resto...





Uma vez, li em algum lugar que o Rio visto de cima é uma aula de geometria. Talvez seja exagero, mas poucas cidades têm formas tão exuberantes. Como a do bucólico bairro da Urca. Uma ilha de paz na beira da Baía de Guanabara.





Ou a do Pão de Açucar, cujo acesso começa ali no Morro da Urca. Lá atrás está a região litorânea de Niterói, com as praias de Piratininga e Camboinhas, que valem a pena serem visitadas.






Que forma teria a enseada de Botafogo salpicada de barcos?




E a orla do Bairro do Flamengo, onde moro?






O formato da Baía de Guanabara já foi comparada ao de uma boca banguela. E a enseada da Praia Vermelha?







Em resumo, aproveitando a extraordinária luminosidade que, no Rio, só é encontrada no outono/inverno, fui conferir as mudanças lá em cima, no último final de semana e aprovei.


Vale a pena pegar o bondinho...


O quê? Eu disse bondinho?








Tá certo! Você não precisa escalar o morro de mais de duzentos metros para ver toda essa beleza.


Mas deixe de preguiça e pegue a trilha que começa na Pista Cláudio Coutinho, na Praia Vermelha. Pergunte a qualquer um por lá e eles vão te indicar. O seu físico agradece. E a parte mental irá agradecer lá em cima.




E tenho dito.

Marcadores:

quarta-feira, julho 09, 2008

Bi-Bi, Fom-Fom












O trânsito no Rio anda tão esquisito que até avião estão causando engarrafamento.


Brincadeirinha. Essa aí é a estradinha que passa ao lado das pistas do Aeroporto Santos Dumont, em direção à Escola Naval, pela qual costumo pedalar nas manhãs de sábado.

Mas mais esquisito do que o trânsito é a forma que as autoridades estão lidando com a carnificina dos finais de semana nas grandes cidades brasileiras. Gente bêbada morrendo e matando inocentes.

Quando alguém toma uma atitude sensata, o judiciário vai e mete um gol contra. No sábado, 05, quando os jornais o país leu nos jornais que o uso do bafômetro havia reduzido em quase 20% os acidentes e havia forçado os bebuns a mudarem os seus hábitos, o STF anunciou que o uso do bafômetro só seria obrigatório em caso de acidente. Filhos de juízes e desembargadores também saem à noite.

E mais: os donos de bares e restaurantes iriam tentar na justiça acabar com o uso do aparelho, temendo queda no consumo de bebidas.

Nem vou falar mais nada, comentem vocês.

Só para lembrar, os filhos de juízes, desembargadores e ministros também saem para se divertir nas noites de sábado.

E se a coisa voltar a ser como antes, o moviemento na noite irá cair de qualquer jeito, pois as pessoas sensatas vão ficar com medo de sair de casa.

Marcadores:

sábado, julho 05, 2008

Paul McCartney, o profeta


Todo dia ela toma seu banho matinal para lavar seus cabelos
amarra uma toalha na cintura, enquanto corre para se sentar na cadeira do quarto
Veste suas meias, calça seus sapatos
É apenas mais um dia
No escritório, onde a papelada cresce na sua mesa, ela faz uma pausa
Toma um cafezinho e tem dificuldade de ficar acordada
É apenas mais um dia
Tão triste, ás vezes ela se sente tão triste!
Sozinha no apartamento em que vive
Até que o homem dos seus sonhos apareça
...E ele aparece, ele fica, mas vai embora no dia seguinte
Tão triste!
Ás vezes, ela se sente tão triste!




O texto acima bem que poderia ter sido tirado do roteiro de Sex and the City, a versão cinematográfica do extinto seriado de tv, que tem levado multidões aos cinemas e é o filme mais comentado neste outono/inverno carioca. Mas na verdade, trata-se de um trecho de um sucesso do Paul McCartney de 1971, Another day, do seu lp Ram(que você deve estar ouvindo).


Naqueles tempos, o feminismo vivia seu auge. Um ano antes, milhares de mulheres haviam desfilado na Quinta Avenida, gritando por liberdade e não fazia nem cinco anos que elas haviam queimado seus sutians.


Não. Eu ainda não assisti a Sex and the City. Gostava do seriado e pelo que tenho lido e ouvido, o filme não acrescenta muito. As quatro continuam trabalhando muito e procurando sexo e estabilidade afetiva - Samantha continua apenas procurando por sexo. Continuam procurando, procurando, sendo felizes em muitos momentos, se desiludindo em outros. Como dizia Paul, láááááá em 71: "ele vem, ele fica, mas vai embora no dia seguinte."
Ás vezes, tenho a impressão de que as mulheres foram ingênuas e cairam numa armadilha. Alguém disse a elas que deveriam ingressar num mercado de trabalho, onde seus salários seriam, na maioria das vezes, menores do que dos homens. Um excelente negócio...para quem controlava o mercado e usava cuecas. Elas entraram nessa e deixaram de lado a sua natureza, a qual as fazem necessitar um pouco mais de afeto e tempo para cuidar do lar e dos filhos. Daí o motivo de elas reclamarem tanto.
Será que nada mudou nesses 37 anos? Claro, as mulheres hoje estão com salários mais compatíveis com o mercado e tem oportunidades que suas antecessoras jamais sonhariam.
Então, por que tanta reclamação? Sei lá! Já se foi o tempo em que eu tentava entender as mulheres. Só sei que tem muita gente faturando em cima dessa angústia feminina. E Sexo and The City é um exemplo.

Marcadores: